Ir para o conteúdo principal

Um Natal sem stress? Desligue o forno e as redes, ligue as canções de Natal!

09/11/2022

Notino

Leitura de 5 minutos

Quer sentar-se à mesa de Natal, cansada e esgotada e zangada com todo o trabalho árduo que o Natal lhe custou, ou quer experimentar esse feriado mítico cheio de paz? Se escolher a segunda opção, será bom mudar algumas coisas e estabelecer-as de forma diferente em comparação com outros anos. Como?

A magia de Natal?

A ideia de um Natal idílico no meio de um mundo nevado, em toda a sua beleza, brilho e felicidade, é algo como um "sonho coletivo" que extraímos de contos de fadas e mais tarde de filmes românticos. É como se alguém partilhasse fotos editadas muito antes das redes sociais e dissesse que tinha de ser desta forma. Mas não tem de ser assim. Nem é possível. Porque a luta por um Natal à la ideal nos stressa e o stress é contraproducente neste caso. Desligue o Instagram, percorra as fotos antigas

«Deixar de perceber a realidade modificada das redes sociais é o primeiro passo para ficar em paz durante o Advento. As fotografias de Instagram forçam-nos a comparar-nos, levam ao FOMO (Fear of Missing out) – o medo de perder algo, e todas as coisas que são perfeitas graças aos filtros mas não para nós estão a consumir-nos,» diz a treinadora e mentora Martina Fau. Então, desligue as redes, ligue a música de Natal e em vez das redes, veja as fotos da sua infância, porque ali a alegria do Natal era absolutamente pura!

Pinte as unhas e dê um passeio

Em vez de ir às compras, tome tempo para fazer uma manicura, e depois pegue nos seus entes queridos e dirijam-se ao teatro ou mercados de Natal. E depois faça as suas compras online, talvez com a ajuda das nossas dicas de Natal.

«Através das pequenas coisas, aprenda a sair da rotina habitual, que para muitos começa em setembro com a escrita frenética de listas de afazeres. Mesmo que os cumpra a todos, isso não a fará feliz, porque pode muito facilmente destruir a sua saúde mental. Em vez disso, pare e pense no que realmente a faz feliz na própria preparação do Natal. Isso guarde. E o resto solte. É o seu tempo, a sua energia, e portanto o seu direito de os utilizar de uma forma que a faça sentir-se bem", aconselha a treinadora.

Trate do seu tempo com carinho

Lembre-se de que o Natal é basicamente um assunto de uma semana. E quando consideramos que sofremos x meses por apenas sete dias, isso não faz realmente sentido. Largue as tradições que já nem sequer sabe de onde elas vieram. Não vale a pena, e certamente não vale a exaustão tão grande que nem conseguirá dormir depois. 

Esteja o mais possível ao ar livre e encontre um momento em que possa criar, ler, desenhar. Uma cabeça que está cansada de correr durante todo o ano irá realmente apreciá-lo. Descontraia-se completamente. E isso vale a decoração mais modesta e a limpeza mal feita (afinal, mal acaba de limpar, e tem de começar de novo, isso não faz sentido!)

Faça da cozedura uma festa, prepare o vinho, uma playlist infinita de canções de Natal e divirta-se. Ou introduza o cozimento partilhado e combine com a sua amiga/vizinha que enquanto faz um bolo-rei extra, ela faz uma porção dupla de rabanadas. Porque mesmo o mais doce pedaço de doce ficará brutalmente amargo se tiver de ficar ao lado do forno à 1 da manhã. 

Também pode comprar os doces, há muitas instituições de caridade para as quais a pastelaria de Natal é uma importante fonte de rendimento, pelo que será uma win – win. E para que a sua casa cheire a doce de qualquer maneira, as velas perfumadas certas bastarão!

Experimente e acenda

Evite a revisão desnecessária

O Natal também tem a infelicidade de vir numa altura em que estamos naturalmente a fazer o balanço do final do ano. E isso não é uma boa combinação com stress nas nossas costas e um humor pessimista sustentado pela fadiga. Faz tudo parecer pior do que é.

«Em tal momento, enfraquecido pelo cansaço de todo o ano, cometemos então frequentemente o erro de nos sobrecarregarmos com decisões ainda mais radicais. Muito antes da chegada das resoluções de ano novo", explica a treinadora Martina Fau e recomenda deixar os passos cruciais para quando se sentir relaxado. Basta «adiar» o que a está a incomodar durante algum tempo. Tudo parecerá diferente em repouso. 

Pedir emprestado para presentes não é sexy

E também é importante dizer: não gaste mais do que necessário. O empréstimo para presentes nunca foi sexy, e certamente não em tempos de crise económica. Se é isto que o está a pressionar, procure dicas sobre presentes baratos (muitos deles são realmente adoráveis!) e, o mais importante, fale diretamente sobre isso com aqueles com quem vai passar o Natal. E nem sequer é preciso dizer "Não tenho dinheiro para isso", basta fazer um jogo de presentes e estabelecer um limite de, por exemplo, quinze euros. 

Fique em paz durante este Natal. São apenas sete dias, não para ser sobrevivido, mas para ser desfrutado!