A pele das mãos é uma das partes mais sujeitas a stress do nosso corpo. Enfrenta todos os dias as influências externas negativas, as alterações de temperatura e lavagens frequentes que prejudicam a barreira cutânea protetora e desidratam-na. Quando a pele das mãos está danificada, aparecem as sensações desagradáveis de pele esticada, prurido ou erupções a pele fica gretada e sangra. A pele fica mais seca nas articulações das mãos, entre os dedos e nas costas das mãos, onde é mais fina. Leia como tratar a pele seca nas mãos para voltar a irradiar saúde!
Causas de pele seca nas mãos
Dizem que a pele das mãos revela a nossa idade muito antes do nosso rosto, do qual geralmente cuidamos melhor. Quais são as causas de mãos com pele seca, ásperas, e gretadas e por que é motivo é que a pele das mãos envelhece mais depressa?
- Lavagens demasiado frequentes e água quente: a água quente remove bactérias e vírus nocivos da pele, mas elimina também os lípidos (ou seja, as ceramidas) que criam a barreira cutânea protetora.
- Líquidos insuficientes: o baixo nível de água no nosso corpo reflete-se também na nossa pele.
- Radiação UV: a exposição solar excessiva da pele aos raios UVA e UVB desidrata-a e aumenta o risco de aparecimento de manchas de pigmentação.
- Substâncias químicas: os produtos de limpeza e a utilização frequente de produtos desinfetantes, cosméticos de pouca qualidade e outras substâncias químicas afetam a camada protetora da pele, as mãos podem ficar ressequidas e a pele escamar.
- Frio: o frio, o vento e a neve fazem com que a pele das mãos fique seca no inverno. As alterações de temperatura diminuem a elasticidade da pele e deixam-na propensa a gretas.