A nossa pele respira e elimina o sebo e as substâncias nocivas através dos poros. Quando as hormonas estão equilibradas, o sebo passa pelos poros sem problemas e espalha-se pelo rosto praticamente sem deixar rasto ou causar danos. No entanto, quando as glândulas cutâneas produzem demasiado sebo, há complicações. O excesso de sebo mistura-se com as células cutâneas mortas e impurezas externas e os poros ficam obstruídos e dilatados. A cor preta deve-se à oxidação em contacto com o ar.
Quem é quem
Os pontos negros (comedões) aparecem mais frequentemente na pele mista a oleosa e a luta contra eles costuma ser desesperadamente infinita. Nos E.U.A. até existe um termo para o stresse excessivo causado por poros dilatados. Chama-se porexia. Nós em Portugal não nos preocupamos tanto, mas também há pessoas que lavam o rosto obsessivamente para tentarem livrar-se dos pontos negros.
Por que é impossível?
Pode parece que lavar o rosto normalmente pode ajudar, mas a água não faz nada. Acaba por desidratar a pele e indicar ao cérebro que precisa de produzir mais sebo e o círculo vicioso perpetua-se. No entanto, há várias dicas comprovadas sobre como limpar os poros no rosto e desfrutar de pele bela.