Ir para o conteúdo principal

Cabelo ondulado e encaracolado

O cabelo encaracolado e ondulado é o sonho de muitas mulheres, mas os seus proprietários sabem que cuidar do cabelo encaracolado é um pouco mais exigente do que cuidar do cabelo liso. Isto porque o cabelo encaracolado é naturalmente mais seco e mais poroso, e em geral tem uma textura mais áspera e menos brilho. Como resultado, as ondas e os caracóis são indisciplinados, tendem a perder humidade rapidamente, quebram-se e desgastam-se. Aprenda a cuidar do seu cabelo ondulado, qual é o método curly girl method, e descubra connosco os melhores produtos para cabelos encaracolados para transformar o cabelo seco e sem vida num oceano de ondas ou caracóis brilhantes e macios!

Tipos de cabelo ondulado e encaracolado

Antes de começar a procurar os melhores produtos para cabelos encaracolados, é importante reconhecer que tipo de ondas ou caracóis tem. Se conhece bem o seu cabelo, pentear e cuidar do cabelo encaracolado será uma brisa.

As ondas de cabelo são caracterizadas pela forma do folículo (o saco no couro cabeludo) a partir do qual o cabelo cresce. Assim, quanto mais liso e oval o folículo, mais encaracolado é o seu cabelo, enquanto que um folículo redondo produz cabelo liso. É bastante comum que o cabelo tenha vários tipos diferentes de ondas e caracóis. Com base no tipo de ondas capilares e no diâmetro das ondas ou caracóis, distinguimos: 

O cabelo ondulado (referido como tipo 2), que se caracteriza normalmente por fios mais lisos na topo da cabeça e uma ligeira ondulação desde as orelhas até às pontas do cabelo. O cabelo não é, portanto, completamente liso nem encaracolado. As ondas podem ser qualquer uma das duas:

  • ondas muito leves (2A),
  • ondas mais pronunciadas com fios soltos em forma de S (2B),
  • ondas de forma pronunciada que começam nas raízes (2C).

O cabelo encaracolado (tipo 3) é claramente definido em comparação com o cabelo ondulado e tem normalmente mais volume na cabeça. O cabelo encaracolado é grosso e a sua textura é normalmente muito grosseira. Os caracóis podem ser:

  • visivelmente em forma de S (3A),
  • os caracóis com um diâmetro menor assemelhando-se a espirais flexíveis (3B),
  • caracóis de diâmetro estreito ou anéis também referidos como curly-coily (3C).

O cabelo crespo (tipo 4) chamado kinky hair é uma espiral apertada perfeita, e o cabelo tem muito volume. É áspero ao toque e tende a frisar muito. Distinguimos:

  • cachos grossos em forma de S (tipo 4A),
  • caracóis torcidos em forma de Z sem definição clara (tipo 4B),
  • tipo mais apertado de cachos, que encolhe a 50% do seu comprimento quando secos (4C).

texto completo ocultar texto

A nossa sugestão: Se não tiver a certeza se o seu cabelo é mais ondulado ou encaracolado, experimente este truque simples. O cabelo ondulado pode ser secado com um secador com uma escova redonda e este permanecerá liso. O cabelo encaracolado, por outro lado, é muito difícil de secar com o secador para que se mantenha liso.

Como cuidar do cabelo ondulado e encaracolado

No que toca aos cuidados adequados para o cabelo ondulado, o essencial é claramente a hidratação e a nutrição. O cabelo ondulado e encaracolado contém geralmente menos queratina (proteína) do que o cabelo liso. Além disso, a forma enrolada do cabelo reduz a distribuição da hidratação e sebo do couro cabeludo ao comprimento, tornando o cabelo frágil nas pontas e propenso ao aspeto frisado. A hidratação regular do cabelo durante a lavagem e a criação diária do penteado ajuda a evitar quebras e desidratação, para que possa desfrutar de caracóis brilhantes e saudáveis.

