Ir para o conteúdo principal

Conheça o seu tipo de cabelo. Como cuidar do seu cabelo e o que deve evitar?

11/09/2024

Andrea Machajdik

Leitura de 9 minutos

Como é possível que a sua amiga tenha um cabelo tão bonito depois daquela máscara fantástica e você não tenha? Porque é que o novo champô do anúncio não corresponde de todo às suas expetativas? Antes de começar a escolher produtos para o cabelo, descubra primeiro que tipo de cabelo tem. E procure os cuidados adequados em conformidade.

Conhecer o seu tipo de cabelo é fundamental para escolher os cosméticos capilares certos. Por isso, é preciso focar-se na textura, na porosidade e também no couro cabeludo. Então, vamos descobrir o seu tipo de cabelo, para que possa finalmente equipar o seu arsenal com produtos que o seu cabelo vai adorar.

1. Textura do cabelo 

A primeira coisa que fazemos é determinar a espessura do seu cabelo. Neste âmbito, existem três categorias: cabelo fino, normal e espesso. Se ondular o seu cabelo durante meia hora com um modelador, utilizar todo o tipo de produtos e, num instante, o cabelo perder a forma desejada, tem um cabelo fino. Em contrapartida, o cabelo espesso aguenta bem o styling, mas é menos maleável. As vencedoras são as que têm cabelo de espessura média. Este é fácil de moldar e também dura muito tempo no penteado ou na forma inicial.  

Tente fazer um teste

Compare o seu cabelo com um fio de costura. Arranque um cabelo ou tire-o da escova ou pente, coloque-o sobre a mesa e ponha ao lado um pedaço de fio, idealmente num tom semelhante ao do seu cabelo. Se o cabelo for significativamente mais fino do que o fio, o seu cabelo é fino. Quando for mais ou menos igual ao fio, pode alegrar-se, porque tem um cabelo de espessura média. E não podemos esquecer a terceira variante, quando o cabelo é mais largo do que o fio. Neste caso, tem cabelo espesso.

Experimente estes champôs

  • Tenho cabelo fino 

O cabelo fino é o mais suscetível a danos e o menos resistente a altas temperaturas. Por isso, deve ser cuidado e tratado com delicadeza. Outra desvantagem é que se torna oleoso rapidamente, mesmo que não tenha um couro cabeludo oleoso. O cabelo fino também fica muitas vezes sem volume logo após a lavagem. Mas nenhum destes problemas é insolúvel. 

Cuidado ideal para cabelo fino

Compre um champô para cabelos finos e procure as palavras "volume" ou "para cabelos finos e ralos" (fine, thin hair) na embalagem. Se a composição incluir celulose, proteínas ou polímeros de trigo e de arroz, é uma boa escolha. Estes ingredientes promovem a força e o volume do cabelo. Utilize também condicionadores e máscaras leves, aplicando sempre apenas no comprimento e nas pontas. Quando criar o seu penteado, use uma espuma para fixaçãopulverizadores de volume ou pós especiais para o cabelo para dar volume.

Os cabelos finos vão adorar

  • Tenho um cabelo normal

Este tipo de cabelo não é seco nem oleoso, em suma, é uma espécie de meio-termo. Naturalmente brilhante, elástico e raramente danificado, só precisa de cuidados básicos para parecer como de uma revista. Se esta descrição se adequa ao seu cabelo, está com sorte porque não precisa de nenhum cosmético especial para o cabelo.   

Cuidado ideal para cabelo normal

Pode escolher entre praticamente todos os champôs existentes no mercado, escolher sempre aquele de que o seu cabelo necessita no momento e alternar os seus cuidados em conformidade. E mime-se com uma máscara capilar hidratante uma vez por semana. 

  • Tenho cabelo espesso

Tem um cabelo que parece espesso e volumoso, mas que é mais áspero ao toque? Neste caso, será dona de um cabelo forte, menos maleável, mas muito resistente à quebra e às altas temperaturas. 

Cuidado ideal para cabelo espesso 

O cabelo espesso requer uma elevada hidratação, nutrição e suavização para facilitar a criação de penteados. A melhor combinação é um champô hidratante, um condicionador nutritivo e uma máscara capilar espessa. Existem também produtos especialmente concebidos para cabelo espesso. Também pode incluir óleos para cabelo nos seus cuidados para lhe dar suavidade. No que diz respeito ao estilo, as suas mãos estão livres. Evite apenas produtos com um elevado teor de água.  

  • Tenho o cabelo liso, ondulado ou encaracolado

Quando se trata da textura do cabelo, tem de pensar não só na sua força, mas também na sua forma. "Existem três tipos básicos de cabelo: liso, ondulado e encaracolado. Cada um destes tipos requer uma abordagem específica em termos de cuidados e na seleção de produtos. Para cabelos quimicamente tratados, a escolha de produtos varia consoante o tratamento individual", afirma Kateřina Hamplová, cabeleireira do salão Klier.

