Diagnóstico de cabelo
Sabe qual é o seu tipo de cabelo e de que necessita para ter um aspeto bem cuidado?
O cabelo de cada um de nós é único. A sua qualidade e estrutura mudam de acordo com a idade, alimentação ou estação do ano. Apenas os cuidados adequados podem garantir um aspeto deslumbrante do cabelo e a saúde do couro cabeludo.
Cabelo sem volume
Na maioria dos casos, o cabelo fino tem um aspeto desvitalizado, sem volume e tem tendência a ficar rapidamente oleoso. O corte adequado e cuidados certos ajudam a resolver este problema.
Cuidados adequados:
- Antes de lavar o cabelo, penteie-o bem. Aplique sempre a quantidade indicada do champô e do condicionador para dar volume. Espalhe o condicionador apenas nos comprimentos e evite as raízes para não sobrecarregá-las.
- Para obter a forma desejada do penteado, utilize produtos de styling que reforçam os fios capilares e separam-nos uns dos outros, evitando o efeito de cabelo colado. O cabelo fica com um aspeto natural, leve e deslumbrante.
Os melhores cuidados para cabelo sem volume
Cabelo aclarado
O cabelo aclarado exige cuidados específicos que lhe conferem a hidratação necessária, brilho natural e preservam a tonalidade.
Cuidados adequados:
- O champô ótimo para o cabelo loiro protege-o de maneira eficaz do desvanecimento da cor. Se pretende obter os tons frios do cabelo loiro, opte por champôs neutralizadores, assim chamados silver, que reduzem o tom quente do cabelo loiro.
- Muitas vezes, os comprimentos do cabelo aclarado têm tendência para ficarem frisados e as pontas quebram-se facilmente. Daí a importância de hidratar o cabelo com condicionadores ou máscaras adequados.
- Não tenha receio de tons azuis ou roxos destes produtos, porque servem na perfeição para neutralizar tons quentes.
- Complete o seu ritual de cuidados com cremes e óleos capilares para que o seu cabelo fique maravilhosamente nutrido e fortalecido.
Os melhores cuidados para cabelo aclarado
Cabelo danificado
O cabelo sujeito a processos químicos, mecânicos ou térmicos perde a sua elasticidade natural, tem um aspeto mate e é frágil e quebradiço.
Cuidados adequados:
- A prevenção e os cuidados adequados para este tipo de cabelo consistem numa hidratação e nutrição intensas. É recomendável usar produtos suaves que contêm queratina, ceramidas, vitaminas ou colagénio.
- Use champôs com efeito regenerador que limpam suavemente e, ao mesmo tempo, preparam os fios capilares para os benefícios dos condicionadores regeneradores. Pelo menos uma vez por semana, aplique uma máscara que confere uma nutrição profunda ao cabelo.
- Se costuma modelar o cabelo com um secador, modelador ou alisador de cabelo, confira-lhe uma proteção térmica utilizando cremes, óleos ou fluidos. O cabelo fica com um aspeto saudável e radiante.
Os melhores cuidados para cabelo danificado
Cabelo pintado
Decidiu mudar a cor do seu cabelo ou tapar cabelos brancos? Confira-lhe a hidratação necessária, brilho e proteção contra o desvanecimento rápido da cor.
Cuidados adequados:
- Os cuidados especialmente desenvolvidos para cabelo pintado ajudam a preservar a cor e saúde. Além disso, conferem a nutrição necessária ao cabelo e ao couro cabeludo.
- Os champôs específicos para cabelo pintado protegem a cor do cabelo. Os condicionadores e máscaras, por sua vez, cuidam do cabelo danificado pela coloração. Para obter os melhores resultados, aplique-os no cabelo seco com uma toalha e deixe atuar de acordo com o tempo indicado na embalagem.
- Uma vez que o tratamento térmico também danifica o cabelo pintado, é importante conferir-lhe uma proteção eficaz antes de usar o secador ou alisador de cabelo.
