Ir para o conteúdo principal

Tutorial: tranças francesas para crianças passo a passo

02/09/2024

Andrea Machajdik

Leitura de 2 minutos

As tranças francesas são, sem sombra de dúvida, o penteado de crianças perfeito que dura todo o dia (ou mesmo dois). Se ainda não as conhece e tem uma menina de cabelo comprido em casa, venha aprender a fazê-las connosco. Só é preciso um pouco de prática e paciência. À terceira vez que as entrançar, quase se fazem sozinhas.

As tranças francesas são ótimas durante todo o ano. Pode ir com elas para a piscina, colocar um capacete, um chapéu ou um gorro, pode fazer exercício, correr, fazer o pino, e o cabelo continuará perfeitamente arranjado. E é por isso que é o penteado perfeito para todas as raparigas que gostam de deixar crescer o cabelo comprido, mas que precisam de o “domar” de vez em quando. Graças às tranças francesas, também se pode evitar o desagradável desembaraçar dos fios emaranhados. 

À primeira vista, as tranças francesas parecem complicadas, mas só precisa de aprender a técnica básica. Em breve, estará a fazer tranças de olhos fechados ou a acrescentar madeixas coloridas ou outros acessórios para cabelo de criança

Como fazer uma trança francesa 

  1. Escove bem o cabelo com um pente ou com uma escova plana.
  2. Utilize o lado pontiagudo do pente para fazer uma linha precisa ao meio que vá da testa até à nuca.  
  3. Prenda um dos lados com um gancho de cabelo, para não a atrapalhar.  
  4. Pulverize ligeiramente com laca o cabelo que vai entrançar e penteie-o novamente.
  5. Separe três madeixas finas no topo e comece a entrançar como numa trança clássica. No entanto, junte à terceira madeixa uma outra da mesma grossura e continue a tecer. Junte sempre à madeixa que está a entrançar uma madeixa do cabelo restante, do lado esquerdo ou direito. Continue assim até que todo o cabelo esteja entrançado.  
  6. Lembre-se de apertar bem a trança durante todo o processo. 
  7. Depois, faça uma trança clássica com o restante cabelo e prenda-a com um elástico no final. De seguida, faça o mesmo do outro lado.  

Para as tranças francesas, vai precisar de

Não desanime se as coisas não correrem bem à primeira. É preciso prática. E antes de começar a treinar, veja o nosso vídeo para saber exatamente como o fazer.