Calvin KleinHugo BossLancômeArmaniChloé

Descubra o mundo dos perfumes

Entre connosco num mundo de fragrâncias. Na nossa oferta encontrará milhares de produtos de marcas conceituadas. Escolha o seu novo perfume, eau de cologne ou perfume para casa de mais de duas centenas de produtores mundiais.

Gostamos de descobrir continuamente novidades entre perfumes e todas as semanas oferecemos dezenas de perfumes em promoção. Na nossa loja pode encontrar os bestsellers de perfumes das marcas mais populares como Paco Rabanne, Dolce & GabbanaYves Saint Laurent ou Burberry, mas também perfumes exclusivos de nicho que serão apreciados pelos mais apaixonados por fragrâncias.

 

Facilitamos ao máximo a escolha do seu perfume. Basta saber se está à procura de um perfume feminino, perfume masculino ou unissexo. Conforme a intensidade e a duração desejadas do aroma, pode optar por perfume, eau de toilette, eau de parfum ou eau de cologne.

Para os que não sabem o que escolher, oferecemos amostras de perfumes que lhe permitem experimentar um perfume específico.

Também oferecemos cosméticos perfumados e coffrets de perfumes com belos embrulhos, que acompanham quase todas as eaux de toilette ou eaux de cologne e que servem na perfeição como presente para mulher, bem como para homem.

A Notino especializa-se na venda de perfumes. Escolha da nossa vasta oferta o melhor perfume para si!

texto completo ocultar texto

Selecionou

  • Perfumes
  • Bath & Body Works
  • Vela perfumada
  • Gingerbread & Caramel

Abrir filtro Fechar filtro

Perfumes: tudo o que gostaria de saber

Vivemos rodeados por fragrâncias a vida inteira. Conseguem melhorar a nossa disposição, evocam memórias boas e despertam os sentidos. O melhor perfume aumenta a nossa autoestima e cria uma aura invisível que nos acompanha por toda a parte. Escolha o melhor para si.

Como escolher um perfume?

Chegou a hora de escolher um novo perfume? Seguem-se algumas informações básicas que o ajudam a orientar-se no mundo dos perfumes quando escolhe uma nova fragrância para si ou oferece como presente.

Intensidade dos perfumes: Eau de Toillete ou Eau de Parfum

Um perfume, uma Eau de Parfum ou uma Eau de Toilette? A diferença entre eles está na percentagem de conteúdo dos componentes aromáticos. Em geral, podemos dizer que quanto maior for a concentração, mais intenso o aroma e maior a duração. No entanto, lembre-se que a intensidade e a duração também são influenciadas pela qualidade dos componentes do perfume e por outros fatores. Assim, os perfumes de marcas de qualidade podem durar mais tempo de que os perfumes baratos, mesmo que estes tenham uma maior concentração do aroma. Quais são as concentrações nos vários tipos de fragrâncias?

  • O Perfume (Extrait de Parfum - P) é a forma mais concentrada do aroma à venda. O conteúdo dos componentes aromáticos é de 15 a 30 %. Basta aplicá-lo em quantidades muito pequenas e dura até dezenas de horas.
  • A Eau de Parfum (Eau de Parfum - EdP) contém 8 a 15 % de essências aromáticas em cerca de 85 % de álcool. Em conjunto com a Eau de Toilette, é a fragrância mais vendida. Na pele dura cerca de 4 a 8 horas.
  • A Eau de Toilette (Eau de Toilette - EdT) é o tipo de fragrância mais adequado para uso diário, o conteúdo da composição aromática é de 4 a 8 % em cerca de 80 % de álcool. Dura cerca de 3 a 4 horas na pele, depois é necessário voltar a aplicá-la.
  • A água de colónia (Eau de Cologne - EdC) contém 3 a 5 % de componentes aromáticos dissolvidos em cerca de 70 % de álcool. Tem uma duração de 2 horas, aproximadamente, por isso requer uma aplicação mais frequente. Geralmente, é associada às fragrâncias para homens, mas há também várias águas de colónia para mulher.

