A magia de Natal?
A ideia de um Natal idílico no meio de um mundo nevado, em toda a sua beleza, brilho e felicidade, é algo como um "sonho coletivo" que extraímos de contos de fadas e mais tarde de filmes românticos. É como se alguém partilhasse fotos editadas muito antes das redes sociais e dissesse que tinha de ser desta forma. Mas não tem de ser assim. Nem é possível. Porque a luta por um Natal à la ideal nos stressa e o stress é contraproducente neste caso. Desligue o Instagram, percorra as fotos antigas
«Deixar de perceber a realidade modificada das redes sociais é o primeiro passo para ficar em paz durante o Advento. As fotografias de Instagram forçam-nos a comparar-nos, levam ao FOMO (Fear of Missing out) – o medo de perder algo, e todas as coisas que são perfeitas graças aos filtros mas não para nós estão a consumir-nos,» diz a treinadora e mentora Martina Fau. Então, desligue as redes, ligue a música de Natal e em vez das redes, veja as fotos da sua infância, porque ali a alegria do Natal era absolutamente pura!
Pinte as unhas e dê um passeio
Em vez de ir às compras, tome tempo para fazer uma manicura, e depois pegue nos seus entes queridos e dirijam-se ao teatro ou mercados de Natal. E depois faça as suas compras online, talvez com a ajuda das nossas dicas de Natal.
«Através das pequenas coisas, aprenda a sair da rotina habitual, que para muitos começa em setembro com a escrita frenética de listas de afazeres. Mesmo que os cumpra a todos, isso não a fará feliz, porque pode muito facilmente destruir a sua saúde mental. Em vez disso, pare e pense no que realmente a faz feliz na própria preparação do Natal. Isso guarde. E o resto solte. É o seu tempo, a sua energia, e portanto o seu direito de os utilizar de uma forma que a faça sentir-se bem", aconselha a treinadora.