Como escolher a melhor chupeta para o seu bebé
Uma vez que é um acessório mágico que consegue acalmar o bebé e que lhe dá uma sensação de bem-estar, as chupetas e chuchas não devem faltar a nenhum pai. Inspire-se no nosso guia e escolha a chupeta certa para o seu bebé!
Como escolher o tamanho certo?
O tamanho da chupeta é um dos aspetos mais importantes.
- Ao escolher uma chupeta, siga as instruções do fabricante. A maioria das chupetas destina-se a crianças dos 0 aos 18 meses. Todavia, existem também chupetas para crianças maiores (18m+).
- Em geral, as chupetas devem adaptar-se o mais possível à forma do palato de criança. Por isso, uma chupeta para recém-nascido não é adequada para bebés e crianças e vice-versa.
Chucha com formato de gota ou uma redonda?
O aro da chupeta deve ser maior do que a boca de criança e deve ter, pelo menos, dois orifícios de ventilação que ajudam o bebé a respirar e impedem a obstrução causada pela saliva.
- O arco em forma de 8 ou de borboleta permite colocar a chupeta na boca do bebé dos dois lados.
- O arco com espaço para o nariz é única maneira de colocar a chupeta na boca do bebé.
- Uma chupeta redonda tem um aspeto fofo, mas importante verificar se não faz pressão no nariz do bebé.
Tetina com forma simétrica ou assimétrica?
Em relação à forma da tetina das chupetas, há duas opções. É recomendável experimentar as duas para saber qual é a forma mais adequada para o bebé.
- A tetina assimétrica (chupeta anatómica) imita a forma da boca. Um lado é plano e o outro é redondo. O lado redondo insere-se para cima.
- A tetina simétrica (chupeta fisiológica) tem forma de gota e tem a forma de um mamilo. Além disso, há tetinas de forma esférica, também apelidadas de cereja.
- Uma chupeta ortodôntica tem uma forma simétrica ou assimétrica. Esta chupeta favorece o posicionamento natural da língua e distribui uniformemente a pressão da língua sobre o palato.
Silicone ou látex?
A maioria das chupetas é feita de látex, ou seja, de borracha natural, ou de silicone medicinal. Os dois materiais têm vantagens e desvantagens.
- Uma chupeta de látex é feita de material natural e tem uma cor amarelada. É muito suave e elástica, mas há crianças que não gostam do sabor da borracha. No que respeita à manutenção, uma chupeta de látex exige mais cuidados do que uma chupeta de silicone. Além disso, com o passar do tempo, absorve odores.
- Uma chupeta de silicone não absorve odores nem sabores e é muito fácil de limpar e esterilizar, porque resiste a temperaturas muito altas. É uma chupeta transparente e menos elástica do que uma chupeta de látex.
Acessórios de chuchas para bebé
- Deve ter sempre chupetas sobresselentes em casa, porque que se perdem facilmente.
- Para evitar perdas frequentes, opte por um clipe para chupeta que prenda a chupeta à roupa ou ao carrinho de bebé. Tem ao seu dispor clipes de vários materiais e inúmeros designs.
- Um porta-chupetas permite manter a chupeta limpa e protegida de danos.
A chupeta ajuda a acalmar o bebé quando está a chorar ou impaciente. Escolha as melhores chupetas para o seu bebé e tenha-as sempre à mão.