Que produtos para o cabelo encaracolado escolher?

Deseja domar o mar violento no seu cabelo e finalmente desfrutar de ondas e caracóis lindamente definidos? Um teste de porosidade do cabelo ajudá-lo-á a escolher os produtos certos para determinar se o seu cabelo necessita de uma boa dose de hidratação ou proteínas. De facto, a porosidade do cabelo refere-se à capacidade do seu cabelo de absorver e reter humidade e está essencialmente relacionada com o estado do seu cabelo e o nível de danos. Um simples teste dar-lhe-á uma pista sobre como está o seu cabelo. Basta agarrar um cabelo pela ponta e passar o polegar e o indicador até à raiz:

O cabelo é liso ao toque, por isso tem baixa porosidade e necessita apenas de hidratação suficiente.

  • Aplique uma pequena quantidade de champô para cabelo encaracolado do tamanho de uma avelã para promover a hidratação.
  • Acabe cada lavagem com um condicionador hidratante e tratamento sem enxaguamento.
  • A máscara hidratante para cabelo encaracolado deve ser aplicada como uma envoltura pelo menos uma vez por quinzena.
  • Entre lavagens, o cabelo pode ser reavivado com um creme ou sérum para cabelo encaracolado ou óleos capilares leves (argão, jojoba ou óleo de grainha de uva).
  • Para pentear o cabelo encaracolado, escolha géis e mousses leves que não pesam o cabelo.

texto completo ocultar texto

O cabelo é muito acidentado e áspero, por isso tem mais porosidade e os produtos de cabelo encaracolado entram para fornecer hidratação e proteínas. A proteína ajuda a hidratar o cabelo, preenchendo os espaços no cabelo para que a humidade não possa escapar facilmente ao cabelo, fechando assim a porosidade.

  • Forneça a proteína num produto (champô de proteína ou condicionador de proteína para cabelos encaracolados) cada vez que se lava ou uma vez por semana com uma máscara capilar. Outros produtos para cabelos encaracolados devem concentrar-se principalmente na hidratação.
  • Os melhores produtos para cabelos encaracolados para fornecer a dose necessária de proteínas ao cabelo danificado devem conter, por exemplo, colagénio, proteínas de seda e de trigo, queratina ou peptídeos.
  • Após a lavagem, os condicionadores sem enxaguar são ideais para ajudar a fixar a humidade no interior do cabelo durante mais tempo.
  • Nutra intensamente o cabelo, as manteigas e o óleo para cabelos encaracolados (coco, rícino) são ótimos.
  • Os envolturas regulares pelo menos uma vez por semana, utilizando uma máscara intensamente nutritiva para cabelos encaracolados ajudarão a acelerar a regeneração do cabelo .

texto completo ocultar texto

Como lavar e secar adequadamente o cabelo encaracolado e frisado?

  • Lave sempre o cabelo encaracolado com suaves movimentos circulares na pele.
  • Utilize água fria na última lavagem para ajudar a fechar a superfície do cabelo.
  • Nunca esfregue o seu cabelo com uma toalha após a lavagem, mas sim esprema suavemente a água do seu cabelo com uma toalha de algodão.
  • Não deixe o seu cabelo enrolado num turbante ou numa toalha durante muito tempo.
  • Penteie o cabelo encaracolado e ondulado apenas quando está molhado. Ao pentear, seguir o procedimento correto, isto é, desde as pontas até às raízes e através dos fios individuais.
  • Se necessitar pentear o seu cabelo, utilize apenas um pente de dentes largos para cabelo encaracolado.
  • Pode enrolar o seu cabelo enquanto ainda está molhado com a ajuda dos dedos em espiral para modelar melhor os caracóis, antes de aplicar um creme para ondas para suportar a forma.
  • Se tiver tempo, seque o seu cabelo apenas no couro cabeludo e deixe secar o resto ao ar livre.
  • Se precisar de usar um secador de cabelo para secar o seu cabelo, ajuste a temperatura para o ar frio ou para o ar meio quente e ponha um difusor.
  • Aplique sempre um protetor térmico antes de secar o cabelo com o secador.
  • Use um spray leve para cabelos ondulados, ceras para cabelo encaracolado para manter os fios macios, ou mousses para cabelo para ajudar a acentuar lindamente a sua forma sem o pesar, depois de criar o styling do seu cabelo encaracolado e para reavivar ondas e caracóis entre lavagens.