 O seu cabeleireiro deve aconselhá-la exatamente sobre os cuidados a escolher. Então, como cuidar de um cabelo liso? "Normalmente, é suave e brilhante, mas não tem volume, por isso os champôs e condicionadores que dão volume e textura, bem como os sprays para penteados leves, são ideais."

Para cabelos ondulados e encaracolados, experimente

2. Porosidade do cabelo 

A chamada porosidade do cabelo também desempenha um papel importante no cuidado do cabelo. Trata-se de saber se o seu cabelo é ou não capaz de absorver a humidade.

Tente fazer um teste:  

Não é necessário nenhum diagnóstico especial, é suficiente o seu cabelo (de preferência depois de lavado) e um copo de água. Quando um cabelo se afunda rapidamente, isso significa que consegue absorver toda a humidade. Este tipo de cabelo necessita de mais cuidados e, idealmente, deve evitar tratamentos térmicos. Se flutuar à superfície, tem um cabelo pouco poroso que demora muito tempo a secar e acumula produtos sem entrar nele. E se se afundar lentamente, trata-se de uma porosidade média. Esta é ideal.

Condicionadores e máscaras à escolha

  • Tenho um cabelo muito poroso 

Significa que a cutícula do cabelo está aberta e, por isso, o cabelo está danificado, quebradiço, sem brilho e também não pode ser penteado quando está molhado. Além disso, é muito suscetível a danos, por isso deve ser manuseado com muito cuidado. 

Cuidado ideal para cabelo poroso

Definitivamente, compre um champô para cabelo danificado e, de preferência, um que seja sem sulfatos para garantir uma lavagem suave e delicada. Complemente-o com um condicionador de limpeza e também com uma máscara ou óleo nutritivo. 

  • Tenho um cabelo de porosidade média

Neste caso, não são necessários cuidados especiais, porque o seu cabelo absorve facilmente a nutrição dos produtos e mantém a hidratação no seu interior. O seu aspeto é saudável, volumoso e elástico. O que é que pode desejar mais?

  • Tenho um cabelo pouco poroso 

Se, após um teste simples, descobrir que o seu cabelo não é muito poroso, isso significa que tem uma camada de cutícula impermeável, o que dificulta a entrada da humidade e da nutrição dos produtos. Os produtos acumulam-se então na superfície do cabelo e sobrecarregam-no. 

Cuidado ideal para cabelo pouco poroso 

Em primeiro lugar, precisa de se livrar dos restos de produtos acumulados. Um champô de limpeza profunda e um esfoliante especial para o couro cabeludo ajudam. Em geral, opte por produtos leves e não exagere no styling.

3. Estado do couro cabeludo

O terceiro aspeto que deve ter em conta é o couro cabeludo. Se não estiver em boa forma, o seu cabelo também não estará. 

Tente fazer um teste:

Lave o seu cabelo, seque-o suavemente com uma toalha, não coloque qualquer outro produto e deixe-o secar. Na manhã seguinte, coloque um lenço de papel no seu couro cabeludo. Se houver manchas significativas, tem o couro cabeludo oleoso; se vir apenas pequenas marcas, tem o couro cabeludo normal. Se o lenço estiver completamente limpo, é provável que tenha o couro cabeludo seco.

Óleos e séruns para o cabelo

  • Tenho o couro cabeludo seco

O couro cabeludo seco é frequentemente acompanhado de cabelo seco, que é baço à vista, facilmente frisado e muito difícil de pentear. Especialmente quando ainda está molhado. O couro cabeludo seco pode ser causado, por exemplo, por lavagens frequentes, secagem com o secador de cabelo, colorações e até exposição à radiação UV.  

Cuidado ideal para o couro cabeludo seco

Lave o seu cabelo apenas uma vez por semana para evitar secar a sua pele desnecessariamente. Procure produtos especiais concebidos para cabelos secos.

  • Tenho o couro cabeludo normal 

Mais uma vez, parabéns: tem muita sorte. Uma pele normal não requer quaisquer cuidados especiais, por isso pode utilizar praticamente qualquer cosmético para o cabelo. 

  • Tenho o couro cabeludo oleoso 

Está incomodado/a com o cabelo oleoso? O culpado é provavelmente o seu couro cabeludo, que produz muito sebo. Pode dever-se à genética, mas também a perturbações hormonais, ao stress, a um estilo de vida pouco saudável, ao pentear frequente e à utilização de produtos capilares inadequados. 

Cuidado ideal para o couro cabeludo oleoso

Combine champôs para cabelos oleosos, condicionadores que não sobrecarregam e tónicos para peles oleosas. Um tratamento para dar volume também vai proporcionar uma melhoria, uma vez que o cabelo oleoso frequentemente não tem volume. 

Então já sabe qual é o seu tipo de cabelo. Agora, tudo o que tem de fazer é adquirir os cosméticos capilares certos, e em breve vai desfrutar de uma mudança visível.