Ir para o conteúdo principal

Como escolher uma escova de dentes elétrica

Sónica, oscilante ou com tecnologia magnética iO? Para dentes sensíveis ou um branqueamento intenso? Conheça as características das escovas elétricas e escolha a melhor para si.
 
É certo que todas as escovas de dentes elétricas superam as escovas manuais em termos de eficácia. A principal diferença entre as escovas de dentes elétricas consiste no tipo de movimento que efetua a cabeça durante a escovagem.
 
As escovas de dentes elétricas conseguem efetuar milhares de micromovimentos por minuto. Por isso, são mais eficazes do que as escovas manuais. Se não tem a certeza de que a tecnologia é adequada para si, siga as recomendações seguintes:
 
  • Para uma limpeza precisa e profunda da cavidade oral, opte por escovas oscilantes.
  • Quem prefere uma escovagem suave, deve utilizar escovas sónicas que vibram de maneira suave.
  • Se deseja experimentar as duas tecnologias, opte por uma escova com tecnologia magnética iO.

Escova de dentes sónica

As escovas sónicas efetuam uma escovagem sónica de alta frequência para cima e para baixo, pode dizer-se que a cabeça vibra de maneira muito rápida e suave. Uma vez que a remoção da placa bacteriana dos dentes e das gengivas é muito suave e eficaz, são escovas de dentes elétricas adequadas para crianças e pessoas com dentes sensíveis. As cabeças costumam ser estreitas e compridas.

Escova de dentes oscilante

As cabeças de escovas oscilantes não efetuam movimentos para cima e para baixo, mas rotativos. Uma vez que giram em rodas muito pequenas num sentido e no outro, costumam ter uma forma redonda. Existem também escovas que unem a tecnologia oscilante à rotativa, o que permite efetuar movimentos para frente e para trás. Por consequência, são mais eficazes para remover manchas na superfície dos dentes, causadas pelo café ou vinho.

Escova de dentes magnética iO

As escovas com tecnologia magnética iO são fabricadas exclusivamente pela marca Oral-B. Unem uma energia suave das fibras microvibrantes à cabeça redonda que foi desenvolvida em parceria com dentistas. Uma vez que a cabeça é redonda, trata-se de escovas oscilantes sem pulsações para frente e para trás que são acionadas por um motor magnético. A embalagem inclui também um carregador magnético.

Poupa tempo

Uma das vantagens das escovas de dentes elétricas é a duração de escovagem recomendada. Dado que deve durar durante 2 a 3 minutos, a limpeza dos dentes é muito mais rápida do que a escovagem com as escovas manuais. Se a escova de dentes poupar apenas 1 minuto por dia, são 6 horas durante um ano! Além disso, a escovagem mais curta facilita o hábito correto dos cuidados orais.

Crianças

Em geral, utilizar uma escova de dentes elétrica é bastante divertido e muitas pessoas conseguem limpar os dentes durante muitos minutos sem parar. É óbvio que as crianças preferem também escovas elétricas. Se pretende evitar um combate diário com o seu filho na casa de banho, ofereça-lhe uma escova de dentes com design divertido.

Como limpar os dentes com uma escova elétrica

Para obter os melhores resultados, é necessário aprender a técnica correta de escovagem que é muito simples, porque as escovas de dentes elétricas fazem quase todo o trabalho por si. Basta colocar pasta de dentes na cabeça e verificar se a cabeça limpa todos os dentes e alcança também os lugares de difícil acesso.

Primeiro, limpe os dentes superiores (esta regra é válida para todos os tipos de escovas, incluindo as manuais. Porquê? Para impedir que a sujidade dos dentes superiores afete os dentes inferiores limpos.

 

Coloque a escova nos dentes de trás e deixe-a escovar cada dente durante alguns segundos. É recomendável colocar a cabeça mais perto das raízes dos dentes, porque costuma ficar mais sujidade nessa linha. Em seguida, limpe com cuidado toda a superfície do dente.

Muitas escovas elétricas têm um sensor de pressão integrado que avisa quando pressiona demasiado a escova. A maioria das escovas tem também um temporizador que controla a duração da escovagem. Além disso, muitas estão ligadas a aplicações que enviam as informações sobre a escovagem no telemóvel em tempo real.

Em resumo, se optar por uma escova elétrica, não vai ficar desiludido e vai guardar uma escova manual apenas para férias no deserto, ou seja, em lugares sem eletricidade (as escovas elétricas funcionam sem problemas durante uns dias, mas depois têm de ser carregadas). Por isso, não diga adeus à escova manual e guarde-a no estojo cosmético como reserva para situações de emergência.

texto completo ocultar texto