Crosta láctea é o nome de uma doença de pele que se manifesta num couro cabeludo escamoso em bebés pequenos. O couro cabeludo desenvolve crostas e escamas inestéticas de cor branca ou amarelada. Podem também aparecer na testa, nas sobrancelhas ou atrás das orelhas.
Aparece mais frequentemente em bebés entre o primeiro mês e o primeiro ano de vida. Embora seja um problema desagradável, na maioria dos casos, a crosta láctea é completamente inofensiva e não há razão para se preocupar.
Poderíamos dizer que é uma forma de seborreia neonatal, mas, ao contrário da dermatite seborreica, a crosta láctea não causa qualquer desconforto (não faz comichão, não dói) e desaparece com o tempo. Pode aliviar os seus sintomas com os melhores produtos para a crosta láctea.
A crosta láctea do recém-nascido é causada pelo funcionamento excessivo das glândulas sebáceas na cabeça. O sebo aglutina as células mortas da pele, formando assim escamas e crostas visíveis. A causa exata ainda não é conhecida, mas especula-se que possa ser um efeito secundário das hormonas da gravidez do corpo da mãe.
Se está a perguntar se os adultos podem ter crosta láctea, a resposta é não. Neste caso, trata-se de caspa ou seborreia.
Pode retirar gradualmente as escamas da cabeça. Seja sempre paciente e tão delicada quanto possível. Como o fazer?
Dica: ao retirar os pedaços maiores, os pêlos também podem cair. Isto é normal e não se deve preocupar - eles voltarão a crescer em breve. Pode também ficar com uma mancha rosa ou branca no ponto de descolamento, mas esta acabará por desaparecer.
A crosta láctea é inofensiva e, para a grande maioria das crianças, é apenas um problema estético. No entanto, em casos raros, pode ser mais do que isso. Leve o bebé ao médico se:
Encontre os melhores produtos para a crosta láctea e desfrute ao máximo dos primeiros meses com o seu bebé. A Notino pode ajudá-la a cuidar do seu bebé.