Ir para o conteúdo principal

Máscaras capilares para cabelo forte e radiante

12/01/2023Iva Davies
Leitura de 7 minutos
Uma máscara capilar bem escolhida funciona como um elixir. Deixa o cabelo mais saudável, melhora a estrutura e aumenta a firmeza. Felizmente, existe uma vasta gama de máscaras capilares. Experimentámo-las e vamos partilhar os resultados.

Como utilizar as máscaras capilares

Não confunda uma máscara capilar com um condicionador. Um condicionador ajuda a pentear o cabelo e proporciona hidratação e brilho. No entanto, uma máscara capilar é totalmente diferente! Atua no cabelo profundidade e de maneira muito mais intensa. Utilize-a com frequência, de preferência uma vez por semana ou conforme as necessidades do cabelo. Pode consultar um cabeleireiro que conheça o seu cabelo e aconselhá-la melhor. 

Antes da aplicar a máscara, lave o cabelo. Remova o excesso de água ou seque-o ligeiramente com uma toalha. Aplique uma pequena quantidade da máscara no cabelo comprido e nas pontas. Deixe atuar de acordo com as instruções do fabricante. Normalmente, de um a dez minutos. Enxague o cabelo e penteie-o como habitual. 

As máscaras capilares sem enxaguar são utilizadas de maneira um pouco diferente. Geralmente estão disponíveis em spray e as instruções de aplicação estão indicadas na embalagem. Nunca aplique as máscaras capilares nutritivas nas raízes do cabelo: o cabelo fica sobrecarregado, sem volume e oleoso. Exceto as máscaras especiais para o couro cabeludo.

Avaliação: as máscaras capilares mais eficazes

Kérastase Chroma Absolu Masque Chroma Filler

Ana, redatora online

O que mais gostei

Conheço a marca Kérastase e utilizo-a há muitos anos. Fico sempre muito satisfeita com os produtos capilares. No entanto, nunca tinha experimentado a gama Chroma Absolu, por isso, fiquei muito curiosa. Será esta a melhor máscara para cabelo danificado?

Vantagens

A máscara capilar Kérastase Chroma Absolu destina-se a cuidados de cabelo poroso e sensível. Ou seja, inclui também cabelo danificado por coloração. Há muitos anos, o meu cabelo descolorado podia contar imensas histórias… O meu cabelo não tem volume nem brilho e as pontas estão espigadas… O resultado é visível após a primeira aplicação. A sensação agradável ficou mais forte após uma semana, quando apliquei a máscara pela segunda vez. O cabelo está mais brilhante, fortalecido e radiante. Após este teste, decidi adquirir não apenas a máscara, mas também o champô e o condicionador da mesma gama. Espero que estejam em promoção.

Desvantagens

Gosto mais de máscaras em tubo. Infelizmente, entra sempre alguma água nos frascos dos produtos, o que não é ideal. E o preço. Em comparação com outros produtos da marca Kérastase, esta máscara capilar profissional é mais cara. Pode ter a certeza de que não vai ficar arrependida! 

Máscaras de cabelo testadas

REDKEN Extreme Length

Leonor, estudante 

O que mais gostei

Uma das poucas máscaras capilares que não é aplicada apenas no cabelo comprido e nas pontas, mas é massajada também no couro cabeludo. Fiquei muito curiosa com o resultado.

Vantagens

Tenho cabelo comprido e pintado. De acordo com a informação do fabricante, a máscara REDKEN Extreme Length é adequada para cabelo danificado e quebradiço e estimula o crescimento. A máscara é agradável no couro cabeludo, fica refrescado e acalmado. Após a aplicação, o cabelo fica belo. É fácil de pentear, não quebra nem cai muito. Estou com vontade de utilizar a máscara a longo prazo. Funciona! Além disso, a máscara vem num tubo muito prático. Geralmente consigo derramar tudo…

Desvantagens

Não encontrei nenhuma. 

