Ir para o conteúdo principal

Dia Internacional da Mulher: Celebre a sua feminilidade!

22/02/2023

Jana Potuznik

Leitura de 6 minutos

A feminilidade é algo profundo dentro de nós. É a nossa força, sabedoria, bondade e fé em quem somos. E quando é que é melhor recordar como esta nossa energia interior é maravilhosa do que por volta do Dia Internacional da Mulher?

Muitos papéis na vida, sempre em plena capacidade

Sabe o que é verdade sobre nós mulheres em todas as faixas etárias, profissões e nacionalidades? Somos maravilhosas! Feiticeiras de multitasking. Muito trabalhadoras. Mães dedicadas, colegas de confiança, amigas leais. Amantes. Esposas. Parceiras e namoradas. 

Desempenhamos vários papéis na vida e damos o nosso melhor em todos eles. Damos aos outros conselhos, sorrisos e ideias. Somos motores e iniciadoras, podemos resolver o insolúvel e organizar o não organizável. Quando brilhamos, o mundo à nossa volta brilha também. E para brilharmos assim para nós próprias, precisamos de nutrir a nossa energia de contentamento e forte feminilidade interior. Como se pode aprender isso?

1. Ame-se a si própria

Ame não só o facto de poder lidar com tudo no mundo. Mas também a parte da sua personalidade que é emocional, vulnerável, frágil. O facto que pode começar a rir num segundo, assim como cair numa crise. Que se entusiasma com coisas novas rapidamente, mas não as termina. Que não só tem os seus pontos fortes, mas também alguns pontos fracos. Porque é isso que torna cada uma de nós humana.

Admire o facto de que pode tanto sonhar como acreditar que os seus sonhos se tornarão realidade um dia. Que é capaz de seguir as visões e ver padrões lógicos, mesmo em coisas aparentemente ilógicas. Que experimente alegria nas pequenas coisas e felicidade ao nascer do sol, assim como quando tiver tempo para se sentar, acender uma vela e ler um livro durante algum tempo. 

2. Acredite no amor

No amor para toda a vida e no amor à primeira vista. Acredite neles mesmo que ainda não tenha encontrado o seu. E acima de tudo, acredite no amor próprio. Adore aquela eterna criança dentro de si que costuma correr descalça pelo prado no meio da chuva, gritando de felicidade. Veja o seu valor como um grande tesouro. E tente ver o amor em tudo à sua volta, e não apenas no seu parceiro amoroso.

3. Viva em gentileza

Encontramos logo uma falha em nós próprios, não é verdade? E quanto às nossas características bonitas, habilidades, elogios a si própria? Mime-se por qualquer coisa! Pelas pequenas coisas do dia dia. Seja tão gentil consigo mesma como é com os seus filhos ou os melhores amigos. Perdoe-se a si mesma, se for necessário. Permita-se sentir a dor, não disfarce as lágrimas e aprecie-se a si mesma por mostrar até fraqueza. Há um grande poder nisso. 

Com que se pode mimar no Dia da Mulher?

4. Proteja o seu espaço pessoal...

...e não deixe que aqueles que a magoam se aproximem do seu corpo. Seja cautelosa sempre que alguém diz: "Estou a fazer isto para o teu próprio bem!". Preste muita atenção à manipulação e aprenda a reconhecê-la. Só você sabe o que é melhor para o seu bem. Quem quiser deslocá-la para onde não quer ir, será para sempre um manipulador que não a respeita. 

5. Confie na sua intuição

Proteger o seu espaço pessoal significa também confiar nos seus sentimentos. Acreditando que a sua ideia é boa; que a sua receita pode funcionar melhor do que a receita familiar centenária; que pode ter um grande plano de negócios mesmo que nunca tenha dirigido um negócio, ou ter sucesso na escola no estrangeiro mesmo que esteja apenas a começar a aprender inglês. 

Seguir o que lhe faz sentir bem é outro must have de todas as mulheres. Mesmo que tenha de o aprender inicialmente usando o seu perfume old school favorito em vez de um que está na moda agora. Ou encomendar realmente o que quer comer. 

Fazer o que parece certo, e não o que se diz à sua volta, é também uma das maiores fontes de uma energia feminina sexy. Isso também se aplica aos vestidos, à maquilhagem, aos perfis ou séries que vê ou à música que ouve. 

Porquê? Há uma confiança em viver como lhe apetece, que é atraente e apelativa, admirada tanto por homens como por mulheres, e mais importante do que a marca da mala que acabou de escolher ou a cor do cabelo ou o tamanho das roupas que veste. A crença em si própria é uma fonte de atração muito mais importante e fundamental. 

6. Celebre o seu corpo

A forma como se olha para o corpo é também crucial. O seu corpo não é simétrico o suficiente? Suficientemente alto? Tem estrias? Dobras? Primeiras rugas? Nem pensar! O seu corpo está exatamente como deve estar. Se calhar já sobreviveu a muitas coisas consigo, se calhar não nasceu com curvas de modelos. Mas isso não importa. 

É preciso estar num movimento agradável e comer bem para manter a energia a fluir. O seu corpo precisa de um toque físico (o seu e o dos seus queridos), precisa de ser abraçado, beijado, acariciado e aceite tal como é. Porque essa é a única forma de ser feliz nele. E só então poderá desfrutar da sua própria feminilidade e da vida em cada respiração. Com a aceitação natural do seu corpo físico.

7. Seja grata

Não é uma coisa fácil de fazer, mas tente dar graças cada dia por tudo aquilo por que está grato. Antes de adormecer no escuro e debaixo do edredão. Ou escreva-o no papel e depois volte aos seus pensamentos. Agradeça tudo o que lhe trouxe paz durante o dia, que é ordinário, mas que não garantido. Agradeça pela própria vida. "Estou grata" deve ser o seu mantra diário. Mais um passo em direção à energia pura da feminilidade.

Sim, para cada uma de nós, um ponto diferente destas dicas aparentemente fáceis representa um desafio. Mas não desista. Em nome da beleza feminina, da feminilidade e da bela energia que a fará brilhar já de longe. Feliz Dia Internacional da Mulher, minhas queridas!