Mime a sua pele e o seu cabelo com o milagre natural do coco! Graças à sua versatilidade e ao seu aroma agradável, o óleo de coco é uma das gorduras vegetais mais procuradas para cuidar do nosso corpo por dentro e por fora. Pelas suas propriedades nutritivas e suavizantes, pode aproveitar o óleo de coco para estrias, rugas, massagens e após o barbear. Aprenda a colher todos os benefícios do óleo de coco e desfrute de rituais de beleza com o aroma do exótico!
Propriedades do óleo de coco
O óleo de coco (ou gordura de coco) é prensado a partir da polpa seca dos cocos ou é centrifugado a partir do leite de coco. A temperaturas inferiores a 25 °C é sólido, a temperaturas superiores a 25 °C derrete e torna-se líquido – o óleo de coco começa então a parecer-se mais com os óleos típicos a que estamos habituados. Na Ásia, é uma gordura normalmente utilizada para cozinhar. Também pode experimentar o óleo de coco na cozinha – mas certifique-se de que compra um produto de qualidade alimentar. O óleo de coco cosmético não é adequado para consumo.
O óleo de coco também pode ser utilizado na sua rotina de beleza. É rico em antioxidantes, contém vitaminas A, C, E e vitaminas B. Tem efeitos antibacterianos e antimicrobianos, hidrata e nutre. Estas propriedades fazem com que o óleo de coco seja um ótimo ajudante nos cuidados da pele, do cabelo e até dos dentes.
Óleo de coco: efeitos
Óleo de coco para o cabelo
- Apoia a regeneração dos cabelos secos e danificados.
- Ajuda a prevenir as pontas duplas, a quebra e o frisado.
- Devolve o brilho e a elasticidade ao cabelo danificado.
- Lida de forma divertida com a comichão e a desidratação do couro cabeludo, fornecendo nutrientes e hidratação.
Óleo de coco para a pele
- É ideal para o tratamento de peles secas e maduras. Hidrata eficazmente e suaviza o aspeto das rugas.
- Elimina a maquilhagem, incluindo maquilhagem à prova de água e máscara.
- Acalma a vermelhidão e a irritação da pele.
- Também pode ser utilizado como bálsamo labial natural.
Óleo de coco para o corpo e as mãos
- É adequado para o tratamento da pele seca e atópica, que suaviza e reduz a comichão.
- É adequado para massajar cicatrizes e como prevenção de estrias.
- Acalma e nutre perfeitamente a pele após o bronzeamento de sol e no frio.
- A massagem com óleo de coco é boa para relaxar o corpo e a mente.
Óleo de coco para os dentes
- Graças aos efeitos antibacterianos do ácido láurico contido na gordura de coco, esta pode ser utilizada para limpar os dentes e desintoxicar a boca.
- Ajuda a prevenir as cáries dentárias.
- Ajuda no tratamento das aftas da cavidade oral.
Óleo de coco: utilização
O óleo de coco é um produto puramente natural, fácil de aplicar e bem absorvido.
Para que é utilizado o óleo de coco no rosto?
- Remoção da maquilhagem com óleo de coco: espalhe o óleo pelo rosto e massaje suavemente até libertar todos os resíduos de maquilhagem. Em seguida, limpe o rosto com uma toalha quente e húmida. A pele fica perfeitamente desmaquilhada e pronta para a limpeza e para o resto da rotina de cuidados da pele.
- Óleo de coco para a pele à noite: Para uma nutrição intensiva da pele seca ou escamosa, aplique óleo de coco à noite em vez de creme de noite.
- Óleo de coco para as pestanas e as sobrancelhas: Escove as pestanas com um pincel embebido em óleo de coco todas as noites antes de dormir. Funciona como um sérum para as pestanas para as nutrir e fortalecer. O óleo de coco pode ter efeitos semelhantes nas sobrancelhas.
- Esfoliante corporal natural: Misture óleo de coco com açúcar ou café até formar uma pasta. Massaje suavemente a pele para remover as células mortas.
Como utilizar o óleo de coco na pele do corpo?
- Óleo corporal: Aplique óleo de coco nas cicatrizes, estrias e zonas secas sempre depois do banho ou duche. Massaje suavemente e deixe absorver.
- Óleo de coco no banho: basta uma ou duas colheres de chá na água e está garantido um banho hidratante.
