Batom. Num mundo de tendências em constante mudança, é talvez o único produto de beleza que resistiu ao teste do tempo! Desde o seu início humilde até à sua atual popularidade em massa, o batom tornou-se um símbolo de autoconfiança, autoexpressão e uma ferramenta popular para realçar a sua beleza natural. Quer saber porquê?
O batom tem a incrível capacidade de elevar de imediato o seu aspeto geral e elevar a sua confiança às alturas. É suficiente um único movimento para realçar a beleza natural e aumentar o seu charme pessoal. Quer utilize um batom brilhante e ousado para chamar a atenção ou um nude suave para melhorar o estado de espírito, o batom permite-lhe mostrar a sua personalidade e estilo. Vai dar-lhe a sensação de que pode lidar com o que quer que a vida lhe esteja a oferecer.
Ao acentuar os seus lábios, não está apenas a realçar a sua beleza, mas também a abraçar a sua individualidade e a celebrar a diversidade. É um símbolo da sua força e autoconfiança. O batom recorda-nos que a beleza não tem a ver com o cumprimento de normas sociais, mas sim com uma viagem pessoal em direção ao amor-próprio e à autoaceitação.
Embora possa não parecer, o batom nas nossas malas de mão não é uma invenção moderna. As pessoas começaram a utilizá-lo no tempo das civilizações antigas. Fabricavam-no a partir de ingredientes naturais, como pedras preciosas esmagadas, frutos e até insetos.
Os antigos egípcios utilizavam uma mistura de ocre vermelho e gordura animal, enquanto os antigos gregos e romanos preferiam pintar os lábios com sumos de bagas e extratos de plantas. Ao longo dos séculos, o batom evoluiu à medida que as técnicas de fabrico evoluíram e foram criadas novas tonalidades, texturas e acabamentos.
Pode regular a intensidade do batom através da forma como o aplica – com um pincel ou diretamente para obter a maior intensidade. Se o aplicar com um pincel fofo e der leves palmadinhas com o dedo, pode até usar um batom vermelho quando não quiser um aspeto ousado. A intensidade da tonalidade será muito subtil!
Os lábios realçados também desempenham um papel importante nos contextos culturais e sociais. Ao longo da história, várias sociedades adotaram o batom como símbolo de estatuto, sensualidade e até de rebeldia. Nalgumas culturas, tais como a tribo africana Maasai, a pintura dos lábios é uma prática tradicional que tem um significado cultural e espiritual. No século XX, o batom tornou-se um símbolo da libertação das mulheres, com o movimento sufragista e as estrelas de Hollywood a adotarem-no rapidamente.
Com que batom vai celebrar o Dia Internacional do Batom?