Ir para o conteúdo principal

Refresco de inverno para o seu cabelo: De que cuidados precisa e porquê

15/01/2024

Petra Vachousek

Leitura de 6 minutos

A rebeldia do cabelo no inverno geralmente pretende indicar-nos algo... Estão eletrizantes, extremamente oleosos ou secos, quebradiços, partem-se e caem? Vamos descobrir porquê e que cuidados lhes dar nos dias frios.

As temperaturas baixas, o ar seco e frequentes transições entre o calor e o frio. Nada disto é bom, não só para a nossa pele, mas também para o nosso cabelo. E se se juntar ainda o styling frequente, a secagem de cabelo com ar quente e a utilização de um modelador, não é de estranhar que o cabelo não esteja bonito. Por isso, tente remover todos os erros dos seus cuidados diários e mime de vez em quando o seu cabelo com alguns cuidados extra. A recompensa será um cabelo brilhante, flexível e até novamente volumoso. Vamos dizer-lhe como!

Não se esqueça da hidratação diária

A tarefa número um no inverno é prevenir a desidratação do cabelo, que pode causar a quebra e também a queda excessiva. Por isso, escolha cosméticos capilares concebidos sobretudo para hidratar. O álcool na composição dos produtos seca o cabelo, pelo que o deve evitar. Pelo contrário, procure ingredientes hidratantes (glicerina, ácido hialurónicoaloé vera), óleos (de coco argãojojoba) e queratina: a proteína-chave para a estrutura correta do cabelo.

Inclua nos seus cuidados caseiros também a utilização de máscaras hidratantes. Ajudam a restaurar a humidade natural do cabelo e fortalecem-no em geral. «Estas máscaras aplicam-se apenas no comprimento do cabelo e podem ser utilizadas uma vez por semana ou, se desejar, uma vez a cada três semanas. Depende da frequência com que expõe o seu cabelo ao frio», explica o cabeleireiro Tibor Němec.

Doping hidratante para o cabelo

Hidratação também para o cabelo oleoso

Surpreendentemente, até os cabelos com um couro cabeludo oleoso precisam de hidratação. Neste caso, pode combinar diferentes cosméticos capilares. «Utilize, por exemplo, um champô para cabelo oleoso, mas adicione um condicionador ou uma máscara para cabelo seco», aconselha a cabeleireira Kateřina Hamplová do salão Klier. 

As pessoas com cabelo oleoso não têm de recear a utilização de óleos e séruns capilares. Estes produtos aplicam-se apenas nas pontas do cabelo ou, no máximo, no comprimento do cabelo. Por isso, não fazem mal ao couro cabeludo oleoso. Ainda assim, tenha cuidado na sua aplicação inicial. Comece com uma pequena quantidade e adicione óleos ou séruns conforme necessário. 

«Para o cabelo com comprimento médio, basta aplicar uma dose do aplicador nas pontas ou mesmo no seu comprimento. Mas nunca nas raízes. A frequência da utilização depende das necessidades do seu cabelo. Para algumas pessoas basta uma a três vezes por semana, outras precisam até três vezes por dia. Nomeadamente o cabelo descolorado «bebe» literalmente o óleo,» acrescenta a cabeleireira Hamplová

Óleos capilares para a nutrição

A lavagem frequente pode ser prejudicial

frequência com que lava o cabelo também deve ser controlada. Afinal, mesmo para o cabelo oleoso também é válido que quanto maior for a frequência de lavagem, mais rapidamente e mais oleoso ficará. Limite ainda o enxaguamento com água quente que seca excessivamente o cabelo. 

«Se não conseguir deixar de enxaguar o cabelo com água quente no inverno, pelo menos fique em casa nas duas a três horas seguintes e não saia para o frio. As alterações de temperatura extremas são um grande choque para o couro cabeludo, que faz com que o cabelo tente proteger-se: o couro cabeludo e o cabelo ficam rapidamente oleosos. Em casos extremos, o cabelo poderá começar a cair,» avisa o cabeleireiro Tibor Němec.

Se estiver com pressa e precisar de secar rapidamente o cabelo, utilize um secador com a temperatura mais baixa possível. «Utilize também o acessório do secador que ajuda a alisar o cabelo e o mantém afastado do motor do secador. Além disso, é indispensável uma proteção térmica do cabelo,» acrescenta a cabeleireira Kateřina Hamplová.

Os guardiões do styling térmico

Algumas dicas de topo 

No inverno, também nos chateamos muitas vezes com o estado do cabelo logo depois de tirar o gorro. O cabelo não fica apenas mais oleoso, mas também perde volume e eletriza

Um spray para criar texturas ou um pó de cabelo ajudam a solucionar o problema do cabelo sem volume. Ambos os produtos restauram rapidamente o volume do cabelo. Um pente ou uma escova comuns, com os quais penteia o cabelo intencionalmente em diferentes direções, também podem ajudar. O seu cabelo ficará visualmente mais bonito.

Ajudantes para o volume do cabelo

Uma laca para cabelo ou um óleo capilar ajudam a acalmar o cabelo eletrizado. «Para o cabelo mais fino, aconselho a utilização de uma laca em tamanho de viagem que caiba na sua bolsa. Para domar o cabelo mais forte e firme, utilize uma pequena quantidade de um óleo capilar e massaje-o ao longo do cabelo», acrescenta Tibor Němec.

A escolha do gorro é também muito importante. Prefira os gorros feitos de microfibras ou flanela. Estes materiais ajudam a reduzir a fricção no cabelo.

Qual foi, para si, a maior surpresa nos cuidados capilares de inverno? Já sabe que produtos vai com certeza incluir nos seus cuidados capilares? E qual é a dica de cabeleireiro que a vai ajudar a solucionar os seus problemas com o cabelo no inverno?