Perfumes de acordo com categorias

Os perfumes dividem-se, geralmente, em femininos, masculinos, unissexo e para crianças. Para cada uma destas categorias, usa-se um tipo de aroma diferente:

  • Os perfumes para mulher caraterizam-se sobretudo pelo aroma floral, por exemplo, jasmim, rosa, flor de laranjeira ou lírio-do-vale. Também costumam ter notas frutadas, de pó, baunilha ou especiarias fortes.
  • Um perfume de homem é, geralmente, um perfume amadeirado mais forte, acompanhado de citrinos frescos e especiarias. A lavanda, notas orientais, couro e tabaco também são populares.
  • Os perfumes unissexo são universais, tanto para homem como para mulher. Geralmente destacam-se por notas cítricas fortes e aroma amadeirado ou notas de água e verdes.
  • Os perfumes para as crianças são geralmente doces e cheiram a doces, pastilhas elásticas, coca-cola, caramelo ou fruta suculenta. Ao aroma doce juntam-se notas florais ou, por exemplo, coco.

Composição dos perfumes

Notas de topo, coração e base do perfume

Já reparou que o aroma da maioria dos perfumes altera-se ao longo do tempo? A composição de um perfume é, geralmente, uma combinação de três partes subsequentes que criam a pirâmide olfativa:

  • As notas de topo (as notas de cabeça) são a essência de perfume que sente imediatamente depois de aplicá-lo. Geralmente, são notas leves cítricas e de ervas, cujo papel é captar a atenção. As notas de topo deixam de sentir-se após alguns segundos ou minutos e passam para as notas de coração.
  • As notas de coração (as notas de meio) começam a desenvolver-se após 15 minutos, aproximadamente, e duram cerca de 2 a 3 horas. Entre elas encontramos geralmente flores, frutas, especiarias e notas verdes.
  • As notas de base (as notas de fundo) sentem-se após a primeira meia hora e frequentemente duram várias horas. As mais frequentes costumam ser as notas de madeira, almíscar, âmbar, mas também notas orientais como incenso ou baunilha.

A grande maioria dos perfumes é composta de acordo com a pirâmide olfativa, no entanto, há perfumes com uma composição linear cujo aroma é sempre igual.

Tipos de perfumes

De acordo com as notas de perfume, as fragrâncias dividem-se em aromáticas, de aldeído, cítricas, amadeiradas, chipre, de especiarias, de couro, florais, orientais, frutadas, de água e verdes. Estes grupos básicos subdividem-se, por conseguinte, em perfumes florais frutados, chipre amadeirados, orientais e de especiarias e outros. Basta clicar no grupo preferido nos nossos filtros e escolher o melhor perfume de acordo com o tipo.

Componentes populares dos perfumes

Embora a lista de ingredientes de perfumes contém geralmente apenas alguns ingredientes, a maioria dos perfumes contém várias dezenas, até mesmo centenas. Alguns sentem-se com mais intensidade, outros são dificilmente identificáveis para a maioria das pessoas. Os componentes mais populares são indiscutivelmente o jasmim, rosa, íris, oud, baunilha ou violeta. Adora um dos ingredientes e gostava de senti-lo no seu perfume novo? Visite a nossa página Notas de perfumes e escolha o perfume de acordo com a composição.

Perfumes nicho extraordinários

Quer destacar-se das massas pelo odor e realçar a sua excecionalidade? Veja a nossa secção de perfumes nicho! São perfumes luxuosos que se diferenciam não apenas pela qualidade dos seus componentes, mas também por composições aromáticas invulgares que deixam uma forte impressão.

Como experimentar perfumes corretamente?

Quando experimentar a amostra de um perfume em casa ou numa perfumaria, recomendamos algumas regras básicas:

  • Experimente o perfume na pele. A fragrância reage com o pH da pele, por isso, o cheiro será diferente num papel ou no pulso de outra pessoa. Use o papel na perfumaria para o primeiro teste de várias fragrâncias e depois aplique as melhores diretamente na pele.
  • Não siga apenas a primeira impressão. Deixe o aroma desenvolver-se por completo. As notas de topo duram poucos minutos, mas o perfume cheira sempre bem.
  • Experimente, no máximo, três perfumes de seguida. O nariz não consegue distinguir mais de três perfumes.

