Conhecer o seu tipo de cabelo é fundamental para escolher os cosméticos capilares certos. Por isso, é preciso focar-se na textura, na porosidade e também no couro cabeludo. Então, vamos descobrir o seu tipo de cabelo, para que possa finalmente equipar o seu arsenal com produtos que o seu cabelo vai adorar.
1. Textura do cabelo
A primeira coisa que fazemos é determinar a espessura do seu cabelo. Neste âmbito, existem três categorias: cabelo fino, normal e espesso. Se ondular o seu cabelo durante meia hora com um modelador, utilizar todo o tipo de produtos e, num instante, o cabelo perder a forma desejada, tem um cabelo fino. Em contrapartida, o cabelo espesso aguenta bem o styling, mas é menos maleável. As vencedoras são as que têm cabelo de espessura média. Este é fácil de moldar e também dura muito tempo no penteado ou na forma inicial.
Tente fazer um teste:
Compare o seu cabelo com um fio de costura. Arranque um cabelo ou tire-o da escova ou pente, coloque-o sobre a mesa e ponha ao lado um pedaço de fio, idealmente num tom semelhante ao do seu cabelo. Se o cabelo for significativamente mais fino do que o fio, o seu cabelo é fino. Quando for mais ou menos igual ao fio, pode alegrar-se, porque tem um cabelo de espessura média. E não podemos esquecer a terceira variante, quando o cabelo é mais largo do que o fio. Neste caso, tem cabelo espesso.