Rotina de cuidados de corpo

Gosta de ler artigos sobre rotina de cuidados de rosto ao ponto de ser praticamente especialista nesta área? E a rotina de cuidados de corpo? Sabe, por exemplo, o que deve ter em conta quando está a escolher cosméticos corporais? Leia o nosso artigo sobre os passos básicos da «rotina body care» e aprenda a cuidar bem da pele do corpo, combater eficazmente a celulite, pelos indesejados ou pele extremamente seca.

 

texto completo ocultar texto

Duche

Tomar duche faz parte da rotina quotidiana. No entanto, sabe como tomar duche corretamente para não prejudicar a camada protetora da pele? Primeiro, tome duche, no máximo, uma vez por dia. Segundo, use água morna (evite água muito quente) e, por último, não tome banho durante mais de 5 minutos.

Quanto aos cosméticos de limpeza, tenha sempre em conta o tipo de pele. A pele seca necessita de óleos de duche emolientes. A pele sensível, por sua vez, necessita de cremes e emulsões de limpeza que acalmam. E, para limpar as zonas íntimas, utilize géis para higiene íntima.

texto completo ocultar texto

Esfoliação corporal

 

Remova as escamas inestéticas e promova a regeneração da pele. Não se esqueça de que sem a esfoliação, ou seja, a remoção de células cutâneas mortas, a rotina quotidiana de corpo não fica completa.

Esfolie a pele de todo o corpo 1 ou 2 vezes por semana. Aplique um esfoliante corporal na pele molhada e massaje suavemente com movimentos circulares. Por último, enxague por completo.

texto completo ocultar texto

Depilação e epilação

Parecem tratamentos iguais, mas há uma ligeira diferença. A depilação denomina a remoção de pelos ou cabelos que se efetua ao nível da pele, enquanto a epilação diz respeito à remoção de pelos ou de cabelos pela raiz. Logicamente, a depilação é menos dolorosa, mas também menos duradoura. Para depilar os pelos, opte por um creme ou uma máquina de depilação.

Pelo contrário, a epilação remove os pelos pela raiz e, por isso, deixa a pele lisa durante mais tempo. Quem prefere este tratamento, pode experimentar uma cera de epilação ou pasta de açúcar ou pode optar por uma depiladora IPL que consegue remover os pelos sem dor e garante resultados impecáveis.

texto completo ocultar texto

Cuidados da pele do corpo

Já ouviu falar da regra de três minutos? Não? A regra diz que a pele absorve mais nutrientes durante cerca de 3 minutos depois de tomar duche e, como consequência, fica mais macia e suave. Por isso, não perca tempo e após o duche, aplique um produto hidratante.

Tem pele seca? Mime-a com manteigas corporais ou óleos. Tem pele sensível? Opte por leites de corpo suaves. Se tem pele oleosa, massaje-a com produtos leves com composição não comedogénica.

texto completo ocultar texto

Como eliminar as estrias e a celulite

A partir de certa idade, as estrias e a celulite preocupam a maioria das mulheres. Por isso, o melhor é apostar na prevenção e evitar o aparecimento destas imperfeições na pele. A esfoliação, a massagem e a hidratação regulares conseguem milagres!

Porém, se já tem celulite ou estrias, experimente cosméticos especiais que diminuem a visibilidade. Que tal cremes contra celulite com cafeína ou chili que ajudam a dissolver os nódulos de celulite? Os óleos contra estrias, por sua vez, regeneram a pele e diminuem a visibilidade das cicatrizes.

texto completo ocultar texto

Proteção contra transpiração

Gostaria de reduzir a transpiração ou diminuir o odor desagradável? O desodorizante perfuma agradavelmente as axilas e o antitranspirante evita a transpiração e mantém a pele das axilas seca. Claro, pode combinar os dois produtos ou optar por um 2 em 1.

Aplique o desodorizante ou o antitranspirante na pele limpa, de preferência depois de tomar duche. Descubra inúmeros aromas agradáveis e mime-se com uma sensação de conforto ao longo do dia.

texto completo ocultar texto

Proteção solar

Pensa que um protetor solar deve ser aplicado apenas no verão, na praia ou na piscina? Não se deixe enganar! Quem quer impedir o envelhecimento precoce da pele ou o aparecimento de manchas de pigmentação, tem de protegê-la dos raios nocivos UV ao longo do ano.

Escolha um protetor solar conforme as caraterísticas da pele e a intensidade do sol e aplique-o pelo menos meia hora antes da exposição solar.

 

texto completo ocultar texto