Ir para o conteúdo principal

Mineral ou químico? Eis a questão! Conhece os filtros FPS?

13 de maio de 2022Notino
Todos nós adoramos os raios quentes do sol. Representam uma fonte benéfica de calor agradável, bom humor e vitamina D. Mas não devemos esquecer os seus efeitos nocivos que, através da camada de ozono destruída, chegam à Terra e nos afetam. Para uma prevenção eficaz de doenças de pele, rugas e manchas de pigmentação, recomendo com certeza incluir produtos de proteção solar na sua rotina diária. E não só no verão!

Ao explorar o mundo FPS mais de perto, vamos encontrar termos como filtro químico, mineral ou físico. Qual é a diferença entre eles? E um deles é melhor do que o outro? Para mexer um pouco mais com a sua cabeça, vou dar-lhe os nomes exatos dos protetores solares.

O filtro mineral, também chamado filtro físico, poderia ser chamado filtro inorgânico devido ao seu teor de óxido de zinco ou dióxido de titânio. O segundo grupo de filtros protetores, baseados em cadeias carbónicas e outros compostos químicos, são filtros orgânicos, também chamados filtros químicos.

Como é que o FPS funciona realmente na nossa pele?

O protetor solar impede que os raios UV do sol penetrem profundamente na pele e danifiquem as nossas células cutâneas. Os componentes do FPS absorvem a radiação e convertem-na em pequenas quantidades de energia, principalmente de calor. Mas não se trata de uma quantidade dramática que afete a temperatura corporal global. Existe um risco de sobreaquecimento do organismo se ficarmos expostos a raios diretos durante muito tempo. Por isso, lembre-se de ficar à sombra o mais possível no verão.

Os filtros químicos UV absorvem e convertem assim 100% da radiação, enquanto os filtros físicos têm a capacidade de refletir cerca de 5-10% da radiação UV de volta (como um espelho) já na superfície da pele. A radiação restante é tratada pelo protetor solar com um filtro mineral da mesma forma do que pelo protetor solar químico.

Como é que sei de quanto creme com FPS preciso?

Só alcançará o nível desejado de proteção solar (ou seja, FPS 20, 30, 50, etc.) se aplicar o produto em quantidade suficiente. E saiba que é provavelmente uma quantidade maior do que pensava até agora. Isto é 2 mg de produto por cm2 de pele. Imagine, por exemplo, a quantidade média de creme hidratante que costuma aplicar. Sem dúvida, não é suficiente. :)

Para simplificar, utilizo o meu indicador e o dedo médio como instrumento de medição. Coloco o creme com FPS em todo o comprimento destes dedos e aplico esta quantidade em todo o meu rosto, incluindo a zona dos olhos e das orelhas. Se precisar de proteger também o meu pescoço contra os raios, adiciono ainda "um dedo" de creme. Também nunca economizo na quantidade quando aplico o creme com FPS em todo o meu corpo.

Quais são as caraterísticas dos filtros UV e qual deles hei-de escolher?

Filtro UV químico (orgânico)

  • Atua como preventivo contra as manchas de pigmentação.
  • É de absorção rápida.
  • Deixa pouca ou nenhuma camada branca na pele.
  • A textura pode sentir-se mais pegajosa, mas também mais hidratante.
  • É principalmente agradável na pele com uma textura mais pronunciada (mas não é necessariamente um requisito, é adequado para todos os tipos de pele).
  • Também se dá muito bem com a maquilhagem.
  • Pode conter vários ingredientes cosméticos, por isso precisa de ser testado quanto a reações adversas a ingredientes individuais antes da sua utilização.

Dicas de Notino para FPS químicos: 

  • Se procura uma proteção UV que também funcione perfeitamente com a sua maquilhagem, La Roche-Posay Anthelios SHAKA irá encantá-la com a sua textura fluida e de rápida absorção!
  • Vichy Capital Soleil UV-Age Daily não só é ótimo para a sua pele como proteção solar, mas graças à sua fórmula enriquecida, também ajuda a evitar com eficácia as rugas e manchas de pigmentação.
  • A sua pele é oleosa e acneica? Escolha o Sun Oil Control od Eucerin. A sua textura de gel protege contra os raios e dá à pele um ligeiro efeito matificante.
  • A proteção solar, hidratação e suavização num só passo serão asseguradas pelo Nuxe Sun.