- Óleo de coco after shave: Utilizado para acalmar a pele sensível e irritada.
- Óleo de coco como um creme para tatuagens: Com uma lubrificação regular, regenera perfeitamente a pele no local da nova tatuagem.
Óleo de coco para o cabelo: Como o utilizar?
O óleo de coco pode, ocasionalmente, substituir o seu condicionador ou máscara capilar preferidos. Após alguns minutos, deixa o cabelo profundamente hidratado, fortalecido e suave ao toque. Como é que se faz isso?
- Como condicionador: derreta 1 a 2 colheres de chá nas palmas das mãos e aplique o óleo de coco no cabelo depois de o lavar, quando ainda estiver húmido.
- Como máscara: aqueça suavemente 3 a 5 colheres de sopa de óleo com um secador de cabelo e massaje ao longo de todo o comprimento do cabelo depois de arrefecer. Em seguida, embrulhe o cabelo numa toalha velha ou numa touca de banho e deixe a máscara atuar durante pelo menos 2 horas. Em seguida, lave o cabelo com um champô.
- Se tiver o cabelo oleoso, aplique óleo de coco apenas do meio para as pontas.
Como utilizar o óleo de coco nos dentes?
O método antigo de oil pulling (gargarejo de óleo de coco) ajuda a melhorar os cuidados dentários diários. O óleo de coco liga as bactérias a si próprio, que são então mais facilmente libertadas da cavidade oral. Ao mesmo tempo, o óleo forma uma película fina sobre os dentes, o que dificulta a fixação de mais sujidade e placa bacteriana. Como fazer oil pulling?
- De manhã, coloque uma colher de chá de óleo de coco virgem na boca e enrole-o na boca durante pelo menos 10 minutos.
- De seguida, cuspa o óleo e lave a boca com água morna.
- Limpe os dentes e a língua com uma escova de dentes sem pasta dentífrica.
- A extração de óleo serve apenas como um complemento à higiene dentária regular, por isso não deixe de a limpar com uma pasta de dentes e escovas de dentes de boa qualidade, escovas individuais e de cerdas simples.
É aconselhável utilizar óleo de coco para o acne?
Para peles com tendência acneica e oleosas, o óleo de coco não é a melhor escolha porque é ligeiramente comedogénico. Por conseguinte, pode obstruir os poros e provocar acne. Ao mesmo tempo, tem propriedades antibacterianas e algumas pessoas não gostam dele para tratar a pele com tendência para o acne. Por isso, depende das necessidades específicas da sua pele para determinar se o óleo de coco é adequado para si. Mas se não quiser arriscar nada, aposte nos cosméticos não comedogénicos.
É seguro utilizar óleo de coco para apanhar sol?
O óleo de coco não é adequado para a proteção contra queimaduras solares – não tem fator de proteção UV. Para proteção, escolha protetores solares com FPS. No entanto, também pode aplicar o óleo de coco depois e antes de apanhar sol para suavizar a pele stressada pelo sol.
Óleo de coco: Orgânico, virgem, fracionado ou refinado?
- Se quiser óleo de coco puro para todos os fins, opte pelo produto menos processado possível. Estes incluem óleo de coco virgem ou extra virgem prensado a frio. É extraído de cocos frescos e maduros e não são adicionadas temperaturas elevadas ou outras substâncias durante o processamento.
- Por outro lado, o rótulo bio (ou óleo de coco orgânico) não desempenha um papel tão importante, uma vez que os coqueiros são apenas minimamente tratados quimicamente.
- Outros tipos populares incluem o óleo de coco fracionado (óleo MCT). É um óleo de coco sem perfume e sem sabor que não deixa uma película gordurosa, mas conserva todas as suas propriedades benéficas. É ótimo não só para os tipos de pele mais oleosos, mas também para quem não gosta do aroma do coco.
- O óleo de coco refinado é tratado a altas temperaturas. Tem um sabor e cheiro neutros, queima-se menos facilmente e é também económico em comparação com outras opções. No entanto, as temperaturas elevadas retiram-lhe grande parte dos seus ingredientes ativos, pelo que é mais adequado para cozinhar do que para uso cosmético.
Ofereça a si próprio uma carícia suave com o aroma das distâncias tropicais! Escolha o melhor óleo de coco sem perfume ou óleo de coco com aromas de lavanda, citrinos ou florais e mime a sua pele, corpo e cabelo com o melhor da natureza.