Ácido salicílico
O ácido salicílico é uma substância natural que pode ser obtida a partir da casca de salgueiro ou da bétula. A casca moída é tratada por oxidantes e depois filtrada. A forma final do ácido salicílico é um pó branco cristalino. Todavia, também pode ser obtido de maneira sintética a partir de um derivado do ácido acetilsalicílico. Na indústria farmacêutica e cosmética usam-se as duas variantes.
Ácido salicílico: benefícios e caraterísticas
Os benefícios do ácido salicílico diferem de acordo com a sua concentração. Uma concentração baixa favorece o crescimento da pele. Uma concentração mais alta, por sua vez, ajuda a descamar a pele (o que é útil no tratamento de psoríase e acne). Além disso, a concentração mais elevada até dissolve a pele (verrugas). O ácido salicílico é um componente muito importante nos cuidados da pele problemática e acneica, porque consegue reduzir a produção de sebo e limpar perfeitamente a pele.
Ácido salicílico: pele limpa e uniformizada
- Desobstrui os poros entupidos e previne o aparecimento de pontos negros.
- Limpa a pele em profundidade e facilita a regeneração de feridas pequenas causadas pela acne.
- Desinfeta a pele.
- Combate o desequilíbrio hormonal que provoca a acne.
- Amacia a pele endurecida e estimula a circulação sanguínea.
- Aumenta a produção de colágeno, refirma a pele e preenche as irregularidades na pele.
- Tem propriedades esfoliantes e, por isso, aumenta a eficácia de outros produtos cosméticos.
- Uniformiza o tom de pele e apazigua a pele irritada.
Ácido salicílico: cabelo saudável e deslumbrante
- Combate eficazmente a caspa e cuida do couro cabeludo oleoso.
- Penetra no couro cabeludo, limpa-o e cria uma proteção contra agressões externas nocivas.
Ácido salicílico: produtos eficazes
Uma vez que o ácido salicílico é um composto seguro que cuida eficazmente da pele oleosa e acneica e ajuda a remover o excesso de sebo melhor do que outras substâncias naturais, é um componente cosmético muito procurado.
Todavia, no verão, é recomendável usar produtos com ácido salicílico (creme, tónico de limpeza e outros) apenas antes de se deitar. É que, após a aplicação, a pele é propensa a danos causados pelos raios solares.
Se pretende experimentar um produto com ácido salicílico (pomada, champô ou uma gama de cuidados da pele acneica), opte sempre por produtos com pH 4 e inferior, porque abrem os poros obstruídos e limpam-nos.
A concentração do ácido salicílico deve variar de 0,5 a 2 % do teor do ácido. No que diz respeito aos cuidados da pele sem enxaguar, a quantidade permitida é de 2 % (quanto aos cuidados capilares sem enxaguar é apenas de 1 %). No caso de ser utilizado como conservante, o ácido salicílico não deve ultrapassar 0,5 %. Se tem pele seca e sensível, opte sempre pelos produtos com concentração mais baixa de ácido para evitar irritações eventuais e secura da pele.
O ácido salicílico é um dos componentes cosméticos mais procurados e poderosos na indústria de beleza. Cuide da sua pele com o poder do ácido salicílico: pomadas, séruns, cremes, champôs e muito mais em notino.pt! Selecione o seu produto preferido!