Mascne: Como acabar com a acne que aparece sob a máscara protetora

A humidade, o calor, a falta de ar e uma irritação desagradável na pele. O ambiente sob a máscara facial pode provocar vários problemas cutâneos. As máscaras protetoras já se tornaram o símbolo deste ano e a «mascne» é uma nova expressão que surgiu. Como prevenir e como cuidar da pele com «mascne»?

O que é a «mascne» e porque aparece?

A «mascne», também apelida por «acne mecânica» pelos dermatologistas, é causada por uma utilização duradoura de máscaras faciais e respiradores.

A fricção mecânica, o calor, a falta de ar fresco, o suor e a humidade proveniente de respirar e de falar criam um ambiente ideal para a multiplicação de microrganismos e o entupimento dos poros sob a máscara facial. Além disso, a sua utilização prolongada pode provocar lesões no rosto que facilitam a penetração de impurezas e bactérias na pele. A obstrução dos poros causa o aparecimento de várias formas da acne: pequenas borbulhas, pontos negros e mesmo a acne grave (nódula-cística).

texto completo ocultar texto

Como prevenir a «mascne»

Obviamente, o mais importante é não subestimar a prevenção. Mantenha as regras de uso correto das máscaras faciais e minimize o risco do aparecimento da acne:

  • Utilize a máscara apenas em situações obrigatórias. Se está ao ar livre e se não está em contacto com outras pessoas, remova a máscara e deixe a pele respirar.
  • Evite a multiplicação das bactérias sob a máscara trocando a máscara regularmente. Uma máscara cirúrgica costuma ficar húmida após cerca de 20 minutos da utilização. Se é possível, deixe a pele «respirar» alguns instantes antes de colocar a máscara.
  • Acostumou-se a usar máscaras de pano? Então, não se esqueça de lavá-las, esterilizá-las e passar com ferro após cada uso. Use detergentes suaves e evite amaciadores que podem irritar a pele e promover a obstrução dos poros.
  • Quem prefere fazer as máscaras em casa, deve optar por um tecido agradável, por exemplo, 100 % algodão. A máscara tem de ficar bem ajustada ao rosto, não pode apertar, esfregar ou irritar a pele. Antes da primeira utilização, lave e passe com ferro.

texto completo ocultar texto

Como tratar a «mascne»

Já reparou nas primeiras borbulhas na pele sob a máscara? Deixe de aplicar os cuidados habituais e comece a utilizar cosméticos especialmente desenvolvidos para cuidar da «mascne».

Cuidados corretos a ter com a pele sob a máscara

Antes de colocar a máscara protetora, limpe por completo a pele e proteja-a de esfregas. Eis os passos recomendados da rotina de manhã:

  • Limpe a pele com água e uma espuma, emulsão ou um gel adequados para a acne. Em seguida, pode cuidar da pele com um tónico suave.
  • Após a limpeza, aplique um creme hidratante que cria uma camada protetora fina entre a pele e a máscara e, desse modo, evita a esfrega mecânica.
  • Opte por um creme não comedogénico para rosto com textura suave que não obstrui os poros e não sobrecarrega a pele. A escolha certa são cremes com textura em gel e séruns faciais leves.
  • Aposte nos cuidados com antioxidantes que protegem a pele das agressões externas negativas.
  • Ao contrário, não aplique cremes nutritivos espessos, vaselina, produtos muito gordurosos e os que promovem a produção de sebo.
  • Evite também a aplicação dos produtos de dia com retinol e outras substâncias que podem eventualmente irritar a pele. A oclusão da pele aumenta os efeitos de substâncias ativas o que pode ter impactos negativos na pele.
  • Aplique o creme para a «mascne» pelo menos 15 minutos antes de colocar a máscara. É importante que o creme se absorva por completo e não deixe os restos na máscara.

texto completo ocultar texto

Rotina dos cuidados a ter com a pele com a «mascne» à noite

À noite, limpe a pele em profundidade e aplique os produtos para a «mascne» que ajudam a regenerar a pele stressada sob a máscara facial:

  • Limpe a pele logo que voltar para casa. Ao longo do dia, a pele apanha suor, sebo e impurezas que é preciso remover o mais rápido possível.
  • Introduza os produtos para a «mascne» com substâncias ativas que cuidam da pele problemática: peróxido de benzoílo, ácido salicílico e outros ácidos AHA. Todavia, tenha cuidado com a aplicação dos produtos que contêm estas substâncias se a sua pele estiver muito irritada por causa da utilização da máscara. Nesta situação, aposte nos produtos com baixa concentração ou opte por produtos calmantes e hidratantes.
  • Para evitar a irritação, não use mais produtos com substâncias ativas ao mesmo tempo. Aplique cuidados mais intensos diretamente sobre as borbulhas e não em todo o rosto. Gosta de utilizar produtos com retinol? Aplique-os uma noite e a noite seguinte, aplique apenas um cuidado local. Não use os dois simultaneamente.
  • Mime a pele com a máscara facial calmante que refresca e regenera a pele pelo menos uma vez por semana.

texto completo ocultar texto

Siga também outras dicas sobre o tratamento da acne: não esprema as borbulhas, tente não tocar o rosto com mãos sujas, beba bastante água, siga uma dieta equilibrada e, em especial, tente evitar o stresse.

A maquilhagem sob a máscara e a «mascne»

Os dermatologistas não recomendam aplicar a maquilhagem se pretendemos usar uma máscara facial. A razão é simples. Os produtos de maquilhagem podem contribuir à obstrução dos poros e à pioria do estado da «mascne». Por esse motivo, minimize a aplicação de produtos de maquilhagem. Se mesmo não consegue sair de casa sem rosto maquilhado, opte por uma maquilhagem delicada para diminuir os seus impactos negativos na pele:

  • Aplique a base apenas na pele limpa e hidratada bastante tempo antes de colocar a máscara.
  • Lave mãos antes de maquilhar-se. Se usar um pincel ou uma esponja, lave-os regularmente.
  • Aposte numa base não comedogénica cuja composição não entope os poros. De preferência, aplique bases especialmente desenvolvidas para pele problemática que fornecem à pele acneica tudo o que necessita.
  • Fixe a maquilhagem com um pó de fixação para evitar manchas na máscara.
  • Os sintomas da «mascne» na sua pele não são muito visíveis? Aplique então um creme BB que não sobrecarrega a pele.
  • Remova a maquilhagem logo que for possível. Permita que a pele respire e limpe-a em seguida.

texto completo ocultar texto

Os mais vendidos