Ir para o conteúdo principal

Baba de caracol e secreção de baleia: o que contêm os cosméticos da sua casa de banho?

31/05/2023

Jana Krajco

Leitura de 4 minutos

Extratos de pétalas de rosa, calêndula, aloé vera... Mas também baba de caracol, veneno de cobra ou secreção de baleia. O que é que estas coisas têm em comum? Todos estes são ingredientes cosméticos que também pode ter na sua casa de banho. Acha que não é o seu caso? Poderá ficar surpreendida com os "pseudónimos" atrás dos quais alguns deles se escondem.

1. O misterioso aroma do âmbar cinzento

O âmbar cinzento é um ingrediente comum em perfumes e refere-se basicamente a vómito de baleia que, se o encontrar na praia, fará de si um milionário. Um pouco louca, mas uma história verdadeira. Na verdade, o âmbar cinzento tem origem no tubo digestivo dos cachalotes e a sua função é proteger o animal quando este engole objetos afiados (como crustáceos de casca dura). De vez em quando, o cachalote vomita esta massa (ou mesmo excretada com os dejetos, como sugerem alguns cientistas), que depois flutua na água do mar e "amadurece" na praia, adquirindo um aroma inconfundível. É também a razão pela qual é tão valioso (lembre-se disto da próxima vez que estiver à procura de conchas no mar).   

Se tornámos o seu perfume favorito um pouco nojento, calma. Devido ao seu preço, o âmbar cinzento é atualmente produzido de forma sintética, mas o resultado não é exatamente o mesmo. 

2. Veneno de cobra com efeitos de toxina botulínica

Efeito de toxina botulínica, mas sem agulhas? Experimente veneno de cobra. "Este ingrediente tem a capacidade de inibir o movimento dos músculos e, portanto, ajuda a alisar as rugas faciais, como a dobra nasolabial, as rugas da testa ou as rugas entre as sobrancelhas", diz Šárka Štefančíková, uma esteticista com mais de 30 anos de experiência que também estudou farmácia. No entanto, ao contrário da toxina botulínica, os resultados só são visíveis durante algumas horas. "O efeito é apenas superficial e limitado no tempo. Não é definitivamente uma solução para as rugas profundas", avisa Šárka Štefančíková. 

 

O veneno de cobra nos produtos cosméticos é de origem sintética (por vezes pode ser encontrado sob o nome de SYN-AKE) e pode ser experimentado mesmo por quem apoia a cosmética vegan.

Ousa usar veneno de cobra?

3. O leite de cabra como salvação para a pele sensível

É verdade que o marketing, mais do que o efeito milagroso, desempenha um papel importante para alguns ingredientes da indústria cosmética. Mas seria injusto pensar que é o caso do leite de cabra. Uma pele sensível seca ou com tendência acneica ficará eternamente grata por ele. Os ácidos gordos que contém têm propriedades anti-inflamatórias e antibacterianas, reduzindo assim a vermelhidão ou o comichão da pele. É também muito nutritivo e hidratante e o ácido lático atua como um esfoliante. Poderá este ser o novo cuidado must-have na sua casa de banho?

Experimente os cuidados com o leite de cabra

4. Baba de caracol contra as rugas

É uma das pessoas que confiam nos cosméticos coreanos? Então provavelmente já conhece a baba de caracol e o seu efeito. Alisa a pele, estimula a produção de colagénio e tem um efeito benéfico na cicatrização de feridas. Tem a sua justificação nos cremes para rosto e nos séruns faciais para esticar a pele. Também pode ser encontrado em produtos para a acne, mas cuidado com o efeito de secura desta substância. "Se começarmos a ressecar a pele propensa a acne, a sua única defesa é que começa a ficar ainda mais oleosa", acrescenta Šárka Štefančíková. 

Dê uma oportunidade ao extrato de caracol

5. Uma placenta milagrosa

É rica em proteínas e tem um efeito hidratante excecional. Cura a inflamação e o eczema e ajuda a lutar contra as rugas. A placenta é uma coisa milagrosa. Mas a sua qualidade pode variar, e o processamento desempenha um papel fundamental. Se o extrato de placenta for processado até ao tamanho nano e tiver a capacidade necessária para penetrar, é essencialmente um ingrediente "milagroso" nos cosméticos. Mas a indústria cosmética comercial convencional dificilmente oferece isto", avisa Šárka Štefančíková. 

E de onde é que vem a placenta? A placenta humana é raramente encontrada no campo da cosmética (embora seja na verdade utilizada em alguns países!), a placenta animal é mais comum, especialmente a placenta de ovelha. "Na cosmética profissional, existem também alternativas à base de plantas que utilizam células estaminais, por exemplo, de um tipo especial de tomate ou maçã", diz a especialista. 

Então, o que é que acha? Ficará com o ácido hialurónico ou irá experimentar o veneno de cobra e a baba de caracol para lutar contra as rugas?