Shu Uemura Silk Bloom

Laura, estilista

O que mais gostei

Após a aplicação da máscara capilar, o cabelo ficou liso e macio. E adorei o aroma da máscara.

Vantagens

Não costumo utilizar máscaras capilares, sou preguiçosa. Mas como tenho cabelo descolorado e com ondas permanentes, precisava de cuidar do cabelo extremamente seco, danificado e áspero sem deixar as raízes saudáveis oleosas. Lavei o cabelo, apliquei um condicionador, enxaguei e sequei com uma toalha. Apliquei a máscara Shu Uemura Silk Bloom e penteei o cabelo. Deixei a máscara atuar durante mais de 10 minutos, cerca de 45 minutos no total, e enxaguei o cabelo por completo. Em seguida, sequei o cabelo com um secador com difusor e não pude acreditar. 

Desvantagens:

O preço. Com uma aplicação semanal, a máscara dura, no máximo, dois meses. É pouco tempo. No entanto, é tão boa que vou voltar a investir nela.

Schwarzkopf Professional: BC Bonacure Repair Rescue

Joana F., redatora online 

O que mais gostei

Além da eficácia, gostei da composição 100 % vegana.

Vantagens 

O meu cabelo descolorado é extremamente fino, seco e danificado, por isso absorve qualquer máscara capilar de imediato. De acordo com as instruções, apliquei esta máscara capilar no cabelo seco com uma toalha, deixei-a atuar durante 10 minutos e, em seguida, enxaguei o cabelo. Penso que vi e senti os efeitos após a primeira aplicação (mas se calhar apenas desejei ver e senti-los). O cabelo ficou muito mais macio, liso e reforçado. A gama Bonacure Repair Rescue repara os danos no cabelo ocorridos nos últimos 3 anos com uma única aplicação. O cabelo fica reforçado, por isso vou continuar a utilizá-la para ver o efeito a longo prazo. Penso que é a melhor máscara capilar para cabelo seco que já experimentei.

Desvantagens 

O preço elevado, se a máscara não estiver em promoção. 

K18 Molecular Repair

Joana P., redatora online 

O que mais gostei

Não é necessário enxaguar!

Vantagens

Além de não ser necessário enxaguar o cabelo, a aplicação rápida e simples também é ótima. Poupa tempo e água no duche. A composição está repleta de peptídeos, o que nem sempre é comum em produtos capilares. Além disso, é uma máscara capilar vegana. Quase inacreditável. Gosto também do facto de não conter perfume. 

Desvantagens

K18 Molecular Repair tem efeitos tão fortes que a primeira aplicação no cabelo fino tem um efeito «eletrificante». Diria que é «demasiado forte». No entanto, este efeito não ocorre nas aplicações seguintes e o cabelo fica cada vez mais saudável…

Máscaras de cabelo testadas

L’Oréal Professionel Serie Expert Metal Detox

Carla, editora de conteúdos online

O que mais gostei

Adorei o aroma e a consistência da máscara e o facto de cumprir a promessa. E basta um minuto de atuação!

Vantagens

Conheço a gama L'Oréal Professionnel Metal Detox  do meu cabeleireiro. Costumamos chamá-la de «detox mental» como todas as idas ao cabeleireiro. Além do que referi, no caso da máscara profundamente nutritiva Metal Detox gostei da poupança de tempo: enxagua-se após um minuto de atuação, o suficiente para o cabelo ficar radiante, fortalecido e macio.

Penso que a cor do cabelo também fica mais resistente, desbota mais devagar e não perde brilho. Por isso é verdade que a máscara protege da acumulação de partículas metálicas após a coloração (que pode danificar as fibras capilares e causar o desbotamento da cor).

Desvantagens

Provavelmente o preço, todos desejamos gastar menos. Mas a máscara durou dois meses, com utilização semanal. E o dinheiro é um investimento na qualidade do cabelo!

Inspirou-se na nossa avaliação de máscaras capilares e escolheu a sua? Desfrute da máscara, do brilho e da força do cabelo!

Leia mais