Ir para o conteúdo principal
this year Christmas

Compras a partir da banheira e a magia da palavra "não". Conhecemos a receita para um Natal tranquilo

01/12/2023

Jana Krajco

Leitura de 5 minutos

Também diz todos os anos a si própria que é este ano que vai ter um Natal tranquilo? E afinal, no dia 23, também fica ansiosamente à espera do estafeta com os presentes encomendados, enquanto procura uma receita de filhoses que ainda tenha tempo de fritar? Não é a única. Vamos fazer uma estreia juntos e ter um Natal verdadeiramente relaxante este ano. Com certeza, ainda o conseguimos fazer!

Inspire-se nas nossas sete dicas para desfrutar de uma época natalícia relaxada e tranquila em vez de stressada. Marque cada um dos pontos e, se as coisas não correrem bem, não hesite em voltar aos que já foram concluídos e lê-los tranquilamente outra vez, sabendo que não perderá nada. Que este ano nada a empurre para aquele heróico turbilhão de preparativos. A escolha é sempre sua e cabe apenas a si decidir qual a sua atitude.

1. Concentre-se no que é importante

Estamos a sobrecarregar-nos cada vez mais e a tentar superar a Martha Stewart em todas as frentes. Calma, relaxe. Tente pensar no que é realmente importante para si durante as festas. Desfrutar de momentos com os seus entes queridos? Encontrar tempo para coisas que não tem tempo de fazer durante o ano? Ou está mais ansiosa por decorar a sua casa? Defina algumas (mas apenas algumas) prioridades e concentre-se nelas. Não hesite em fazer uma lista ou uma folha de cálculo e assinalar as prioridades que cumpriu com gosto.

2. Aceite ajuda (ou peça-a)

As tarefas como cozinhar, limpar, fazer compras, decorar e organizar não têm de recair sobre um só ombro. Delegue algumas das necessidades a outros membros do agregado familiar e tire partido das comodidades modernas. A Notino pensou em presentes para todos os membros da família, entrega-os à sua porta e até os embrulha, se quiser. Basta entrar na banheira com espuma de banho perfumada, pegar no telemóvel e escolher entre as nossas sugestões!

3. Diga não às coisas que a stressam

Se já está a ficar com dores de cabeça só de pensar em todas as visitas que baterão à sua porta ou na comida que terá de preparar, lembre-se de que não é obrigatório passar por tudo isto. Explique aos seus familiares e amigos que as suas ideias sobre as festas são diferentes este ano. Pode não ser compreendida, mas será realmente pior do que passar todas as noites livres de uma forma diferente da que gostaria? 

4. Estabeleça um limite financeiro

No Natal, sentimos pressões de todos os lados para que o deste ano seja ainda mais espetacular, mais generoso, mais luxuoso. Todos sabemos que não se trata disso, mas não é fácil afastarmo-nos da ideia de uma árvore com uma montanha de presentes. Para não acrescentar a tudo isso o stress de como pagar as contas de janeiro, estabeleça um orçamento e não o ultrapasse. Temos dicas para presentes em todas as categorias de preços que lhe pouparão muito trabalho, para não dizer dinheiro.   

Tente também falar com os seus familiares sobre a situação. Talvez eles se sintam da mesma forma e apreciem que dê menos presentes este ano. Ou pode dá-los apenas às crianças e não aos adultos. E pode sugerir a outros entes queridos que este ano troquem presentes feitos pelas próprias mãos.

5. Transforme as responsabilidades em diversão

Há coisas sem as quais a maioria de nós não consegue imaginar o Natal. Cozinhar doces, embrulhar presentes, arrumar a casa. Este ano, tente uma abordagem diferente. Que tal convidar amigos para um copo de espumante e embrulharem os presentes ou fazerem os bolos de Natal todos juntos? E as limpezas continuam a ser limpezas, mas serão mais alegres ao som das clássicas músicas de Natal, velas acesas e uma bandolete de rena na cabeça.  

6. Esqueça a perfeição

O Natal evoca-nos a imagem de uma árvore perfeitamente decorada, de crianças devidamente sentadas debaixo dela e de uma mesa elegantemente decorada e cheia de comida. Mas não é verdade que todos os anos se recorda com um ataque de riso do pinheiro que tinha uns miseráveis quatro ramos e mais enfeites do que caruma? Ou como comeram todos os doces antes da véspera de Natal? Se tudo parecer como num anúncio de Natal, vai perder essas memórias. Por isso, desta vez, deixem a perfeição para outra realidade alternativa.

7. Tire tempo para si

Não se esqueça de acrescentar o mais importante à sua lista de prioridades - você mesma. Mesmo que por vezes se sinta (desnecessariamente) culpada por precisar de uma pausa, permita-se uma a si própria. Mesmo que seja apenas uma meia hora de leitura ou simplesmente ficar deitada com os auscultadores. Ouça o seu corpo e seja gentil com ele. Esteja atenta às necessidades dele e, de vez em quando, deixe voar os seus pensamentos. É assim que lhe ocorrem as melhores ideias e inspirações. E, acima de tudo, relaxamento. E é exatamente disso que precisa antes das festas. 

Siga o nosso blogue e as nossas redes sociais

De 1 a 24 de dezembro, pode consultar progressivamente, a cada dia, dicas para o bem-estar e o relaxamento. Cada dia um pequeno detalhe, um pequeno conselho e recomendações de grandes produtos que a farão esquecer o stress pré-natalício.

Já está a começar a ficar ansiosa pelas festas? Estamos na mesma! Este ano vamos torná-las muito fixes.