A nossa sugestão: O seu cabelo ondulado é frisado e indisciplinado quando acorda? Experimente o chamado "abacaxi" à noite, ou seja, prenda o seu cabelo com uma elástico de seda no topo da sua cabeça tipo palmeira. Este truque manterá os seus caracóis com um aspeto bonito e bem mais tempo depois de acordar.

texto completo ocultar texto

O que é o método CGM ou Curly Girl Method?

Hoje em dia, o método Curly Gil (conhecido também como CGM) ) é muito popular entre os cabelos encaracolados e ondulados. É um método de tratamento de cabelo encaracolado que leva à recuperação do cabelo ondulado e encaracolado e um guia prático para encontrar os produtos certos para o seu cabelo e quais os métodos de styling a escolher. Embora o método não consiga criar um cabelo ondulado do cabelo que seja naturalmente liso, é ótimo para todos os cabelos com textura, desde o ondulado ao cacheado.

Qual é o método «Curly Girl»?

  • Com este método, é aconselhável lavar o cabelo não mais do que três vezes por semana.
  • O cabelo não deve ser penteado a seco, uma vez que isto pode levar a danos e frizz.
  • O método «Curly Girl» recomenda evitar danos causados pelo calor no cabelo (secar com o secador na temperatura mais alta, alisar o cabelo, encaracolar ou lavar em água quente).
  • Segundo o método «Curly Girl», os produtos para cabelo encaracolado não devem conter parabenos, sulfatos, álcool em grandes quantidades.
  • Para lavar e nutrir o cabelo, é necessário escolher um condicionador e champô sem silicones.
  • Para cabelos grossos, muito secos ou abundantemente encaracolados, é aconselhável substituir o champô para cabelos encaracolados pelo chamado «cowashing»: limpar o seu cabelo com um condicionador de limpeza.
  • Depois de lavar o seu cabelo, recomenda-se embrulhar o cabelo numa t-shirt de algodão em vez de uma toalha.
  • Para diferentes estilos de cabelo ou para a noite, o método «Curly Girl» recomenda sobretudo elásticos, fitas e bandoletes de seda.
  • O cuidado do cabelo ondulado com CGM também pensa na proteção durante o sono, pois é recomendado dormir numa fronha de seda ou num gorro de seda para evitar frizz e secura.

texto completo ocultar texto

Como fazer ondas e caracóis no cabelo liso?

Se a mãe natureza não lhe dotou de cabelo encaracolado, não desespere. Há várias maneiras de fazer o seu cabelo encaracolado ou com ondas tipo «boho», pelo menos até à sua próxima lavagem:

  • Osmodeladores de cabelo podem ajudar a criar ondas de aspeto natural, quer esteja atrás de ondas subtis ou de caracóis rebeldes. Escolha entre os clássicos modeladores para ondas regulares, modeladores cónicos para uma variedade de ondas ou modeladores automáticos que encaracolam o seu cabelo de acordo com o seu gosto.
  • Os alisadores para criar ondas com bordas arredondadas também criam belas ondas em pouco tempo com um pouco de prática.
  • Os rolos de cabelo continuam a ser muito populares. É a melhor maneira de fazer cabelo encaracolado modeladores e sem alisadores, ou seja, sem pesar o cabelo com ar quente.
  • A trança feita de um cabelo húmido antes de dormir, é um método ideal para tornar o cabelo encaracolado durante a noite e acordar de manhã com a cabeça cheia de ondas suaves.

texto completo ocultar texto