Há muitos aspetos que deve ter em conta ao escolher um biberão adequado: forma, material, volume, tipo de tetina e a dificuldade de limpeza. Deixe-se inspirar pelas nossas sugestões e escolha o melhor biberão para o seu filho. Ou prefere um conjunto de biberões? Descubra a nossa vasta oferta.
Para escolher o biberão certo, tenha em consideração as necessidades do bebé. É recomendável comprar de imediato vários biberões e várias tetinas com diferentes fluxos para satisfazer todas as necessidades do bebé.
Tipos de tetinas
As tetinas são feitas de silicone ou de látex e são fornecidas com biberões. É aconselhável ter sempre tetinas sobresselentes à mão (escolha tetinas adequadas de acordo com o modelo e a marca do biberão). As tetinas diferem em termos de fluxo. Em geral, os recém-nascidos e bebés necessitam de um fluxo mais lento. Por isso, quando escolher tetinas, tenha em atenção a espessura do alimento que pretende dar ao filho.
- O fluxo lento é ótimo para chás e sumos.
- O fluxo médio é adequado para leite.
- O fluxo rápido é bom para papas.
Tipos de biberões
Hoje em dia, tem ao seu dispor biberões de várias formas. Veja as informações abaixo e escolha biberões adequados para o seu bebé.
- Os biberões clássicos são seguros e adequados para uso tanto em casa como em viagem. Devido à forma tradicional, são compatíveis com a maioria dos acessórios de biberões disponíveis.
- Os biberões com gargalo largo facilitam a preparação e a dosagem da alimentação do bebé.
- Os biberões anticólicos são ótimos para recém-nascidos com um aparelho digestivo sensível. O mecanismo especial deste tipo de biberões impede que o ar entre no biberão e que o bebé ingira o excesso de ar durante a alimentação. A acumulação de gases no aparelho digestivo causa cólicas associadas a dores, que fazem o bebé chorar.
- Os biberões para crianças que mamam têm uma tetina especial e uma membrana com válvula que imitam o movimento natural de mama. Estes biberões únicos são a escolha certa para as mães que desejam continuar a amamentar, mas, às vezes, necessitam de alimentar o bebé através de um biberão.
- Os copos de aprendizagem com pegas têm uma tetina que imita o mamilo e facilitam a transição da amamentação para alimentos complementares. As pegas garantem um manuseamento fácil e confortável.
A nossa sugestão: se utiliza uma bomba tira-leite, escolha um biberão compatível e torne a alimentação do bebé ainda mais fácil e mais confortável.
Volumes de biberões
Além de pensar na finalidade do biberão, tenha em conta também o volume adequado. A regra é simples: à medida que o bebé cresce, bebe cada vez mais e necessita de biberões maiores.
- Volume de 60 ml: 0 m
- Volume de 125 ml: 0 m+
- Volume de 260 ml: 1 m+
- Volume de 330 ml: 6 m+
Material de biberões
Os biberões para recém-nascidos e copos de aprendizagem são feitos de vários materiais. Leia as vantagens e desvantagens dos materiais mais utilizados e escolha o mais adequado para o seu bebé.
- O vidro é o material clássico dos biberões. Inócuo e saudável, não absorve odores e é muito fácil de esterilizar, o que prolonga a durabilidade. Por outro lado, os biberões de vidro são mais pesados e pouco resistente a choques (no entanto, pode comprar uma proteção de silicone que o protege por completo).
- O plástico é um material muito leve e resistente a estilhaços e quedas. No entanto, os biberões de plástico absorvem odores e é necessário substitui-los com frequência.
- O silicone é um material sintético de qualidade que tem características parecidas com o plástico. Os biberões de silicone são bastante flexíveis e podem ser pressionados suavemente para ajudar o bebé a beber.
- O inox é um material de alta resistência contra danos, inócuo e de longa duração. Nos primeiros meses de vida da criança, é são ótimos para beber água.
Limpeza dos biberões
Limpar e esterilizar biberões é muito importante para a saúde do bebé, porque o sistema imunitário dos bebés ainda não está totalmente desenvolvido. Ao escolher biberões, tenha em conta a forma, porque um biberão com gargalo muito estreito ou uma forma encurvada pode ser muito difícil de limpar. Opte por um biberão com forma clássica e revestimento liso para facilitar a manutenção e limpe-o e esterilize-o com frequência.
- Após cada utilização, lave o biberão com água quente abundante e uma escova.
- Lave também a tetina e a vedação por completo.
- Em seguida, deixe esterilizar o biberão na água a ferver durante 3 a 5 minutos ou utilize um esterilizador elétrico de biberões.
- Após a lavagem, coloque os biberões e as tetinas por cima de um pano limpo e tape-os com outro pano limpo.
Descubra biberões das marcas LOVI, Philips Avent e muitas outras em notino.pt! Oferecemos os melhores biberões para recém-nascidos, biberões anticólicas ou biberões com várias formas. Todos os produtos são seguros e de excelente qualidade.