Ir para o conteúdo principal

Mãos secas

A pele das mãos é uma das partes mais sujeitas a stress do nosso corpo. Enfrenta todos os dias as influências externas negativas, as alterações de temperatura e lavagens frequentes que prejudicam a barreira cutânea protetora e desidratam-na. Quando a pele das mãos está danificada, aparecem as sensações desagradáveis de pele esticada, prurido ou erupções a pele fica gretada e sangra. A pele fica mais seca nas articulações das mãos, entre os dedos e nas costas das mãos, onde é mais fina. Leia como tratar a pele seca nas mãos para voltar a irradiar saúde!

Causas de pele seca nas mãos

Dizem que a pele das mãos revela a nossa idade muito antes do nosso rosto, do qual geralmente cuidamos melhor. Quais são as causas de mãos com pele seca, ásperas, e gretadas e por que é motivo é que a pele das mãos envelhece mais depressa?

  • Lavagens demasiado frequentes e água quente: a água quente remove bactérias e vírus nocivos da pele, mas elimina também os lípidos (ou seja, as ceramidas) que criam a barreira cutânea protetora.
  • Líquidos insuficientes: o baixo nível de água no nosso corpo reflete-se também na nossa pele.
  • Radiação UV: a exposição solar excessiva da pele aos raios UVA e UVB desidrata-a e aumenta o risco de aparecimento de manchas de pigmentação.
  • Substâncias químicas: os produtos de limpeza e a utilização frequente de produtos desinfetantes, cosméticos de pouca qualidade e outras substâncias químicas afetam a camada protetora da pele, as mãos podem ficar ressequidas e a pele escamar.
  • Frio: o frio, o vento e a neve fazem com que a pele das mãos fique seca no inverno. As alterações de temperatura diminuem a elasticidade da pele e deixam-na propensa a gretas.
  • Aquecimento e ar condicionado: o ar quente seco dos radiadores diminui a humidade no ar e na nossa pele.
  • Falta de vitaminas e sais minerais: as mãos muito secas e gretadas são frequentemente causadas também pela falta de algumas vitaminas e sais minerais, como é o caso da vitamina A, vitamina E, vitamina C, iodo e zinco.
  • Idade: as alterações hormonais reduzem a quantidade de ácido hialurónico, elastina e colagénio no nosso corpo e a capacidade da pele produzir lípidos protetores.
  • Cafeína e álcool: o consumo excessivo de cafeína e álcool desidrata todo o organismo, incluindo a pele.
  • Alguns medicamentos: os medicamentos para a acne e outros podem desidratar a pele.
  • Várias doenças: a escamação das mãos podem ser sintoma de doença, por exemplo, psoríase, pele atópica eczemas, diabetes ou funcionamento incorreto da tiroide.

texto completo ocultar texto

A nossa sugestão: a camada protetora da pele das crianças ainda não está totalmente desenvolvida e a produção de sebo é menor do que na pele dos adultos, por isso os banhos frequentes podem fazer com que as mãos fiquem gretadas. A pele das crianças necessita de cuidados especiais e hidratação frequente, como é o caso dos cremes para crianças.

Como lavar as mãos corretamente para não desidratá-las?

Os cuidados das mãos corretos começam na casa de banho! Qual é a técnica correta de lavar as mãos que não afeta a película cutânea protetora?

  • Não lave as mãos com água demasiado quente ou fria.
  • Limite o tempo da lavagem para cerca de 20 segundos, concentre-se também nas unhas e nos espaços entre os dedos. Não esfregue demasiado as mãos.
  • Escolha sabonetes com um pH mais baixo, adequados para pele sensível ou atópica ou aposte num sabonete syndet sem componentes alcalinos e sabão.
  • Evite os secadores das mãos com ar quente, prefira um lenço de papel ou uma toalha de algodão suave.
  • Depois de lavar e secar as mãos, aplique sempre um creme hidratante. Se tiver os dedos e as mãos rachados, aplique de preferência a manteiga de karité pura ou uma pomada regeneradora adquirida numa farmácia que ajudam a reparar e a regenerar a pele e não ardem nas feridas.
  • Não utilize loções corporais à base de água ou com teor de álcool nas mãos, porque aumentam a desidratação.

texto completo ocultar texto

A nossa sugestão: tenha sempre à mão o melhor creme para mãos secas, no trabalho, na escola ou em viagem. Recomendamos uma embalagem de viagem prática que cabe em cada mala ou mochila e pode levá-la consigo no avião.

Como cuidar de mãos muito secas: cuidados diários e algo mais

  • Hidrate as mãos durante o dia. Mime a pele com cremes hidratantes durante todo o dia, especialmente depois de lavar as mãos. Escolha um creme para mãos gretadas com uma das substâncias ativas como lanolina, calêndula, manteiga de karité ou manteiga de coco que amaciam a pele e são rapidamente absorvidas.
  • À noite, aposte em cremes com efeitos suavizantes, que criam uma película protetora na pele e ajudam a fechar a humidade na pele e regenerá-la de maneira intensa. Estes cremes são mais oleosos e reduzem as irritações desagradáveis e a sensação de pele seca de imediato. Entre os componentes populares dos cremes para mãos muito secas contam-se extratos de aveia, ureia, ácido láctico, vaselina cosmética ou cera de abelha.
  • Pelo menos uma vez por semana, complemente os cuidados diários das mãos secas com luvas hidratantes, que nutrem a pele de maneira intensa e aliviam de imediato o prurido e o ardor na pele. As luvas descartáveis funcionam como uma máscara para as mãos, que hidrata a pele e, além disso, uniformiza o tom, nutre as unhas e reduz os sinais de envelhecimento visíveis.
  • Os envoltórios são uma solução imediata para as mãos a escamar, nutrem a pele em profundidade enquanto dorme. Pode também massajar as mãos com o óleo de coco ligeiramente aquecido e, em seguida, calçar umas luvas de algodão. Aplique o envoltório uma vez por semana.
  • Uma vez por semana, esfolie a pele das mãos a descascar com um esfoliante para as mãos. O peeling ajuda a absorver melhor as substâncias ativas de cremes e máscaras na pele e a aumentar os efeitos. Faça uma esfoliação muito suave e evite a aplicação na pele danificada e muito gretada. Aplique um creme hidratante ou uma máscara de imediato após a esfoliação.
  • A proteção solar é muito importante para a pele sensível das mãos, no entanto, muitas vezes esquecemo-la. Aplique os protetores solares sempre nas mãos para evitar aparecimento das manchas de pigmentação, envelhecimento precoce e desidratação da pele. Após a exposição solar, acalme a pele das mãos com um creme com teor de pantenol ou aloé vera.

texto completo ocultar texto

Mais sugestões como cuidar das mãos secas e escamadas

  • Quando lava a loiça ou limpa a casa, use de preferência luvas de borracha.
  • Enriqueça a sua dieta com uma elevada dose de vitaminas e sais minerais, especialmente no inverno. Se os alimentos não tiverem uma quantidade suficiente de vitamina C e zinco, adquira vitaminas para a pele de qualidade que fornecem as vitaminas e os sais minerais necessários para as mãos e unhas.
  • Não se esqueça de beber água suficiente. Assim consegue rapidamente restaurar o equilíbrio da pele e hidratá-la por dentro.
  • Não utilize sabonetes agressivos ou outros detergentes.
  • Adquira um humedecedor de ar para melhorar a qualidade do ar e o estado da sua pele.
  • Aplique sempre um creme nas mãos gretadas devido ao frio antes de calçar as luvas e depois de chegar à casa.

texto completo ocultar texto