1. O misterioso aroma do âmbar cinzento
O âmbar cinzento é um ingrediente comum em perfumes e refere-se basicamente a vómito de baleia que, se o encontrar na praia, fará de si um milionário. Um pouco louca, mas uma história verdadeira. Na verdade, o âmbar cinzento tem origem no tubo digestivo dos cachalotes e a sua função é proteger o animal quando este engole objetos afiados (como crustáceos de casca dura). De vez em quando, o cachalote vomita esta massa (ou mesmo excretada com os dejetos, como sugerem alguns cientistas), que depois flutua na água do mar e "amadurece" na praia, adquirindo um aroma inconfundível. É também a razão pela qual é tão valioso (lembre-se disto da próxima vez que estiver à procura de conchas no mar).
Se tornámos o seu perfume favorito um pouco nojento, calma. Devido ao seu preço, o âmbar cinzento é atualmente produzido de forma sintética, mas o resultado não é exatamente o mesmo.
2. Veneno de cobra com efeitos de toxina botulínica
Efeito de toxina botulínica, mas sem agulhas? Experimente veneno de cobra. "Este ingrediente tem a capacidade de inibir o movimento dos músculos e, portanto, ajuda a alisar as rugas faciais, como a dobra nasolabial, as rugas da testa ou as rugas entre as sobrancelhas", diz Šárka Štefančíková, uma esteticista com mais de 30 anos de experiência que também estudou farmácia. No entanto, ao contrário da toxina botulínica, os resultados só são visíveis durante algumas horas. "O efeito é apenas superficial e limitado no tempo. Não é definitivamente uma solução para as rugas profundas", avisa Šárka Štefančíková.