Como usar um perfume?

Já escolheu o melhor perfume? Vamos ver como pode usá-lo corretamente para que o aroma se desenvolva o melhor possível e como guardá-lo para durar mais.

Como usar um perfume? Regras de aplicação básicas

  • Para que o aroma se desenvolva o melhor possível, borrife o perfume nos pontos de pulsação, tais como veias no pescoço, pulso, na parte de dentro dos cotovelos, atrás dos joelhos ou das orelhas. Depois de aplicar o perfume nos pulsos, não os esfregue, pois um perfume sobreaquecido evapora mais depressa.
  • Recomendamos passar os pontos de aplicação primeiro com um creme, óleo ou vaselina. Assim, o perfume não é absorvido pelos poros e dura muito mais.
  • Se deseja realçar ainda mais o perfume use- o em conjunto com outros produtos cosméticos perfumados da mesma linha: uma loção corporal, um gel de duche, um desodorizante. Adquira um cofrett presente de produtos para tê-los a todos.
  • O perfume desenvolve-se mais intensivamente nos pontos de pulsação mais quentes, mas não dura tanto. Por isso, borrife-o também em alguns sítios mais frios do corpo, tais como os lóbulos ou os joelhos. Neles, dura muito mais.
  • A aplicação do perfume no cabelo também prolonga a duração. Borrife-o no cabelo a uma distância de, pelo menos, 15 centímetros. No entanto, se aplicar o perfume no cabelo frequentemente, pode secá-lo, por isso, para perfumar o cabelo, é preferível usar fragrâncias para o cabelo especiais.
  • Se não quiser aplicar o perfume diretamente na pele ou não quer um arome demasiado intenso, borrife o perfume no ar e passe pela nuvem perfumada.
  • Se já sabe que a sua Eau de Parfum ou Eau de Toilette não dura o dia inteiro, tenha sempre na mala uma versão miniatura do perfume, uma pequena embalagem com aplicador ou uma amostra e pode voltar a aplicá-la sempre que precisar.

Perfumes de acordo com a ocasião e a estação do ano

A arte de usar perfumes não se limita apenas à aplicação correta, mas inclui também a escolha do perfume correto para uma ocasião específica ou para a estação do ano. Escolha as fragrâncias como se segue, de acordo com a altura do dia:

  • Para usar durante o dia, escolha um perfume mais leve e fresco. É ideal escolher um aroma cítrico ou um perfume floral. A intensidade mais adequada é a de uma Eau de Toilette ou água de colónia.
  • Para usar à noite, pode escolher um perfume mais pesado, forte e sensual. A escolha acertada é uma Eau de Parfum que mantém o odor intenso durante toda a noite.

Tal como os perfumes mais leves são adequados para o dia e os mais pesados para a noite, também se usam tipos de perfumes diferentes consoante as estações do ano. Em geral, podemos dizer que quanto mais frio estiver mais intenso, doce e picante deve ser o perfume e vice-versa:

  • Os perfumes de primavera típicos são iguais à primavera: leves, frescos e cheios de flores, tais como lírio-do-vale ou jasmim.
  • Os melhores perfumes de verão devem refrescar e dar energia no calor. Os perfumes cítricos são ideais, mas as notas de água ou verdes também ficam bem.
  • Os perfumes de outono trazem aromas mais picantes, mais pesados e doces. O outono é dominado por especiarias como baunilha ou cardamomo e por madeiras como sândalo ou cedro.
  • Os perfumes de inverno são os mais pesados e os mais sensuais. Neles, combina-se um toque de Oriente, frutos doces e notas gourmet.

Seja como for, escolha o melhor perfume para cada ocasião ao seu gosto e à disposição do momento. O mais importante é sentir-se bem com o perfume escolhido.

Como guardar um perfume para durar o máximo tempo possível?

Tem o perfume preferido exposto na estante na casa de banho ou junto à janela? Errado. Os perfumes não gostam de calor, humidade ou de raios solares. Duram mais num lugar seco, escuro e fresco. O melhor é guardá-los na embalagem original, numa sala a uma temperatura até 20 °C.

Os perfumes mais vendidos na notino.pt:

texto completo ocultar texto