Eczema atópico

É uma doença inflamatória crónica de pele que atinge mais do que 30 % da população mundial. Muitas vezes, os primeiros sintomas do eczema atópico aparecem em bebés durante os primeiros meses de vida e, em geral, desaparecem até aos 10 anos de idade. Todavia, os adultos também sofrem desta doença.

texto completo ocultar texto

Pele atópica: sintomas

O eczema atópico manifesta-se em erupções avermelhadas que formam pápulas ou vesículas, habitualmente na testa, nas sobrancelhas, no pescoço e tronco, bem como nas mãos e nos pés, sendo associadas a uma comichão intensa e constante, o que agrava ainda mais o estado da pele.

A pele atópica nos bebés deve ser diagnosticada o mais cedo possível, porque é importante tratar a dermatite atópica nos bebés de imediato. Hoje em dia, muitas marcas conceituadas da indústria cosmética oferecem gamas de produtos que cuidam eficazmente da pele atópica dos bebés. Em geral, a pele atópica exige cuidados ao longo da vida.

A dermatite atópica carateriza-se por duas fases distintas: a fase inativa e fase ativa (ou “crise aguda”), em que a pele fica inflamada e com comichão. Os fatores que agravam o estado da pele são, especialmente, o tempo frio e seco, o tempo quente e húmido é mais adequado para quem tem pele atópica.

texto completo ocultar texto

Causas do eczema atópico

A doença não é contagiosa e não tem uma causa simples e única, mas sabe-se que os fatores genéticos são determinantes.

  • Estudos científicos confirmam que em 50 % das crianças cujo pai apresente algum tipo de alergia, a dermatite atópica manifesta-se.
  • E, no caso de ambos os pais sofrerem de alergia, a probabilidade pode aumentar até 80 %.

texto completo ocultar texto

Os fatores ambientais também têm uma influência importante na dermatite atópica. Foi comprovado que o estado do meio ambiente tem efeitos no desenvolvimento do eczema atópico.

Devido ao mau funcionamento da função de barreira e à sensibilidade elevada da pele atópica, os doentes são obrigados a ter muita atenção em relação ao vestuário, quando tomam banho ou praticam atividades físicas, porque penetram sempre alergénios na pele que causam inflamações e comichão intensa. O ato de coçar agrava o estado de pele e provoca feridas e infeções.

texto completo ocultar texto

Dermatite atópica: tratamento eficaz

Não existe cura para a dermatite atópica, mas há medidas atenuam os sinais da doença ou prolongam a fase inativa, por exemplo, a aplicação de cremes com corticosteroides, consumo de medicamentos imunossupressores ou banhos na água do mar. O essencial é, obviamente, cuidar corretamente da pele atópica todos os dias.

Produtos cosméticos adequados para a pele atópica

Visto que a pele atópica é extremamente seca e sensível, é necessário proporcionar-lhe hidratação intensa, não apenas na fase ativa, mas também na fase inativa. Experimente um creme hidratante ou pomada para dermatite atópica. Recomendamos produtos adequados para a pele sensível da criança (são muito suaves) ou produtos que contêm ácido gordo ómega 6 e licochalcone A. A pele fica macia e perfeitamente nutrida.

texto completo ocultar texto

Banho e dermatite atópica: regras básicas

  • A água do banho deve estar morna, no máximo 33 °C.
  • O banho deve ser rápido (3 a 5 minutos).
  • Evite usar produtos com sabonete. De preferência, use produtos cosméticos específicos para pele atópica com pH fisiológico. Aposte em géis e óleos de limpeza para pele frágil.
  • Não use esponjas de banho ou luvas-esponjas que irritem a pele.
  • Enxague a pele por completo e seque-a sem esfregar.
  • Imediatamente após o banho, aplique uma loção corporal para eczema atópico e um creme facial para pele atópica no rosto.
 

texto completo ocultar texto

Tratamentos de eczema atópico

Para curar rapidamente inflamações na pele e suavizar as lesões, os dermatologistas receitam cremes com corticosteroides que podem ser usados apenas durante um período limitado, porque apresentam elevados efeitos secundários.

texto completo ocultar texto

Os imunossupressores, que atuam diretamente nas zonas afetadas, reduzindo a reação imunitária indesejada, proporcionam um tratamento mais suave. Nos últimos anos, os científicos têm desenvolvido também novos medicamentos específicos para tratar a pele atópica dos bebés.

Tratamentos naturais para dermatite atópica: rosto e corpo

Quem prefere tratar a dermatite atópica de maneira natural, pode experimentar, por exemplo, banhos de lama, ligaduras de farelo, sal do Mar Morto, óleo de canábis ou turfa. Recomendam-se estadias frequentes no mar e, sobretudo, manter medidas básicas de cuidados de pele quotidianos.

texto completo ocultar texto

Mais sugestões sobre cuidados para pele atópica

Estadias no mar

A água do mar tem um efeito benéfico para a pele com dermatite atópica. De preferência, a estadia deve ser de quinze dias para que a pele se habitue à água do mar. Na praia, não se esqueça de proteger a pele exposta ao sol usando, por exemplo, creme protetor para crianças com eczema atópica, bastante suave para a pele.

Medidas básicas que devem ser aplicadas em pessoas com pele atópica:

texto completo ocultar texto

  • Corte regularmente as unhas para reduzir os danos causados na pele devido ao prurido e diminuir a probabilidade de infeções.
  • Mantenha a casa limpa e arejada. O pó e os ácaros naturalmente presentes em tapetes, colchões ou cortinas são um fator importante do agravamento da pele atópica.
  • Evite o vestuário e roupa de cama de fibras sintéticas que provocam mais suor. Opte por tecidos naturais, como o algodão.
  • Lave a roupa em detergentes suaves e não use amaciador.
  • Evite a luz solar direta entre as 11 e as 16 horas e antes da exposição solar, aplique sempre com abundância um protetor solar com o fator de proteção elevado.
  • Limite o consumo de produtos lácteos, nozes ou marisco, que contêm alergénios frequentes.
  • Evite o fumo de cigarro e charuto, bem como o consumo de álcool.
  • Durma bastante, descontraia com regularidade e evite o stresse.

texto completo ocultar texto

Selecionou

  • Dermocosmético
  • Corpo
  • Atópica

Abrir filtro Fechar filtro

Os mais vendidos

12 3

12 3 Mostrar mais