Ir para o conteúdo principal

Perdido na vasta gama de cremes SPF? Vamos ajudar!

11 de maio de 2022Notino
Sabe que a utilização de produtos com FPS é uma obrigação não só nas férias, mas está um pouco perdida na vasta gama de produtos? Aconselharemos sobre que tipos de proteção existem e quais são ideais para um dia na cidade ou junto à água, a praticar desporto ou a apanhar sol na praia. O sol tornará a sua pele bonita mas não a magoará.

Como escolher a proteção solar correta

Um fator importante são os símbolos nos produtos. UVA e UVB são essenciais. UVA protege-nos do envelhecimento da pele, UVB protege-nos das queimaduras solares. Por isso, é importante ter em atenção a estes dois símbolos nas embalagens dos produtos. 

Pessoalmente prefiro tanto os filtros químicos como os minerais. Em geral, ambos são muito benéficos, mas algumas pessoas preferem o mineral. Estes são perfeitamente adequados para peles sensíveis e para crianças. Algumas marcas combinam ambos os tipos de filtros. Se for alérgico ao sol, é melhor utilizar um filtro mineral. Um bom bónus é que tende a ser mais amigo do ambiente. 

A textura é igualmente importante. Se tiver pele oleosa, escolha emulsões mais leves com uma consistência não pegajosa. Não vai criar grumos sob a maquilhagem. O creme protetor facial FPS50+ Capital Soleil Mattifying 3 in 1 é adequado para peles com tendência a produção excessiva de sebo. Não é aconselhável aplicar mais camadas de produtos sobre este tipo de pele. É portanto aconselhável aplicar apenas um sérum e um creme protetor.

SUGESTÃO! Se o seu SPF criar grumos, evite a aplicação do seu creme de dia e use apenas um sérum. Os produtos FPS de hoje têm benefícios semelhantes aos cremes de dia.

As consistências oleosas são um tipo de produtos atrativos. Dão brilho à pele. Alguns óleos têm uma textura mais oleosa, enquanto outros se comportam como um tipo de óleo seco. Os produtos oleosos com FPS podem conter purpurinas douradas que ficam muito bonitas no corpo.

Gosta de fazer desporto? Então irá apreciar os produtos práticos em spray cuja aplicação é muito fácil. Normalmente fornecem maior resistência à água e ao suor e são especialmente fáceis de reaplicar quando necessário e a primeira camada não é suficiente. Pode utilizá-los em qualquer altura e até mesmo em excesso, mantendo assim a proteção solar. Têm um elevado fator de proteção.

O stick protetor para as zonas sensíveis Sun Sunsistick fps 50+ proporciona um elevado nível de proteção e é utilizado principalmente localmente. Excelente para proteger lábios, nariz, orelhas e outras áreas sensíveis. Pense também que tatuagens, cicatrizes ou condições após procedimentos dermatológicos requerem um fator FPS elevado e praticidade. São, portanto, geralmente transparentes mas também tingidos. Deixam frequentemente um revestimento mais leve para mostrar cobertura.

Produtos

Como proteger o cabelo do sol?

Sabia que o seu cabelo precisa de proteção solar tal como a sua pele? Quer tenha o cabelo mais espesso e poroso ou um couro cabeludo mais delicado e sensível, deve mimá-lo com um cuidado extra, especialmente se estiver junto ao mar e o sal estiver a afetar os seus fios, bem como o sol. O cabelo torna-se excessivamente seco e o couro cabeludo pode sofrer tanto como a pele. Para além dos filtros UV, muitos produtos capilares contêm óleos mais nutritivos que regeneram ou hidratam o cabelo. 

Um agradável efeito de ondas de praia com proteção pode ser criado pelo óleo hidratante bifásico Kérastase Soleil Huile Sirene para efeito de praia. Entre outras coisas, consegue criar um efeito de textura agradável no cabelo ondulado. A hidratação será especialmente apreciada pelos cabelos secos e as suas pontas.

Que FPS é adequado apenas para a pele?

Eu própria uso o FPS 30. Na minha rotina matinal, aplico protetor solar em cima do meu creme de dia. A minha pele mais seca aprecia mais texturas leves. A utilização da proteção solar diária não deve ser considerada apenas nas férias. Se ainda não começou a proteger-se do sol, talvez seja altura de o fazer. 

Está provado que o uso diário de proteção solar reduz significativamente o processo de envelhecimento. A proteção solar adequada é assim o combatente número 1 contra o envelhecimento, o que, naturalmente, também se aplica aos homens. A sua pele pode ser mais grossa, mas tende a ser mais seca e porosa durante a vida, embora os homens não se preocupem tanto com isso. Mas a sua pele reage de forma semelhante ao sol. Rugas mais pronunciadas aparecem após o 40º aniversário, a pele pode ficar mais apertada e os vasos sanguíneos quebrados ocorrem. Nos homens, o basalioma é também muito mais comum. É um tumor de pele nas partes mais expostas da pele e é ao mesmo tempo maligno e benigno. Uma verificação anual de marcas de nascença é, portanto, uma prevenção muito importante para toda a família. 

Tem uma pele sensível? Experimente o creme fluido protetor solar FPS 50 +. Uma barreira cutânea enfraquecida necessita de uma proteção mais forte. Se sofre de manchas de pigmentação, os produtos que contêm SPF devem tornar-se seus amigos.

Produtos

Se pertencer ao grupo de mulheres que não gosta de aplicar os produtos em camadas por qualquer razão, experimente o protetor solar leve para o rosto Purito Daily Go-To sunscreen. Com tais cremes leves, a aplicação é confortável e não se sente que a pele é pesada e "sufocada". A segunda opção é omitir os cremes de dia clássicos da sua rotina de beleza e substitui-lo por um produto com FPS, especialmente nos meses de verão.

Muitas mulheres têm um problema de pele delicada e sensível nos lábios. Recomendo pegar nos bálsamos com um FPS que atuam como um bálsamo e ao mesmo tempo protegem os lábios. 

Será que a sua base de maquilhagem contém proteção FPS suficiente? 

Basta aplicar a maquilhagem com FPS e a nossa pele fica suficientemente protegida? Nem pensar! Embora a base de maquilhagem com FPS contenha alguma proteção, nunca poderá substituir um produto de qualidade que contenha FPS. E isto é por uma razão simples: a base de maquilhagem não se aplica à pele da mesma forma que um creme, ou seja, não a todas as áreas do rosto, pescoço e possivelmente ao decote. E algumas de nós usam a maquilhagem apenas como corretor, apenas em certas partes do rosto. 

No entanto, é aconselhável utilizar um produto de cuidado da pele mais maquilhagem com FPS. Para alguns tipos de pele, a utilização de maquilhagem pode salvar a pele de manchas de pigmento. Em qualquer caso, maquilhagem, creme tingido, ou creme BB é uma ótima opção se quiser proteger a sua pele do sol ainda mais completamente. 

O FPS é simplesmente uma coisa essencial. A necessidade. A rotina. Não nos afastemos do sol. Mas devemos «consumi-lo» sabiamente.

Leia mais