Retinol

O retinol, ou seja, a vitamina A, é considerado um milagre natural e é um dos meios mais eficazes na luta contra rugas e sinais de envelhecimento da pele. Originalmente, o retinol usava-se para tratar acne mas, graças aos seus efeitos secundários positivos e rápidos que retardam os processos de envelhecimento da pele, passou a ser uma parte importante dos cosméticos anti-idade.

O retinol atua como um antioxidante forte e, graças à sua capacidade de esfoliar (eliminar camadas) a pele, ajuda rapidamente a eliminar células cutâneas mortas e a promover a produção de fibras de colagénio. O retinol puro pode ter origem vegetal ou animal (óleo de peixe, ovos, carne), mas produz-se também sinteticamente e é muito usado nas indústrias cosmética e farmacêutica.

 

Caraterísticas do retinol

O retinol é, à vezes, apelidado de elixir da juventude. Os seus efeitos esfoliantes alisam rapidamente a estrutura da pele e deixam-na com um aspeto jovem e saudável. É adequado para todos os tipos de pele, mas os seus efeitos são muito intensivos, por isso é melhor começar a usar os produtos com retinol gradualmente. Porém, os resultados não demoram muito a aparecer.

Efeitos do retinol na pele

  • Ajuda a equilibrar o pH da pele e a diminuir os poros e deixa a pele fresca e iluminada.
  • Promove a esfoliação da pele e penetra nas camadas cutâneas profundas onde estimula a produção de fibras de colagénio e elastina. Assim, desacelera os sinais de envelhecimento da pele, alisa rugas e restaura à pele a estrutura mais elástica e mais suave.
  • Tem fortes efeitos antioxidantes e promove a regeneração e o crescimento naturais de células cutâneas. Assim, as cicatrizes saram mais depressa e a pele fica esticada e lisa.
  • É um ajudante eficaz na luta contra acne e desobstruí os poros.
  • Diminui a visibilidade das manchas de pigmentação e promove a produção de melanina que previne o aparecimento delas.

Cosméticos com retinol

O retinol é um dos componentes mais usados contra rugas e sinais de envelhecimento da pele. É adequado para todos os tipos de pele e os efeitos são mesmo rápidos. Porém, tem de ter cuidado com a concentração de retinol, nos cosméticos costuma variar entre 0,1% (creme com retinol para a zona dos olhos e retinol pomada para poros dilatados) e 1% (sérum com retinol contra rugas, acne e manchas de pigmentação).

Se é a primeira vez que usa cosméticos com retinol, recomendamos produtos com uma concentração de retinol mais reduzida. É normal que, ao começar a usar retinol, pode ocorrer uma ligeira irritação. Comece com um creme com vitamina a e, apenas mais tarde, passe para um retinol sérum mais forte. De início, aplique o retinol creme de três em três dias, após duas semanas dia sim, dia não e após um mês de uso, pode começar a aplicar retinol na pele todas as noites. Às vezes é possível ver os primeiros resultados logo após o primeiro mês de uso.

O retinol promove a esfoliação da pele, por isso, aplique-o apenas à noite e, durante o dia, proteja a pele sempre com cremes com um fator de proteção elevado (FPS 30-50) para não danificá-la.

Descubra o elixir de juventude em notino.pt e inclua nos seus cuidados da pele madura um sérum, creme e outros produtos anti-envelhecimento com retinol. Conheça a força de retinol na pele!

texto completo ocultar texto

Selecionou

  • Retinol
Filtro

Filtro por preço

até

Ofertas e promoções

Para quem?

Avaliação

  •   10
  •   1
  •   1
  •   1
Os mais vendidos