Ir para o conteúdo principal
Que dicas de beleza daria ao meu eu mais jovem
07/03/2023Iva Davies
Leitura de 5 minutos
Há muito, muito tempo atrás, éramos jovens e belas e lidávamos com coisas que agora nos parecem ridículas. Mas eram mesmo muito importantes na altura, isso é certo. Por outro lado, não prestámos tanta atenção ao que poderia ter sido útil. Leia o que nós, na redação, diríamos aos nossos eus mais jovens.

A juventude deve ser despreocupada, mas sejamos realistas, com a idade vem uma perspetiva graças à qual aprendemos a lidar com as coisas realmente importantes. E muitos «problemas» que teríamos passado dias ou semanas a resolver com os nossos amigos ou amigas quando éramos mais novas, conseguimos agora ultrapassar com um sorriso. O que os nossos eus mais jovens gostariam (ou precisariam) de ouvir?

Não se toca nas sobrancelhas e uma boa pedicure é essencial

Joana B. Redatora online

Querida Joana, remove a tua maquilhagem todas as noites. Usa o removedor de maquilhagem para os olhos sensíveis, bebe bastante (água!) e protege-te do sol (incluindo as orelhas e lábios). Leva protetores solares, condicionadores e máscaras capilares mesmo nas caminhadas. Não tenhas medo do batom vermelho, fica-te muito bem. Não arranques as tuas próprias sobrancelhas e diz à esteticista exatamente o que queres. Os anos 90 estarão novamente na moda, mas não é preciso seguir todas as ondas da moda. Concentra-te muito na pedicure, pois é difícil andar nos cascos! 

Cabelo não pintado, vida mais simples

Joana R. Redatora online

Não pintes o teu cabelo! Tens cabelo super castanho com muitos tons que se misturam naturalmente entre si. A tua filha terá a mesma coisa, mas numa versão loira cinzenta, e estarás a responder a perguntas sobre se ela tem cabelo com madeixas desde os seus cinco anos de idade. E tal como ela não usará madeixas a partir dos cinco anos de idade, tu também os deves evitar. E outros experimentos: laranja, loira, preta? Nenhuma delas será para ti. Abraça a tua naturalidade e em vez de tingir o teu cabelo, investe na saúde do cabelo e em champôscondicionadores de qualidade. Porque a vida sem cabelo pintado é muito mais fácil!

As Joanas teriam desejado na sua juventude:

A desmaquilhagem é o fundamento do estado

Catarina B. Gerente de projetos

Por amor de Deus, mulher, não te esqueças de limpar a tua pele todas as noites! Tens uma pele jovem e bonita, por isso salta as camadas de maquilhagem de má qualidade que, de qualquer forma, não vais remover antes de dormir. Remover a maquilhagem somente de manhã? Que tolice! Assim, se não quiseres ter pestanas estragadas, poros entupidos e pele feia, corre para a casa de banho todas as noites e recite o mantra de remoção da maquilhagem: com a primeira limpeza, a maquilhagem sai; com a segunda limpeza, eu limpo a pele. 

Não comas batatas com açúcar

Alice S. Lead of Content Marketing

Não pintes o cabelo de verde. Vai ser muito fixe durante os primeiros 14 dias de escola, mas o cabelo vai demorar muitíssimo tempo a crescer. Se quiseres usar um delineador, use um eyeliner subtil, não precisas de te tornar um Drácula. E não comas essas batatas com açúcar e deixa de arranjar desculpas para os desejos de gravidez, a amamentação não te fará perder peso.

Alice e Catarina teriam adorado:

O fator de proteção não é apenas para os velhos 

Sara O. Redatora online

Aprende a saber o que realmente queres e vive a tua própria vida. O mais cedo possível. E também define limites firmes onde não tenhas problemas em dizer «não» ou «vai para o inferno!». Não te importes o que os outros pensam. Há poucas pessoas no mundo cuja opinião te deve interessar. Então, cuida deles.

Protege a tua pele com cremes com um fator de proteção elevado. Sempre. Não faz mal se as pessoas te perguntarem porque é que estás branca como uma folha de papel depois das tuas férias. Experimenta com o teu cabelo. Loiro, curto, longo, seja o que for. Se não for agora, é quando? 

Não faças dietas. Só vão estragar a tua relação com a comida e o teu corpo. Limpa bem a tua pele. Todos os dias! Não tenhas medo dos batons ousados. Só se vive uma vez e os batons são uma coisa divina. 

Diz aos teus entes queridos que os amas. Sempre. E abraça-os. Não estão aqui para sempre. E mais uma vez, repito, usa o fator de proteção. Claro.

Álcool? Nem sequer na água desmaquilhante!

Carla, Editora de Conteúdos Online

Não uses águas desmaquilhantes com álcool. Quem diabos te disse para fazeres isso? Remove a maquilhagem, mesmo depois de vomitar no jardim cuidadosamente cultivado da tua mãe às 3 da manhã, não uses uma tonelada de maquilhagem na tua pele jovem e firme, e usa esse delineador para desenhar os teus próprios lábios, e não os que desejas ter. E mulher, descobre mais cedo (logo depois de aprenderes a ler) o que são cremes com elevado FPS e usa-os diariamente onde a tua pele espreita para fora da tua roupa.

Não pintes o teu cabelo em casa, e quando fizeres uma marcação com um cabeleireiro, não sejas preguiçosa e vai para aquele que conheces, não para aquele que está ao virar da esquina. Pelo menos dessa forma não perderás metade do teu cabelo aos 20 anos. E procura produtos para a queda de cabelo. Oh, e não sejas tão simpática, vive apenas «no aqui e agora», dá espaço aos pensamentos certos, deixa tudo fluir. Howgh.

Carla e Sara precisariam definitivamente de:

Encontrou a sua inspiração? Quais serão as mensagens para o seu eu mais jovem?

Leia mais