Ir para o conteúdo principal

Pele com manchas de pigmentação após a acne?

16/02/2023

Iva Davies

Leitura de 4 minutos

Conseguiu tratar finalmente a acne? É provável que alguém que não tem pele problemática não perceba a alegria que sente. Todavia, a situação nem sempre é tão simples. Mesmo que a fase do combate à acne possa ser considerada concluída, podem aparecer cicatrizes e manchas de pigmentação na pele. Eis um novo desafio. No entanto, não se preocupe, pode ganhar e ter de novo uma pele suave e maravilhosamente uniforme. O que realmente retira manchas da pele após a acne?

Por que é que aparecem manchas após a acne?

A recordação da etapa de vida com acne chama-se hiperpigmentação pós-inflamatória e é um tipo de cicatriz após a acne. As hiperpigmentações têm causas diferentes e a pós-inflamatória, como o próprio nome sugere, é uma pigmentação que ocorre após inflamação na pele.

«As manchas de pigmentação após a acne, a hiperpigmentação, surgem em especial na pele com fotótipo mais elevado, ou seja, em pele mais escura. Em comparação com outras pigmentações, os raios UV, ou seja, o sol, são apenas uma causa parcial da hiperpigmentação. Na maioria dos casos, as manchas branqueiam naturalmente, mas pode durar vários meses ou anos», explica a dermatologista Gréta Wohlová da clínica LC Anděl e acrescenta que os produtos mais eficazes para tratar a acne são sujeitos a receita médica e é necessário consultar primeiro um dermatologista.

As manchas de pigmentação no rosto aparecem quando a pele fica marcada, por exemplo, depois de espremer uma borbulha. Após este tratamento, a pele começa a contrair e a textura e a cor mudam.

Proteja a sua pele dos raios UV

Como evitar cicatrizes após a acne

Para evitar manchas e cicatrizes após a acne, basta seguir algumas regras básicas e saber controlar-se. A pele vale a pena!

  • Não tocar e não espremer. Não é importante se combate a acne a longo prazo ou apenas de vez em quando. Não tente resolver o problema dessa maneira. Pelo contrário, a inflamação pode piorar e a pele fica com um aspeto ainda pior após o tratamento manual.
  • Não irrite a pele com produtos e tratamentos desnecessários, por exemplo, esfoliação mecânica, porque podem danificar a pele.
  • Utilize produtos com um FPS, mesmo que não esteja na praia. Deve proteger a pele com um FPS durante todo o ano, sempre que sair. Uma vez que os raios UV pioram o aspeto de cicatrizes e manchas, deve proteger a pele quando as cicatrizes estão «frescas». Opte por um creme de dia com um fator de proteção solar e complemente os cuidados faciais com protetores solares com FPS 50 ou maior.
  • Hidrate com frequência. A pele acneica necessita mesmo de hidratação e se não tiver, a inflamação pode piorar.

Experimente cremes e séruns

Como branquear as manchas após a acne

Procure cosméticos que contenham substâncias ativas que ajudam a reduzir o pigmento. «Opte por produtos disponíveis sem receita médica, como cremes e séruns com teor de substâncias que bloqueiam a produção de melanina ou reduzem-na. São ácidos frutados (ácido glicólico), ácido azelaico, kójico, salicílicovitamina C, vitamina B3, N-acetil-glucosamina, retinoides, rucinol etc.», recomenda a dermatologista. 

Na opinião dela, a esfoliação química e o tratamento através da luz pulsada intensa IPL também funcionam bem. Além disso, existem lasers especiais para remover a pigmentação (por exemplo, o laser alexandrite Q-switched). Pode experimentar também o laser vascular, porque um componente vascular é muitas vezes um fator que provoca a cor escura. «É bom dizer que o tratamento da hiperpigmentação pós-inflamatória é complicado e nenhum dos procedimentos mencionados é 100 % eficaz. Às vezes, é necessário combiná-los», conclui a doutora Greta Wohlová da clínica LC Anděl.

Experimente as nossas dicas e as dicas da dermatologista. É necessário ter informações corretas para tratar das manchas após a acne com eficácia.