De que se trata no caso de fluidos
Em primeiro lugar: o que são os fluidos? «São produtos cosméticos líquidos, tipicamente com teor de água mais elevado», explica a especialista em bioquímica e cuidados de pele Vendula Ficelová do perfil @biochemicka.vendy. «Entre os cosméticos coreanos, este nome dá-se a tónicos ou essências, no nosso país também a loções faciais ou hidrolatos». Trata-se antes da consistência do produto, não de uma categoria claramente definida, pelo que pode procurá-los em várias secções.
Nem sérum, nem creme
Os fluidos têm outras propriedades específicas que demonstram o seu pleno potencial em comparação com outros produtos de cuidados faciais. «Em comparação com séruns faciais, os fluidos têm uma concentração mais baixa de substâncias ativas. Ao contrário de cremes faciais, são muito mais rapidamente absorvidos, contêm menos componentes suavizantes e, muito provavelmente, não encontra neles os agentes oclusivos – as substâncias oleosas que lubrificam a superfície da pele de forma a perder água», acrescenta Vendula Ficelová, para nos esclarecer perfeitamente.
Uma dose extra de cuidados
Existem muito fluidos e cada um tem a sua própria propriedade – podem hidratar, esfoliar, acalmar ou iluminar, existem até fluidos tonificantes ou as variantes com FPS. E é aí que reside a sua principal força e a razão para os adicionar ao seu equipamento de casa de banho. Ajudam a sua pele na luta contra o que a incomoda atualmente.
Mais milagres da Coreia, de que gostamos
Não substituem nenhum outro produto, no entanto, como explica Vendula Ficelová, funcionam como um complemento e um passo extra, quando os cuidados habituais não são suficientes. «E como são leves e têm uma concentração de substâncias ativas mais baixa, são suficientemente suaves e adequados para qualquer pessoa, independentemente da idade. Sobretudo os fluidos hidratantes», explica Vendula.
Um momento de fama para os fluidos
Além disso, quando coloca vários produtos diferentes em camadas, esquece-se sempre de qual deles deve colocar primeiro na sua pele? Então, temos boas notícias para si, com os fluidos é fácil. «Aplicamo-los na pele como primeiro passo após a limpeza e depois continuamos com um sérum e um creme», aconselha a especialista em bioquímica. Para aproveitar os seus efeitos ao máximo, os fluidos devem fazer parte da rotina matinal e noturna. De acordo com a especialista, a exceção são os fluidos esfoliantes que devem ser aplicados apenas à noite, para não esfoliar demasiado a pele e não danificar a barreira cutânea protetora.
Mais é mais
No entanto, se gosta de cuidar da pele ao máximo, pode experimentar, por exemplo, o método popular 7 Skin Method. «Esta tendência coreana baseia-se na aplicação de três a sete camadas de um tónico facial ou de uma essência para obter melhores resultados», explica Vendula a tendência proveniente da Ásia. No entanto, atenção aos produtos esfoliantes, que não são adequados para este fim.
Com os fluidos coreanos, pode obter a «glass skin» e a «cloudless skin» desejada. Se não gosta de nomes modernos, vai ter apenas uma pele iluminada, hidratada e uniformizada. Então, vamos encontrar o seu!