Remover pelos do rosto? Pode fazê-lo em casa

depilaçãod e rosto

Todas gostaríamos de ter a pele lisa e sem defeitos, o Instagram está sempre a mostra-nos rostos perfeitos. Na verdade, basta uma camada leve de maquilhagem ou pó para revelar os pelos mais finos. Para não ter de filtrar as fotos, depila ou epile o rosto. Quais são as técnicas de remoção dos pelos do rosto?

Epilação ou depilação do rosto?

Há várias maneiras de remover os pelos do rosto. Pode optar por depilação ou epilação.

A depilação significa que removemos apenas a parte visível dos pelos, ou seja, cortamo-los. É mais rápido e confortável, mas o resultado não dura muito tempo. Pode utilizar uma lâmina, uma máquina ou um creme depilatório.

A epilação é mais eficaz, os pelos demoram muito mais tempo a crescer. Neste caso removem-se os pelos com as raízes e a pele fica muito lisa durante várias semanas. Ao contrário da depilação indolor, a pele pode arder durante a epilação, mas o resultado é perfeito! A epilação pode fazer-se com uma pinça, cera, pasta de açúcar, epiladora ou com um sistema IPL.

Depilação do rosto

Se não tem coragem para experimentar coisas novas, a depilação clássica é uma boa escolha. No entanto, lembre-se que os pelos voltam a crescer após 2 ou 3 dias e passar pela fase chamada «barba de três dias». É óbvio que não ficam tão visíveis como a barba masculina e as pessoas à sua volta provavelmente não vão reparar. Mas trata-se da sua sensação de conforto e confiança.

Se quiser utilizar a lâmina clássica, não se esqueça da espuma de depilação Saffee Face & Body que suaviza os pelos e facilita a depilação.

SUGESTÃO: Não gosta de sentir a lâmina afiada no rosto? Existe uma variante mais suave: um creme depilatório para rosto. Basta aplicá-lo, deixar atuar (de acordo com as instruções fornecidas) e remover todos os pelos com uma espátula de plástico. 

Dermaplanning

Já que estamos a falar de depilação, não podemos esquecer esta técnica! O dermaplanning é uma variante de depilação especial que usa uma lâmina parecida com um bisturi para remover os pelos e as células cutâneas mortas da pele. Ou seja, é semelhante à depilação e à esfoliação num único procedimento. A pele fica ainda mais lisa e iluminada e o processo ajuda aumentar a produção de colagénio.

No entanto, este método não é adequado para todas as pessoas. É recomendável efetuá-lo uma vez de 3 a 5 semanas e isso pode ser problemático se tiver pelos escuros que ficam visíveis quando voltam a crescer. O dermaplanning não é adequado para peles acneicas, sensíveis ou problemáticas. Seja como for, é um método interessante, mas deve ser feito na presença de profissional, pelo menos no início.

Bandas de depilação facial

Se é mais corajosa e deseja livrar-se dos pelos durante mais tempo, experimente a depilação com cera. Este procedimento é tão fácil que pode fazê-lo em casa, mas recomendamos a variante mais segura de bandas de depilação. Basta colocar as bandas de cera no rosto e, após alguns momentos, arrancá-las na direção oposta ao do crescimento dos pelos.

As bandas Veet Wax Strips são mais pequenas e adequadas para uso direto no rosto. Contêm o óleo de amêndoas e a vitamina E, por isso hidratam e eliminam as irritações. As bandas depilatórias Veet Easy-Gel são adequadas para peles mais sensíveis. Removem os pelos mais suaves graças à tecnologia especial Easy-Gelwax™.

SUGESTÃO: a pasta de açúcar tem uma estrutura semelhante à da cera, mas a epilação com cera deveria ser menos dolorosa. Se não tem experiência, é recomendável contactar um profissional ou experimentar a pasta primeiro numa área menos sensível e visível. Quando souber como funciona, pode utilizá-la no rosto.

Epiladora facial

A epilação facial é, sem dúvida, um dos métodos mais eficazes e duradouros de remoção de pelos. No entanto, a qualidade da máquina é muito importante!

Braun Face 830 capta os pelos muito suaves e mantém a pele lisa durante 4 semanas. Não se trata apenas de uma epiladora facial. Pode substituir a cabeça e transformá-la numa escova de limpeza que suaviza e limpa a pele na perfeição!

Outra epiladora elétrica de qualidade é a Remington Smooth & Silky EP7070 com acessórios especiais para a zona da testa, queixo, sobrancelhas e a área acima do lábio superior. O aparador é ótimo para um corte rápido, a escova de limpeza ajuda na sua rotina diária e o acessório de massagem mima o rosto após a epilação e deixa a pele perfeitamente relaxada.

Se deseja remover os pelos e combater as rugas, experimente o sistema multiusos Braun FaceSpa Pro 911 e transforme o seu lar num spa privado. A escova de limpeza remove todas as impurezas da pele, a cabeça epilatória garante uma pele lisa e o acessório de massagem proporciona um toque final agradável.

SUGESTÃO: nos últimos anos está na moda um tipo especial de epilação, o threading. É um procedimento que utiliza um fio 100 % de algodão que se enrola no pelo e arranca-o rapidamente, incluindo a raiz. É uma técnica que não irrita a pele sensível e, se for repetida com frequência, enfraquece o crescimento dos pelos em geral.

Experimente a epilação IPL

Não quer que os pelos voltem a crescer durante muito tempo? A epilação IPL é ideal para si. IPL significa luz intensa pulsada, atrai o pigmento escuro nos pelos e transforma-se em calor. Durante este procedimento, os pelos sobreaquecem e caiem por si. No entanto, o procedimento IPL deve ser repetido algumas vezes em intervalos regulares para obter um efeito duradouro. Estão disponíveis também epiladoras IPL seguras para a utilização caseira, o que é muito prático.

A epiladora IPL de rosto e corpo Philips Lumea Advanced SC 1994 evita o crescimento dos pelos durante 6 meses. Tem vários acessórios adequados para o corpo e o rosto. Pode selecionar a intensidade da luz e o procedimento é mais fácil se ligar a máquina ao telemóvel. É a maneira mais fácil!

A epliadora Remington i-Light Prestige IPL6750 garante a remoção precisa dos pelos do rosto. Há sistemas diferentes para áreas pequenas e grandes, por isso pode regular o procedimento de epilação à área específica do corpo e do rosto.

Há várias técnicas de remoção dos pelos do rosto. Escolha a melhor para si e não tenha vergonha de mimar-se com este cuidado.

Autora: Laura