Ir para o conteúdo principal

Dicas e sugestões para as futuras mães

Como cuidar de si durante a gravidez, como se preparar para o parto e o que não deve faltar no kit do bebé? Temos para si dicas e sugestões comprovadas pelo tempo para as futuras mães.

Estou grávida

Parabéns, será mãe daqui a uns meses! Vamos dar uma vista de olhos nos gadgets que o ajudarão a si e ao seu corpo a desfrutar da sua gravidez.

Muitas mulheres sofrem de estrias durante a gravidez, mas não há necessidade de se sentirem mal com estas cicatrizes minúsculas. O seu corpo é capaz de transformar uma pequena célula num belo bebé em nove meses, orgulhe-se de si mesma! E quanto às estrias, elas podem ser prevenidas através de uma hidratação cuidadosa. Preste a máxima atenção ao seu regime de consumo e aplique o creme contra estrias duas vezes por dia em áreas propensas a cicatrizes (barriga, seios, coxas e nádegas).

 

Só de ouvir falar do corte vaginal causa-lhe horror? A chamada episiotomia é um procedimento cirúrgico comum que facilita o parto de um bebé. No entanto, a cicatrização nem sempre corre de acordo com o planeado, por isso se preferir evitar a incisão, massaje o seu períneo durante a gravidez com um óleo de massagem especial. Assim, irá prepará-la para a parte final do parto e se calhar conseguirá evitar a incisão do períneo.

Quanto aos cosméticos para grávidas, leia cuidadosamente a composição dos produtos. Evite o retinol que se encontra frequentemente nos produtos para a pele acnéica. Concentrações mais elevadas podem ter um efeito negativo no desenvolvimento fetal. E no verão ao sol, aplique na sua barriga os cremes com proteção mineral.

Dica! Quando se não neste período sensível da gravidez, experimentar cosméticos naturais com ingredientes minimalistas?

texto completo ocultar texto

Hurra para a maternidade

O último trimestre bate à porta e isto significa só uma coisa. Chegou a hora de fazer as malas para a maternidade! Aqui está a lista das coisas que deve levar consigo.

Quanto aos documentos que são necessários! Não se esqueça de:

  • boletim de saúde da grávida
  • cartão de cidadão
  • análises e exames

 

Além dos cosméticos produtos higiénicos normais, leve consigo na sua mala de maternidade algumas de pensos higiénicos junto com umas cuecas descartáveis. Os discos absorventes de sutiã são ótimos para proteger a roupa do leite materno.

Dica! Escolha as cuecas um número maior do que aquele a que está habituada. Após o parto, não se fala da estética, mas sobretudo do conforto máximo.

Amamentação é uma ciência. No início, dói um pouco, e é por isso que os seus mamilos merecem cuidados de qualidade. Aplique regularmente um creme hidratante, idealmente um que não tenha de ser lavado antes de amamentar. Se tiver muito leite, apreciará a bomba tira-leite que lhe dará alívio imediato e ajudará a prevenir a inflamação causada devido à acumulação de leite.

Não se esqueça de levar na sua mala para a maternidade fraldas, resguardas, roupa e chupeta (só para o caso!). Pode definitivamente usar a sua própria manta para enrolar bebé. Apreciará também o óleo para bebé que deve ser aplicado na pele húmida – para melhor absorção.

Dica! Escolha para o seu bebé a roupa que tenha abertura frontal ou lateral e não se veste pela cabeça. Esta recomendação é assinada por 11 de 10 mulheres.

texto completo ocultar texto

Sou mãe

Finalmente, a mãe e o bebé estão juntos em casa e procuram uma rotina que sirva a todos. Há muitos ajudantes para tornar este período agitado mais fácil. 

A muda de fraldas será a sua rotina diária durante algum tempo. A forma mais suave e fácil é limpar o bebé no lavatório sob água morna corrente. E para os momentos fora da casa, é prático comprar as toalhitas húmidas. Deixa a pele propensa a erupções cutâneas a respirar e aplique regularmente um produto hidratante. O ajudante extraordinariamente prático são as fraldas de pano clássicas. É um pano-toalha universal para o bebé.

Dica! Para limpar a pele delicada do bebé, é bom obter fraldas de bambu. São muito mais macias do que as de algodão.

 

E quando o bebé adormece, a mãe pode desfrutar do luxo de tomar duche! Basta ligar o monitor de bebé e tê-la sempre por perto. Durante o puerpério, é bom escolher os produtos de higiene íntima não irritantes que restauram o pH natural das partes íntimas. E o bebé? Banhe-o em água com óleo e ao lavá-lo, concentre-se nas dobras do corpinho, nos dedos dos pés, debaixo do queixo e atrás das orelhas.

A sutiã de amamentação é certamente a sua segunda casa. E se não amamentar, não fique triste. A invenção do século é o aquecedor de garrafas, que mantém a temperatura ótima do leite artificial ou mesmo da comida. Irá utilizá-la muito tempo e com frequência. É prático não apenas em casa, mas também durante as viagens!

texto completo ocultar texto

Então, o que acha, sente-se um pouco mais ready para ser mãe? Desejamos-lhe muita sorte e tudo de bom para esta nova fase <3