A zona delicada do contorno dos olhos precisa de muito amor
Nos contornos dos olhos, a pele é muito mais fina do que no resto do rosto. E essa é a questão. Falta-lhe a camada subcutânea de "enchimento" gordo, a pele à volta dos olhos perde elasticidade muito rapidamente e envelhece mais depressa.
Por isso, é paradoxal que adiemos o cuidado do contorno dos olhos. Deve ser um procedimento com a maior brevidade possível, o mais tardar a partir dos 25 anos. Porque, se não tiver cuidado, as "rugas de riso" começam a aprofundar-se e podem começar a surgir olheiras e papos debaixo dos olhos.
1. Esfolie suavemente os contornos dos olhos
Neste caso, aplica-se a regra do «suave, mas minuciosamente». Comece por mergulhar um disco de algodão em água morna, sobre o qual aplica o desmaquilhante de olhos (com água, cria-se uma emulsão) e, em seguida, deve pressioná-lo nos olhos para deixar a maquilhagem "derreter" um pouco. Depois, faça como se estivesse a puxar a pele para baixo. Tenha em atenção a suavidade dos algodões desmaquilhantes que utiliza. Experimente os laváveis. Para obter uma maquilhagem resistente à água, utilize produtos específicos de remoção de maquilhagem à prova de água.
A melhor maneira de remover a maquilhagem dos olhos é
2. Usar séruns e cremes ou géis no contorno dos olhos
Em seguida, a pele limpa do contorno dos olhos deve ser hidratada e nutrida, para evitar que as rugas apareçam demasiado cedo. Por causa disto, os séruns de olhos e cremes e géis para o contorno dos olhoscontêm muitos ingredientes úteis. Por exemplo peptídeos, para melhorar a firmeza e a elasticidade da pele. Colagénio com ácido hialurónico para a hidratação. Vitamina C como antioxidante e cafeína para a iluminação.
Se quiser um tratamento realmente profissional, utilize um creme de olhos para o dia (com SPF) e um para a noite (idealmente com retinol, por exemplo, a provitamina A, para estimular a produção de colagénio). Aplicação? Bata suavemente na pele com a ponta dos dedos.
Hidratação e nutrição para o contornos dos olhos
3. Mime-se com uma massagem na zona dos olhos
Se considera aborrecido bater suavemente na pele para aplicar os cremes, massaje o contornos dos olhos e aplique uma quantidade maior de cada vez. Como funciona uma micromassagem deste tipo? De preferência, com o dedo médio, faça movimentos circulares ligeiros, a partir do canto interior e ao longo da pálpebra inferior, até ao canto exterior do olho. Repita durante, pelo menos, dois ou três minutos.
Para ajudar, pode utilizar rolos de massagem especiais no contorno dos olhos (de metal ou de pedras naturais), paus, a popular ferramenta de massagem gua sha, ou dispositivos concebidos especificamente para massajar a área dos olhos. Além de uma integração mais profunda e mais completa de produtos cosméticos, irá expandir a linfa, minimizando assim o inchaço do contorno dos olhos e as olheiras.
Vamos fazer uma massagem ao contorno dos olhos
4. Relaxe com uma máscara de embelezamento
Olheiras e pálpebras inchadas são frequentemente causadas por um estilo de vida incorreto, que é acompanhado por falta de sono e retenção de água no corpo. Tem de começar por aí. Depois faça uma massagem (ver acima) e não se esqueça de relaxar quando escolher uma boa máscara para o contorno dos olhos.
As melhores são as de hidrogel, que arrefecem (minimizam o inchaço) ou máscaras de olhos que contêm extratos de pepino ou aloe vera. Muito boas são as que contém extrato de caracol (para um alisamento divinal), ouro, e também micropartículas de diamantes ou pérolas (iluminam, por isso são ótimas para as olheiras). Bom é também o chá verde ou a cafeína (para revitalização).
As melhores máscaras para o contorno dos olhos
Comece a sua rotina de cuidados do contorno dos olhos com um estilo de vida melhorado, um soro adequado e um creme de olhos hidratante e nutritivo. Se usar maquilhagem, compre desmaquilhante de olhos específico. E pode ter a certeza que aguardará sempre com prazer a massagem e a aplicação da máscara de olhos. Testado nos meus próprios olhos!