- Para finalizar a rotina de cuidados capilares e proporcionar brilho e proteção térmica, aplique óleos, cremes, séruns ou fluidos capilares. Ligeiramente perfumados, conferem um aroma agradável e um efeito final ao penteado.
Principais cuidados para cabelo pintado
Cabelo seco
Em geral, o cabelo seco tem pouco brilho e está áspero ao toque. Um cabelo assim é difícil de pentear, embaraça facilmente e perde a elasticidade natural.
Cuidados adequados:
- Evite o tratamento térmico e mecânico do cabelo sempre que puder e aposte em produtos capilares adequados para este tipo de cabelo.
- Utilize um champô que limpe o couro cabeludo e prepare os fios capilares para absorver substâncias ativas.
- Complete a sua rotina de cuidados capilares com um condicionador hidratante e nutritivo. Pelo menos uma vez por semana, aplique uma máscara para cabelo que o hidrate em profundidade.
- Para ter um aspeto brilhante e liso, escolha um óleo ou sérum para cabelo desvitalizado que, ao mesmo tempo, confere proteção contra o frisado e o calor.
Os melhores cuidados para cabelo seco
Cabelo oleoso
O cabelo oleoso não tem volume e é difícil de modelar, porque pode ter um aspeto negligenciado. As madeixas «coladas» de cabelo preocupam muitas mulheres e homens.
Cuidados adequados:
- O cabelo oleoso deve ser lavado com champôs suaves que não irritam o couro cabeludo e não o secam, evitando assim a produção excessiva de sebo. Opte por champôs cuja consistência é leve e tem efeitos calmantes para o couro cabeludo.
- Por vezes, remova o excesso de sebo do couro cabeludo aplicando uma máscara com argila que o absorve na perfeição.
- No caso de não conseguir lavar o cabelo com a frequência necessária, aposte em champôs secos.
Os melhores cuidados para cabelo oleoso
Cabelo com caspa
A formação da caspa é um processo natural. Trata-se da renovação regular das células cutâneas do couro cabeludo. Contudo, se a renovação ocorre a um ritmo acelerado e em excesso, a presença destas películas inestéticas é embaraçosa e muito desagradável. O problema é frequente, mas não é grave. Diz respeito tanto o cabelo seco, como ao oleoso e muitas vezes é acompanhado de prurido no couro cabeludo.
Cuidados adequados:
- Uma combinação certa de produtos pode reduzir o aparecimento constante da caspa. Antes de lavar o cabelo com um champô, use, pelo menos uma vez por semana, um esfoliante de limpeza para cabelo que remove células cutâneas mortas e estimula a microcirculação.
- Os champôs anticaspa diminuem a formação excessiva de caspa e contêm substâncias que limpam suavemente o couro cabeludo.
- Os efeitos dos champôs podem ser reforçados com a aplicação de cuidados especiais que, muitas vezes, não se enxaguam.
- Limite também o tratamento térmico ou mecânico do cabelo.
Os melhores cuidados para cabelo com caspa
Queda de cabelo
A queda de cabelo é normal, porque os fios capilares têm um ciclo de vida próprio e, como tal, dão lugar a cabelos novos. O cabelo cai mais no outono, mas a queda excessiva pode indicar alterações hormonais ou falta de vitaminas. Portanto, o cabelo está quebradiço e fragilizado como consequência do uso de produtos não adequados.
Cuidados adequados:
- Use os champôs antiqueda especialmente desenvolvidos para estimular a atividade dos folículos capilares.
- Aplique ampolas com aminexil, vitaminas e outras substâncias nutrientes que combatem a queda de cabelo e reforçam o fio capilar já existente.
- Os tónicos e tratamentos capilares estimulam e nutrem o couro cabeludo e, se for utilizados com frequência, promovem o aumento da densidade e do volume do cabelo.
- Quem tem de resolver o problema da queda de cabelo de imediato, pode aplicar um spray tonificante na região afetada pela perda de cabelo.