Guia para escolher a base – Parte I

escolher a base

Tipo de base

Antes de se preocupar com o tom da base que vai escolher terá de se focar no tipos de base consoante a sua pele. Existem vários tipo de bases desde as liquidas às sólidas.

As bases liquidas são mais adequadas para quem tem a pela seca e as base em pó para as peles oleosas.  A base líquida Estée Lauder Double Wear Stay-in-Place é uma ótima opção para quem tem a pela mais seca. Esta base é reconhecida pela sua alta cobertura e é muito famosa entre as mulheres.

bases de maquilhagem

Se tem a pela oleosa ou mista a base Shiseido Sun Care Foundation é uma aposta segura. Esta base de maquilhagem para além da sua alta cobertura tem SPF 30 e é resistente à água. O uso de uma base com filtro solar deveria ser uma regra durante todo o ano e não apenas no verão.

Acabamento

Mate: as peles oleosa requer um acabamento mate. Assim sendo, deverá procurar na discrição dos produtos designações como: oil-free, matte ou longwear. Uma ótima opção é a base Anti-Blemish Solutions da Clinique.

Luminoso: por natureza a pele seca não tem muito brilho, ou seja, deverá apostar em bases que lhe deêm luz. Se tem a pele seca, madura ou com falta de brilho deberá procurar texturas mais ricas com designações como:  luminous, rich ou glow. A base Healthy Mix da Bourjois é a nossa eleita.

Natural: no caso ter uma pele normal poderá usar um acabamento mais natural e as bases deverão ter uma textura ou fórmula mais leve. No produto deverá procurar designações como nude, air, light ou aqua. A base Miracle Cushion da Lâncome está no topo das nossas preferências.

Tom e sub-tom da pele

make-up_manual

O nosso tom de pele poderá alterar devido a alguns fatores como, por exemplo, exposição ao sol, acne ou outros tipo de problemas. O que não sofre alterações é o nosso sub-tom de pele e ele é fundamental na escolha de uma base de maquilhagem.

Os sub-tons dividem-se em:

  • Frios: são designados como Pink (rosa), Peach, (pêssego) ou coral;
  • Quentes: são designados como Olive (Oliva), Yellow (Amarelo) ou Golden (Dourado)
  • Neutros: Bege ou Neutro.

Muitas marcas já disponibilizam swatches nas suas páginas para ajudar a comparar os diferentes tipos de tonalidades. Ao ver o tom da base em pele real conseguimos ter uma maior perceção de como poderá ficar na nossa pele.

Atualmente já existem várias aplicações ou ferramentas online que ajudam a escolher o tom certo da base de maquilhagem. Essas ferramentas baseiam-se em tons de bases que uses e através disso indica qual tom compatível noutras marcas. Por exemplo, se usas uma base da Lâncome no tom 23 e queres uma base da L´Oréal e não sabes qual tom escolher, essa ferramenta irá dar-te o tom aproximado.

Mesmo assim é possível que há possibilidade do resultado não ser o correto. Neste caso não te preocupes, poderás sempre misturar com outra maquilhagem que tenha e dessa forma encontras o tom certo para ti.

 

Autora: Ângela Magalhães