Nesta última parte da série de inverno Daily routine vamos concentrar-nos nas mãos e no frio. Os cuidados das mãos e a nutrição das unhas não devem ser subestimados, especialmente no inverno.
As mãos necessitam de mais cuidados, não só porque as usamos constantemente, mas também porque a pele das mãos é mais fina e menos protegida do que o resto do corpo. Sejamos sinceros, quantos de nós usam luvas com frequência? E quantos de nós costumam aquecer as mãos frias com água quente?
Passo 1: O primeiro passo frequentemente negligenciado é lavar as mãos com cuidado. Assim, removemos todas as bactérias e preparamo-las para a hidratação subsequente, tal como o fazemos com a nossa pele. Tenha cuidado com as diferenças de temperatura às quais as mãos estão expostas. Ter as mãos geladas é uma sensação desconfortável, mas tentar aquecê-las com água quente é um desastre garantido. A pele fica seca e pode queimar facilmente. Se não conseguir proteger as mãos do frio com as luvas, lave-as com água morna e aqueça-as com uma massagem suave e use um óleo ou creme.
Passo 2: Para hidratar, deve escolher um creme hidratante adequado ao clima e ao estado da pele. Faz frio? Faz sol? As suas mãos têm feridas? E as cutículas? Não subestime a escolha do creme certo que resolve o seu problema específico. Hoje em dia há centenas de cremes para as mãos. Apresentamos alguns deles abaixo.
Passo 3: Uma ou duas vezes por semana, nutra as suas mãos e unhas com cálcio e silício. Basta aplicar uma camada generosa de creme hidratante e deixar as mãos descansar durante uma hora em luvas especiais, por exemplo, estas da marca Sensai. Se não tiver as luvas cosméticas à mão, experimente uns sacos envoltos em pano. Não é tão confortável, mas o efeito será semelhante.
Temos um ótimo ajudante para as suas mãos gretadas. A série Eight Hour Cream da marca Elisabeth Arden apresenta um luxuoso creme em gel para mãos ásperas e gretadas que hidrata a pele por dentro e, depois de aplicado, fornece uma proteção imediata e duradoura e alívio para as mãos cansadas. O creme regenerador para as mãos da marca Garnier, Repairing Care, também traz um alívio considerável à pele gretada. A alantoína contida tem uma capacidade regeneradora considerável. A glicerina cria uma camada protetora nas mãos que impede o envelhecimento prematuro da pele.
A marca Clarins tem um ótimo produto para as mãos. É o creme hidratante para mãos e pele seca e irritada Body Specific Care. O óleo de gergelim acalma e amacia a pele e os extratos de amoreira japonesa criam uma "luva" protetora invisível que protege as mãos contra tempo desagradável e minimiza os sinais de envelhecimento.
Para as mãos secas com pele muito sensível, o melhor tratamento é um creme natural hidratante com um óleo nutritivo. Por exemplo, o creme para a pele de mãos sensível Weleda Mandle contém o óleo de amêndoa nutritivo. A composição deste creme é real e totalmente natural, sem conservantes sintéticos, corantes, perfumes e óleos minerais e o creme não é testado em animais.
Nas montanhas e na cidade, com sol e quando está nublado, é recomendável proteger-se contra os raios UV. Gostamos do creme nutritivo para as mãos e unhas, anti-manchas escuras FPS15 Vichy Hand & Nail. Não contém apenas as ceramidas que reafirmam as unhas e os óleos nutritivos, mas também a água termal e a vitamina C antioxidante.
As mãos são o nosso cartão-de-visita e as unhas bem cuidadas dizem muito sobre a saúde do nosso corpo. Além de vitaminas na dieta podemos fornecer outras vitaminas às unhas, sob a forma de cremes e vernizes especiais. O creme de unhas Crème Abricot é um clássico da marca Dior que reafirma as cutículas e impede as unhas partidas. Recomenda-se usá-lo antes de dormir para que as substâncias ativas possam agir durante mais tempo.
Forneça nutrientes as unhas uma ou duas vezes por semana. Gostámos do condicionador de unhas Nail Therapy 8 em 1 da marca Eveline Cosmetics ou o tratamento fortalecedor para unhas problemáticas da marca Sally Hansen Strength.
Se tem outras sugestoes e truques como cuidar das suas maos, partilhe-os connosco!