Ir para o conteúdo principal

O grande guia de sombras de olhos

13 de junho de 2022Notino
Como escolhe as sombras de olhos? Concentra-se apenas na cor dos seus olhos ou está a pensar noutras características também? É bom pensar em como as sombras se vão comportar nas pálpebras, como aplicá-las e quanto tempo podem durar. Aqui está um guia fixe para todos os diferentes tipos de sombras.

Sombras de olhos secas

Todos conhecemos este tipo de sombras de olhos. Podem ser encontradas em qualquer loja de beleza e são na maioria das vezes pressionadas numa forma sólida em paletas. Penso que uma paleta de sombras, com as suas cores essenciais, é um must-have. Oferece muitas possibilidades: Pode aplicar apenas uma sombra ou criar vários aspetos diferentes, do natural ao mais pronunciado. 

Para aplicar este tipo de sombras, gosto de usar um pincel com cerdas naturais. Como as cerdas são mais grossas, a sombra apanha-se melhor, e estão mais confortáveis para espalhar na pálpebra. 

SUGESTÃO: Quer que as sombras sejam o mais intensas possível? Use um primer debaixo das sombras, depois não espalhe as sombras mas sim «pressione-as» para dentro da pálpebra. Se preferir uma maquilhagem mais suave das pálpebras, aplique uma camada ligeira de pó transparente sobre o primer – a sombra irá misturar-se melhor.

A minha paleta favorita é Bourjois Eye Catching– não só devido à combinação ideal de sombras, mas também por causa do espelho giratório. Cabe bem numa bolsa mais pequena, por isso está comigo quase sempre.

Se quiser mais tons para escolher, obtenha a paleta Lorac PRO que vem com 18 sombras. Esconde uma gama completa de cores básicas e conseguirá criar com elas um maravilhoso efeito de olhos esfumados. 

À procura de algo mais ousado e colorido para o verão? Então recomendo a paleta Makeup Revolution X Roxxsaurus ou mono-sombras NYX Professional Makeup Hot Singles™. Quando desfrutar de cores funky se não no verão? 

Produtos

DICA: Se não estiver tão interessada em paletas e estiver satisfeita com apenas uma sombra essencial, basta obter por exemplo Clinique All About Shadow™ Single. Tem uma ótima textura e pode ser facilmente aplicada em camadas, por isso, mesmo com uma sombra pode criar maquilhagem delicada diurna e mais ousada à noite. 

Sombras soltas 

Não é preciso encontrar sombras secas apenas em paletas. Há também sombras soltas que podem ser mates, mas muitas vezes vêm sob a forma de belos pós cintilantes. Se tentar usá-las para iluminar o seu visual básico de maquilhagem, acho que estará pronta para uma festa em minutos.

Sombras oleosas 

As chamas sombras oleosas são, por exemplo, as sombras em gel ou em creme e diferem das sombras de olhos secas na sua consistência. Ficam muito bem nas pálpebras, mas não as recomendaria para o uso diário se não gostasse de retocar a sua maquilhagem durante o dia. Especialmente em tempo quente, a sombra é mais fácil de concentrar-se numa linha desagradável. Pode facilmente espalhá-la de novo, mas é algo a ter em mente. 

No que toca à aplicação, experimente um pincel para sombras com cerdas sintéticas ou aplique-as com os seus dedos. Irá criar ao mesmo tempo um olhar desarrumado e sexy.

Gosta das sombras cintilantes? Então escolherá certamente entre os belos tons de NYX Professional Makeup Prismatic Shadows. Estas sombras e a sua embalagem permitem-lhe que as aplique facilmente com o dedo para criar um aspeto casual de maquilhagem de praia.

DICA: Se gostar do efeito final das sombras de gel, tente criar uma base com sombras secas para prolongar o efeito, e depois aplique as de gel no centro da pálpebra móvel ou no canto interior do olho. 

Produtos

Sombras em lápis

As sombras em lápis representam outra possibilidade de facilitar a aplicação das sombras cremosas. Aplique as sombras diretamente do lápis e espalhe-as com o seu dedo. Também recomendo o lápis como um grande salvamento para a sua bolsa – a sua embalagem não se abre e não derrete. 

Sombras líquidas 

Este tipo de sombras pode ser simplesmente confundido com um gloss labial. Eles vêm num tubo com um aplicador, mas não se deixe enganar e concentre-se nos seus olhos! 

A aplicação é superfácil graças ao aplicador. As sombras devem secar rapidamente na pálpebra, mas tenha cuidado para não aplicar uma camada demasiado espessa. Estas sombras não são as mais duradouras e, como as sombras em gel, são mais fáceis de sair da pálpebra ou, se não forem da melhor qualidade, podem criar manchas desagradáveis. Para mim, são perfeitas para coisas como sessões fotográficas.

Sombras à prova de água

Finalmente, não posso esquecer uma última dica, que é a de sombras à prova de água. O verão está à porta e tenho a certeza que está a planear passar muito tempo na praia. Ou não? Não faz mal! Irá apreciar as sombras à prova de água nos meses de verão, mesmo quando estiver a «voar» pela cidade todo o dia ou num dia cheio de encontros. É definitivamente uma peça de beleza a que deve dar uma chance este verão.

E vocês? Já sabem dizer quais são as melhores sombras de olhos para vocês? Ou ainda precisam de experimentar algumas? 

Leia mais