Produtos

Filtro UV físico (mineral/inorgânico)

  • Consegue refletir uma certa quantidade de radiação já na superfície da pele.
  • Devido ao seu ingrediente principal (óxido de zinco ou dióxido de titânio), pode deixar uma camada branca, por isso pode não se adequar a pessoas com tons de pele mais escuros.
  • A camada branca pode tentá-la a usar menos protetor solar do que realmente precisa.
  • A textura costuma ser mais espessa, o que será apreciado pela pele seca.
  • Muitas vezes dá à pele um efeito matificante.
  • Devido à sua textura e coloração subtil, pode funcionar mal com maquilhagem e desintegrar-se.
  • Graças à sua fórmula mais simples, é adequado para pele eczematosa, com tendência acneica ou sensível, bem como para a pele das crianças.

Dicas da Notino para FPS minerais:

  • O creme solar mineral Clinique Sun SPF 30 Mineral Sunscreen Lotion For Body é ideal para proteger a pele em todo o corpo.
  • Para peles sensíveis propensas a irritação, recomendamos o leite de proteção sem perfume Avène Sun Minéral.
  • Com a sua consistência ultra-leve, fluida, não-irritante e cheia de antioxidantes, o NeoStrata Defend é adequado como o seu protetor solar mineral quotidiano para o rosto.
  • Está à procura de um protetor solar mineral para crianças? Escolha Heliocare 360°.
  • O leite corporal de proteção COCOSOLIS Natural Sunscreen Lotion irá encantar os amantes de cosméticos naturais com a sua composição. Contém 99% de ingredientes de origem natural.

Produtos

Qual o veredito final?

É impossível determinar com objetividade que tipo de filtro FPS é significativamente melhor ou pior. Ao escolher um protetor solar, siga sobretudo as suas necessidades, preferências e tipo de pele. O único filtro UV certo é aquele com o qual se sente confortável e que gostará de utilizar regularmente.

TOP 5 PERGUNTAS E RESPOSTAS SOBRE O FPS

Quanto tempo após a aplicação na pele é que o filtro químico e mineral começa a atuar?

Não há diferença significativa nos tipos de filtros em termos de velocidade de atuação. Ambos atuam a partir do momento em que são absorvidos pela pele, o que pode levar diferentes períodos de tempo para diferentes produtos, por exemplo, até 20 minutos. Se usar maquilhagem, pode aumentar a fiabilidade da proteção solar no seu rosto, se esperar até que o protetor solar seja totalmente absorvido antes de aplicar a maquilhagem.

Será suficiente aplicar o creme com FPS durante a sua rotina matinal para uma proteção durante todo o dia?

A aplicação repetida de protetor solar é a chave para uma proteção UV de qualidade durante todo o dia. E isto aplica-se a ambos os tipos de fatores. Ambos evaporam gradualmente, esfregam-se ou são removidos do seu rosto e corpo. Se estiver exposta todo o dia à radiação (por exemplo, mesmo no carro), aplique o FPS idealmente a cada 2 horas ou sempre antes de sair para o sol. Se estiver a usar maquilhagem, faça penetrar o FPS pelo menos com uma esponja sobre a sua maquilhagem, ou use um pó/uma maquilhagem com proteção FPS numa camada mais grossa. 

As nanopartículas de zinco em filtros físicos podem penetrar no nosso corpo?

Graças ao seu tamanho, as nanopartículas dos elementos mencionados não podem penetrar nas camadas mais profundas da pele, a menos que sejam aplicadas na pele lesionada (queimaduras, abrasões).

Como é que sei de quanto creme com FPS preciso?

Só alcançará o nível desejado de proteção solar (ou seja, FPS 20, 30, 50, etc.) se aplicar o produto em quantidade suficiente. E saiba que é provavelmente uma quantidade maior do que pensava até agora. Isto é 2 mg de produto por cm2 de pele. Imagine, por exemplo, a quantidade média de creme hidratante que costuma aplicar. Sem dúvida, não é suficiente. :)

Para simplificar, utilizo o meu indicador e o dedo médio como instrumento de medição. Coloco o creme com FPS em todo o comprimento destes dedos e aplico esta quantidade em todo o meu rosto, incluindo a zona dos olhos e das orelhas. Se precisar de proteger também o meu pescoço contra os raios, adiciono ainda "um dedo" de creme. Também nunca economizo na quantidade quando aplico o creme com FPS em todo o meu corpo.

Os protetores solares prejudicam os recifes de coral?

Ainda não temos um estudo científico alargado que confirme que os protetores solares em grandes quantidades causam danos permanentes nos recifes de coral. Os maiores fatores de risco para os corais são as alterações climáticas, o aumento da temperatura do mar, a poluição global da água e a pesca em massa. 

No entanto, se planeia trazer o seu protetor solar à base de produtos químicos nas suas férias deste ano, verifique se o seu destino não figura na lista de países que proibiram a utilização destes produtos (ou substâncias neles contidas) nos mares, como precaução. Se se preocupa com a proteção da natureza, escolha um filtro mineral.

 

Leia mais