Diga adeus ao mau hálito! Veja connosco quais são as causas mais frequentes do mau hálito e o que fazer para o mau hálito nunca mais estrague um encontro. Ter hálito fresco é mais fácil do que parece.
Quais são as causas do mau hálito?
Cebola, alho, rábano, café, álcool ou tabaco: todos conhecemos as causas do mau hálito temporário. No entanto, quando se fala de mau hálito permanente (chamado halitose) que não desaparece depois de lavar os dentes, as causas podem ser menos óbvias.
Entre as causas mais comuns contam-se:
- lavagem insuficiente dos dentes, espaços interdentários e língua
- cárie ou placa dentária e inflamações das gengivas
- desequilíbrio da flora microbial bocal
- boca seca como consequência de secreção insuficiente de saliva (xerostomia) e ingestão insuficiente de líquidos
- subalimentação e dietas drásticas com baixa ingestão de sacarídeos
- alguns medicamentos (por exemplo, anti-histamínicos, anti-hipertensores ou antidepressivos)
- várias doenças e problemas de saúde: diabetes, inflamações das vias respiratórias, função hepática e renal reduzida, úlceras gástricas e refluxo gastroesofágico
Como pode livrar-se do mau hálito?
1. Elimine o odor nos espaços interdentários
- Escovas interdentais: têm cerdas curtas que alcançam todas as pequenas sujidades. Variam de tamanho, por isso adequam-se a todos os espaços interdentários.
- Fio dental: é ótimo para limpar os espaços interdentários mais apertados aos quais não consegue chegar com a escova interdental mais pequena.
- Duche bocal: remove todas as impurezas com a ajuda de água da torneira sem danificar a superfície dos dentes ou gengivas. Além disso, é ótimo para lavar aparelhos, implantes e coroas dentais.