Acne

A acne é uma doença inflamatória que se manifesta, na maioria dos casos, na puberdade devido a alterações hormonais que ocorrem no corpo. Todavia, a acne também preocupa muitos adultos, em especial as mulheres, e pode manifestar-se também em recém-nascidos ou bebés.

texto completo ocultar texto

O que causa a acne

Uma das causas principais é a obstrução dos folículos capilares (comedão) em que inicia um processo inflamatório. O aparecimento de comedões não significa o aparecimento automático de acne, porque na pele saudável o comedão desaparece naturalmente. Todavia, em caso de reação do sistema imunitário com bactérias, lípidos ou androgénios (termo genérico para hormonas masculinas), um processo inflamatório, invisível na fase inicial, pode ocorrer na pele e se for intenso, pode provocar o aparecimento dos sintomas de acne.

texto completo ocultar texto

Influência das hormonas na formação da acne

As alterações hormonais no corpo têm uma influência direta na formação da acne. Por isso, a acne manifesta-se também em mulheres adultas, grávidas, com período ou durante a menopausa, ao contrário dos homens que não costumam sofrer de acne após a puberdade.

Além das hormonas e da determinação genética, a acne pode ser causada por estresse e estilo de vida, bactérias nos poros, consumo de esteroides anabolizantes ou medicamentos com lítio, barbitúricos ou androgénios e uso de cosméticos comedogénicos.

texto completo ocultar texto

Quais os sintomas e tipos de acne?

As glândulas sebáceas produzem excesso de sebo que fica nos poros obstruídos, o que resulta no aparecimento de pontos negros, brancos ou borbulhas.

  • Os pontos negros ou comedões abertos são pequenos pontos que aparecem quando a glândula sebácea está fechada.
  • Pontos brancos é o tipo de borbulha com uma película branca no topo.
  • As borbulhas são habitualmente lesões dolorosas e vermelhas com pus.

texto completo ocultar texto

Tratamento para a acne

Uma vez que se trata de uma doença determinada parcialmente pela genética, não existe uma maneira garantida de curar a acne de modo definitivo. Não obstante, há vários tratamentos que reduzem os sintomas de acne de modo significativo.

texto completo ocultar texto

Cuidados de pele problemática

O essencial para combater a acne é manter todos os dias a rotina correta de cuidados da pele:

  • A base do cuidado correto é a pele perfeitamente limpa e sem bactérias que provocam processos inflamatórios. Limpe a pele duas vezes por dia, de manhã e à noite, com uma água micelar ou um gel de limpeza para pele acneica. Opte por produtos sem álcool, porque os produtos com álcool irritam e secam a pele, que, como consequência, é mais propensa à produção de sebo.
  • A pele limpa necessita de ser bem hidratada. Aposte numa pomada para acne, creme antiacne ou um creme para acne que acelera a cicatrização de espinhas e combate o aparecimento de novas.
  • Antes de se deitar, aplique um cuidado local contra acne diretamente nas borbulhas.
  • Uma vez por semana, use um esfoliante para pele problemática, que remove células cutâneas ou uma máscara para pele com acne com efeitos purificantes e matificantes.

texto completo ocultar texto

Cosméticos para a pele acneica

Nunca aplique cosméticos comuns na pele problemática, visto que a pele acneica necessita de cuidados específicos. Aposte em marcas conceituadas como Vichy, La Roche-Posay, Avène, Eucerin, Bioderma ou A-Derma que oferecem gamas de produtos especializados no tratamento de acne e desenvolvidos com dermatologistas.

Pode experimentar também produtos naturais para a acne que são suaves não apenas para a pele, mas também para o ambiente. Hoje em dia, a oferta de produtos para a acne é muito vasta. Já experimentou, por exemplo, um sabonete para a acne?

texto completo ocultar texto

Tratamento para a acne

Nos casos mais graves de acne, é recomendável definir o tratamento adequado com um dermatologista. Um dos tratamentos de acne existentes é tomar um remédio para a acne. No caso das mulheres, são receitados frequentemente contracetivos hormonais. Por vezes, a acne piora a curto prazo antes do corpo habituar-se aos medicamentos.

texto completo ocultar texto

Mais sugestões para tratar as espinhas

Cuidado com vários fatores que podem agravar a acne: pele pouco limpa, alimentação não saudável e estresse. Inspire-se também nas sugestões seguintes: 

  • Tente não tocar o rosto com mãos, porque as impurezas nelas podem agravar a inflamação.
  • Nunca esprema borbulhas e evite tocar nelas para não inflamar a zona sensível.
  • Para remover as impurezas e bactérias que promovem o aparecimento de acne, limpe regularmente a superfície do seu telemóvel e lave frequentemente a roupa de cama, especialmente as fronhas.
  • Tente evitar o estresse que tem um efeito negativo na função das glândulas sebáceas.

texto completo ocultar texto

    • Seguir uma dieta equilibrada é um dos princípios fundamentais para uma pele saudável e sem borbulhas. Tente reduzir o consumo de alimentos derivados do leite e com índice glicémico alto, como doces ou pão.
    • Evite a luz solar forte e proteja sempre a pele com protetores solares com fator de proteção elevado.

texto completo ocultar texto

Como maquilhar a pele com acne

Está a preparar-se para uma festa e necessita de esconder as borbulhas? Aplique uma base adequada para pele acneica com substâncias ativas que melhoram o aspeto global da pele. Opte sempre por produtos não comedogénicos que não obstruem os poros e nunca aplique grandes quantidades do produto.

Corretor ou base para acne?

  • Quer esconder apenas algumas borbulhas no rosto? Use um corretor para acne que pode aplicar a nível local.
  • Ou deseja uniformizar o tom de pele do rosto? Neste caso, aplique uma base para pele acneica de qualidade que esconde na perfeição borbulhas ou as marcas da acne.

texto completo ocultar texto

Marcas de acne: como tratá-las

Depois da acne, a pele pode ficar com cicatrizes ou marcas. Felizmente, há produtos que ajudam a reduzi-las. Experimente o óleo de cinórrodo ou de onagra que regeneram a pele, ou opte por esfoliação química ou tratamento feito pela IPL (luz intensa pulsada). Todavia, não se esqueça de que cada ato de espremer uma borbulha deixa uma marca na pele. Por isso, aplique um tratamento SOS local que ajuda a cicatrização das borbulhas em vez de rebentá-las.

texto completo ocultar texto

Os mais vendidos

12 3 4

12 3 4 Mostrar mais