A limpeza não é uma ciência, contudo podemos cometer erros. "É necessário escovar os dentes duas vezes por dia e especialmente à noite. Use escovas suaves com cerdas retas", recomenda Isabel Santos e Ana Maria Pereira, da clínica de higiene oral Dente & Gengiva. Cabe-lhe a si escolher uma escova de dentes manual ou elétrica.
E como limpar realmente bem os dentes e não apenas "cumprir o dever" de alguma forma? "Na clínica, ensinamos a fazer movimentos circulares ou vibrantes com a escova. Assegure-se de que toda a superfície dos dentes está limpa, idealmente para que a cabeça da escova se estenda sempre até à linha da gengiva", diz a especialista.
Com certeza que também o sabe: ver televisão, preparar as coisas para o dia seguinte, ao escovar os dentes. Mas não é um hábito pelo qual o seu dentista ou higienista oral o/a elogiará. "Alguns lugares podem ser esquecidos ou não ser limpos completamente. A gengivite e as cáries desenvolvem-se rapidamente, por isso é necessário focar-se na escovagem dos dentes", explica Isabel Santos. Se conseguimos comer, dormir ou caminhar na floresta de forma consciente, podemos também conseguir escovar de forma consciente os dentes.
Estamos a cometer mais um erro ao cuidar dos dentes, o que pode custar-nos a saúde e causar-nos depressão quando pagamos ao dentista? "Infelizmente, continuamos a ouvir a opinião que podemos curar a gengivite ou periodontite em casa por nós próprios com produtos de venda livre. Não funciona realmente dessa forma", explica a higienista dentária. Se estiver incomodado/a com sangramento das gengivas, acumulação de tártaro, dentes vacilantes ou mau hálito, marque uma consulta com um dentista ou higienista oral. E agora mesmo.
Dirija-se ao dentista se as raízes estiverem expostas e sensíveis. Há várias razões para esse problema, incluindo processos inflamatórios. Não pode resolver a situação em casa por si próprio/a.
Outro erro comum é escolher sem uma consulta com um especialista o tamanho das escovas interdentais. "Quando você mesmo escolhe uma escova, esta pode não corresponder à realidade, ou seja, ao tamanho de que precisa", continua a perita. "Uma escova interdental demasiado pequena não consegue limpar suficientemente o espaço interdental, enquanto uma escova de dentes demasiado grande pode danificar as gengivas ou o esmalte do dente". Mais uma vez, um higienista oral ou dentista deve ajudá-lo/la a escolher os acessórios interdentais adequados.
"Se tem dentes apinhados, especialmente os dentes da frente, utilizamos frequentemente o fio dentário. Por outro lado, quanto às escovas interdentais, um tamanho raramente é suficiente para todos os dentes e muitas vezes é necessário escolher vários tamanhos", diz Ana Maria Pereira. Ela própria tenta não escolher mais do que três tamanhos para um cliente, de modo a não o desencorajar de limpar os dentes.
"Acreditamos que a limpeza interdental é um assunto muito intuitivo, em vez de os clientes receberem manuais pictóricos sobre onde e que acessório interdental a utilizar", diz a especialista em higiene oral. Tente sempre usar uma escova interdental que pareça estar a limpar as superfícies adjacentes dos dentes ao a usar. Caso contrário, a escova interdental é demasiado pequena.
Decidiu agora começar a utilizar acessórios interdentais de uma forma regular, ou seja, da maneira como se compromete cada vez que sai do consultório do dentista? Marque primeiro uma consulta de higiene oral. Os cuidados em casa eficazes só podem começar quando os espaços interdentais estão livres de tártaro e depósitos que não é possível remover em casa.
De acordo com a especialista, uma limpeza dos dentes perfeita é sempre um trabalho manual, ou seja, a utilização de uma escova de dentes e de acessórios interdentais. Tudo o resto só pode tornar o processo mais agradável. O irrigador dental pode ser uma boa ferramenta para a limpeza de pontes ou como toque final após a limpeza dos espaços interdentais. Não substitui os instrumentos básicos de limpeza.
O elixir oral é uma espécie de desodorizante oral. "Vai ajudá-lo/la a sentir-se confortável, refrescar o seu hálito. Em alguns casos, o dentista pode recomendar o elixir oral para ajudar a curar as gengivas mais rapidamente, mas esta ajuda por si só tem pouco valor. Invista em acessórios básicos de limpeza, tais como escovas de dentes e acessórios interdentais", recomenda Isabel Santos.
Já sabe como limpar corretamente os dentes e espaços interdentais? Tente tornar a limpeza correta numa parte da sua rotina noturna regular. Alguns minutos extra, e os seus dentes vão agradecer-lhe!