Ir para o conteúdo principal

Vídeo: uma maquilhadora ajuda a combinar FPS e maquilhagem

21/05/2024

Notino

Leitura de 5 minutos

A maquilhadora Asya não vive sem proteção solar. "Atualmente, o FPS é uma necessidade absoluta", afirma. Asya Meytuv trabalha com uma variedade de clientes, modelos e fotógrafos, mas o que mais lhe agrada são as consultas individuais e o facto de ensinar às clientes como podem dominar as suas próprias técnicas de maquilhagem. "Cada uma de nós deveria sentir-se a mulher mais bonita do mundo todos os dias. Mas também temos de pensar na nossa saúde."

Muitas vezes, encontro clientes relutantes em utilizar cremes com FPS no rosto. Principalmente devido a preocupações com a qualidade da maquilhagem, mas também porque não consideram o FPS tão importante na sua rotina diária e geralmente subestimam o risco da exposição ao sol. Vejamos então o FPS à lupa. 

O sol é assim tão prejudicial?

Os cientistas já demonstraram que os raios UVA e UVB não só são responsáveis pelo envelhecimento prematuro e pelas manchas de pigmentação, como também podem, acima de tudo, causar cancro de pele. Os danos causados pelo sol na pele do rosto e do corpo são um dos problemas mais comuns que levam as pessoas a consultar os dermatologistas. Afinal, todos os anos repetimos no nosso blogue a forma de se proteger dos raios UVA e UVB, por isso, venha relembrar a matéria.

Quem usa protetor solar, protege-se a si mesmo

A utilização de protetores solares com FPS está, portanto, longe de ser apenas para as férias. Sempre que passamos tempo ao ar livre ou mesmo à janela ou no carro, quer seja diretamente ao sol ou debaixo de uma nuvem, a nossa pele está exposta a raios nocivos. Isto é duplamente verdade quando se voa de avião. 

Por isso, é importante passar não só no rosto, mas também nas orelhas, no pescoço e no decote (a não ser que estejamos a usar uma gola alta) e também nas costas das mãos, onde vemos primeiro as manchas de pigmentação. Basicamente, é necessário aplicar um creme com um FPS no mínimo com um fator de 30 em todas as partes do corpo que não estejam cobertas por roupa. E não se esqueça do bálsamo labial com FPS.

O FPS e a maquilhagem não são amigos?

Como maquilhadora, sei muito bem o mal que pode ser causado por uma incompatibilidade entre o protetor solar e a sua maquilhagem favorita. Porque se não combinarem, todos os seus esforços para aperfeiçoar a maquilhagem podem ser em vão. Felizmente, os fabricantes de produtos solares já estão a pensar nisso e as tecnologias estão a avançar. Existem no mercado texturas que funcionam perfeitamente com a maquilhagem. Quais são elas?

La Roche-Posay Anthelios SHAKA

Incluímos um creme com filtro UV na nossa rotina de beleza como o último passo antes de aplicar a maquilhagem. Já existem várias linhas de produtos no mercado que já contam com a utilização de FPS em vez de um primer. Entre tais produtos, está o La Roche-Posay Anthelios, que, graças à sua textura muito leve, nem se sente na pele e a maquilhagem adere num instante. Basta agitar o produto bem antes de o utilizar.

Beauty of Joseon Relief Sun Rice + Probiotics

O creme leve Relief Sun Rice + Probiotics da marca coreana Beauty of Joseon é um verdadeiro prazer de aplicar. Não faz bolhas sob a maquilhagem e hidrata agradavelmente a pele. Além disso, contém probióticos, que o microbioma da pele adora. Antes da aplicação da maquilhagem, deixe o creme ser absorvido durante alguns minutos e aplique a maquilhagem com batidas suaves na pele, em vez de a espalhar. Isto evita o aparecimento de vincos indesejados e não quebra a proteção solar.

 

Com estes ajudantes protetores, não tem de se preocupar com o sol

Como restaurar a barreira durante o dia

Também pode aplicar proteção solar sobre a maquilhagem acabada. Texturas alternativas de produtos, como sprays ou sticks, podem ajudar. Isto permite-nos repor, conforme necessário, a proteção FPS em todas as partes expostas do corpo, como o nariz, as orelhas, os ombros, os cotovelos ou as costas das mãos. 

Garnier Ambre Solaire Super UV

Este excelente spray, o Ambre Solaire Super UV , foi concebido para restaurar a proteção solar durante o dia na pele já maquilhada. Basta agitar bem o produto e pulverizar o rosto a uma distância razoável. A maquilhagem permanece intacta e a pele fica protegida.

Bioderma Photoderm Stick

Já sabe com certeza como aplicar corretamente um stick SPF. Pessoalmente, recomendo-o vivamente para as zonas em que tocamos mais regularmente (orelhas, bochechas, nariz) e para as zonas onde se formam mais frequentemente as primeiras manchas de pigmentação (maçãs do rosto, costas das mãos). O Bioderma Photoderm Stick é transparente e tem uma textura leve, por isso não tenha medo de o aplicar topicamente, mesmo sobre a maquilhagem acabada. E não esqueçamos os lábios e a zona à sua volta! Quem é que nunca teve um buço pigmentado por cima do lábio superior?

E que mais é importante saber? Qualquer produto com filtro solar forma uma película fina sobre a pele, que deve ser cuidadosamente removida durante a rotina noturna de cuidados de pele. Por isso, nunca subestime a importância de esfoliar, limpar, hidratar e nutrir a sua pele antes de ir para a cama.

De agora em diante, nem um passo sem proteção solar, certo?