Todos à sua volta devem invejar os seus lindos caracóis, mas poucas sabem como é difícil pentear este tipo de cabelo. Quer tenha ondas ou caracóis, estes requerem cuidados especiais, acesso e produtos – desde champô para cabelos encaracolados a produtos de styling para definir as ondas.
Porquê usar gel para cabelos encaracolados
- Define os caracóis e deixa-os flexíveis.
- Fixa o penteado e mantém a forma desejada.
- O gel para cabelo ondulado de alta qualidade hidrata o cabelo e evita a desidratação.
- Protege o cabelo contra os efeitos da humidade e do frisado.
- Aumenta o brilho do cabelo.
Cabelos definidos e brilhantes graças ao CGM
Os géis para cabelos cacheados também desempenham um papel importante no popular Curly Girl Method (CGM), que a ajuda a criar ondas e caracóis perfeitos. E cabe-lhe a si decidir se segue o método de forma rigorosa ou se apenas se inspira nele. Quer escolha o gel CGM para definir as ondas ou qualquer outro, pode experimentar uma variedade de opções.
Já se deixou levar pelo método Curly Girl ou ainda não ouviu falar dele? Trata-se de uma abordagem bastante específica para o cuidado dos cabelos encaracolados e ondulados que deve começar por uma análise do cabelo. Em função da sua porosidade, elasticidade e hidratação, pode então escolher os produtos que melhor se adaptam aos seus caracóis. Mas o que é que acontece com o gel para cabelos encaracolados neste método?
O melhor gel para cabelos encaracolados segundo a CGM
Embora a conhecida regra «menos é mais» se aplique ao CGM, não pode simplesmente evitar um gel ou creme de styling de qualidade. No entanto, não deve conter sulfatos, silicones, óleos minerais ou álcoois secantes. Por outro lado, um gel de qualidade para cabelos encaracolados ajuda a hidratar e a definir os caracóis e as ondas sem os tornar pesados.
Como preparar o cabelo para a aplicação de gel
Quer tenha dominado o método Curly Girl ou esteja apenas a começar, é bom recordar alguns conceitos e passos básicos.
- Limpeza profunda: No início, é necessário eliminar os silicones do cabelo. Por isso, terá de utilizar uma vez um champô de limpeza profunda com sulfatos. No entanto, uma pequena embalagem de viagem ou uma amostra de champô será suficiente. Os sulfatos são secantes para o cabelo e, por isso, não devem fazer parte da rotina diária de um CGM.
- Cowashing: Em vez do champô normal, pode lavar o cabelo com um condicionador especial. Este não é tão agressivo para o couro cabeludo e, além disso, lava e nutre o cabelo num único passo. «Cowash» é, na verdade, uma combinação de duas palavras inglesas: «conditioner» e «wash».
- Low-poo champô: Não é nada de complicado. Significa simplesmente um champô para cabelos encaracolados que não contém substâncias nocivas, químicos ou álcool. Se a o cowashing não for do seu agrado, use apenas um champô com baixo teor de espuma para lavar o cabelo. Depois, aplique normalmente um condicionador para cabelos encaracolados e lave.
- Leave-in: Este termo refere-se a um produto de cuidado capilar sem enxaguar que cumpre os critérios do CGM – não contém substâncias nocivas.
Como aplicar corretamente o gel no cabelo encaracolado
O gel para cabelos ondulados e encaracolados é o último passo.
- Seque o cabelo lavado e tratado com condicionador com uma toalha e penteie-os suavemente.
- Utilize as suas mãos «orantes» para pressionar suavemente o gel no cabelo para promover um aspeto de caracóis naturais.
- Pode embrulhar o cabelo tratado numa toalha ou numa t-shirt durante 10 minutos ou secá-lo com um difusor.
- Por fim, pode utilizar as mãos para sacudir o excesso de crosta que se possa ter formado no seu cabelo.
De que outra forma promover caracóis perfeitos
Mas a lavagem correta do cabelo e a aplicação de gel para cabelos encaracolados são apenas metade da batalha. A outra metade reside nos cuidados gerais do cabelo. O que deve ter em atenção e o que deve evitar?
- Penteie o cabelo apenas quando estiver molhado. Pentear o cabelo encaracolado ou ondulado seco pode danificá-lo e distorcer a forma natural dos caracóis.
- Utilize uma toalha de cabelo de microfibras ou uma t-shirt de algodão. São mais suaves para o cabelo do que uma toalha de felpo – reduzindo a fricção, ajudando a manter a forma dos caracóis e evitando o frisado e a quebra.
- Deixe o cabelo secar livremente ou secá-lo com um difusor de ar frio. Isto minimiza os danos e realça a forma natural do cabelo.
- Utilize um elástico tipo scrunchie de cetim que não danifique ou parta o cabelo. Para evitar o frisado e os danos no seu cabelo enquanto dorme, recomendamos que prenda o cabelo num rabo-de-cavalo alto e solto (rabo-de-cavalo em forma de ananás) antes de se deitar.
- Obtenha uma fronha de cetim ou de seda. Vendido separadamente ou num conjunto completo de elásticos tipo scrunchie e proteção para os olhos. O cetim tem uma superfície lisa que evita a fricção, protegendo o cabelo dos danos e da quebra.
E o conselho no final? Se não ficarem satisfeitos com o resultado da vossa primeira tentativa, não desistam! A paciência realmente compensa.
A técnica CGM é bastante complicada e adapta-se a cada pessoa de forma diferente. Encontre a forma que funciona melhor para si e para o seu cabelo. O gel para ondular e encaracolar tornar-se-á então uma parte essencial da sua rotina capilar.
Escolha entre a nossa gama de géis especiais CGM e outros géis de styling para definir as suas ondas!