Manchas na pele

Descobriu manchas escuras na pele? No nosso artigo encontrará informações básicas sobre a hiperpigmentação, uma alteração provocada pela síntese excessiva da melanina, que se manifesta sob a forma de manchas de pigmentação, manchas da idade e manchas causadas pelo sol. Sabe por que aparecem e como reduzi-las?

Manchas castanhas na pele: por que aparecem?

O aparecimento de manchas escuras na pele deve-se essencialmente ao aumento da quantidade da melanina, o pigmento natural que se encontra na pele, íris e no cabelo. Vários fatores provocam o excesso de melanina:

texto completo ocultar texto

  • Exposição excessiva ao sol: falta da proteção contra os raios UV.
  • Alterações hormonais: as manchas surgem muitas vezes na pele das mulheres que usam anticoncecionais orais, grávidas ou na menopausa.
  • Idade: à medida que envelhecemos, a quantidade de melanócitos diminui, todavia a sua atividade e volume crescem.
  • Inflamações e lesões na pele: provocam a libertação de melanina.
  • Alguns medicamentos (p. ex.: antibióticos) e ervas (p. ex.: hipericão).

De acordo com o tipo de causa, há vários tipos de manchas na pele:

texto completo ocultar texto

Tipos de manchas escuras na pele

                                                         Melasma

O melasma (ou cloasma) são manchas na cara, nariz e acima do lábio superior. É uma forma de hiperpigmentação normalmente provocada por alterações hormonais femininas. Não é prejudicial, mas pode causar sensação de desconforto quando fica muito percetível.

O melasma manifesta-se em cerca de 15 % das grávidas e, por isso, também é chamado «máscara de gravidez». As mulheres que tomam anticoncecionais orais podem também ter experiências como estas manchas no rosto. Uma vez que a causa deste tipo de hiperpigmentação é transitória, o melasma desaparece alguns meses após o parto.

texto completo ocultar texto

Manchas da idade e manchas induzidas pelo sol

Aparecem especialmente nas zonas expostas repetidamente aos raios ultravioletas como é o rosto, pescoço, decote e mãos. É uma forma comum de pigmentação não prejudicial cujo aparecimento depende também da idade e cor de pele.

As pessoas com pele mais morena sofrem de manchas na pele mais do que as pessoas cuja pele é clara, porque esta tem menos quantidade de melanina.

texto completo ocultar texto

Hiperpigmentação pós-inflamatória (HIP)

Como o nome sugere, trata-se de uma forma de hiperpigmentação que ocorre na sequência de inflamações ou lesões, frequentemente após a acne.

Por causa da inflamação na pele, a produção da melanina aumenta e surgem na pele manchas lisas rosas, vermelhas ou castanhas. Embora a luz solar não provoque hiperpigmentação pós-inflamatória, o estado das manchas pode piorar. Por isso, evite a luz solar direta e proteja a pele com protetores solares eficazes. Além de reduzir o tempo passado ao sol, há outras formas que ajudam a retirar as manchas da pele.

texto completo ocultar texto

Como prevenir a hiperpigmentação

Visto que a luz solar tem efeito na intensidade das manchas escuras na pele, a proteção solar adequada reduz a probabilidade de aparecimento de manchas de pigmentação.

  • Opte apenas por protetores de qualidade e reduza a exposição da pele à luz solar direta.
  • Aplique regularmente um creme de dia com SPF e uma base com SPF para proteger a pele sensível do rosto dos raios solares e evitar o aparecimento de manchas na pele.

texto completo ocultar texto

Como retirar as manchas da pele

A forma de remoção de manchas de pigmentação da pele depende do tamanho e da intensidade da cor. Há vários produtos cosméticos, tratamentos especiais e também dicas já usadas pelas nossas avós.

Produtos para retirar manchas da pele

  • Para acabar com as manchas na pele mais claras, experimente um sérum intenso ou um creme para retirar manchas do rosto.
  • O peeling químico também apresenta bons resultados, porque renova a pele em profundidade e remove células cutâneas mortas. Além de fazer o tratamento de dermatologia, pode experimentar um peeling químico suave no conforto da sua casa.
 

texto completo ocultar texto

Tratamentos médicos para retirar manchas da pele

Escolheu um creme para manchas na pele ou um creme para manchas no rosto, mas não funcionaram? Está preocupada com as manchas nas pernas? Talvez esteja na hora de consultar um dermatologista.

  • O tratamento com laser proporciona efeitos semelhantes, mais rigorosos aos efeitos do peeling químico. Este método consiste na aplicação repetida da luz pulsada nas zonas com manchas. Após várias sessões, as manchas desaparecem.
  • A hidroquinona é um medicamento que consegue atenuar o aparecimento de manchas na pele, mas também pode causar irritações na pele ou até a hiperpigmentação pós-inflamatória. Use apenas durante um período limitado.

texto completo ocultar texto

Dicas das nossas avós para acabar com as manchas na pele

Uma vez que a hiperpigmentação não é uma doença prejudicial, há doentes que decidem não se curar. Se isso causa-lhe sensação de desconforto, experimente algumas dicas baseadas nas experiências das nossas avós:

  • Misture 1 colher de chá de sumo de limão com uma colher de mel e iogurte branco e aplique a mistura na pele. Deixe atuar 15 minutos e em seguida, lave.
  • Metade de uma colher de curcuma adicionada a um frasco de natas cria uma máscara que se aplica nas manchas na pele. Após 15 minutos, lave bem a pele.
  • Misture o óleo de amêndoas com mel e amêndoas esmagadas, deixe atuar uma hora e depois lave. Outro método é a aplicação direta do óleo de amêndoas na pele antes de deitar-se.

texto completo ocultar texto

Como cobrir manchas no rosto

Deseja cobrir manchas na cara? Use um corretor ou uma base de maquilhagem e uniformize o tom da pele. Mime-se com um aspeto impecável da pele ao longo do dia!

texto completo ocultar texto

Selecionou

  • Dermocosmético
  • Contra manchas de pigmentação

Abrir filtro Fechar filtro

Os mais vendidos

12 3

12 3 Mostrar mais