Ir para o conteúdo principal
Como livrar-se do queixo duplo? Passar cremes, refirmar, massajar
23/02/2023Jana Potuznik
Leitura de 5 minutos
O queixo duplo rouba-nos o aspeto jovem, especialmente quando olhamos de perfil. Temos apenas um desejo: livrar-nos dele. É possível! Os cuidados caseiros corretos conseguem pelo menos reduzir o queixo duplo. Se investir numa ida a uma clínica de medicina estética, pode livrar-se deste «acessório» indesejado de vez (sem bisturi!).

O queixo duplo não tem apenas uma causa

Como aparece o queixo duplo? «Às vezes, as causas são puramente genéticas. Pode nascer com o maxilar inferior e os músculos especificamente formados e ter o queixo duplo desde que nasceu», explica Ivana Pokorná, a fundadora da clínica de medicina estética Formositas. E adiciona: 

«Noutros casos é a idade. Com a idade avançada, os contornos faciais descem, os tecidos subcutâneos, incluindo a camada de gordura, envelhecem e isso é visível na zona do queixo. Isto pode aplicar-se também a mulheres muito magras a partir dos 45 anos. A terceira causa do queixo duplo costuma ser o excesso de peso e o estilo de vida pouco saudável.

As mulheres muito magras também podem ter queixo duplo. Com a idade avançada, os contornos faciais descem e os tecidos subcutâneos, incluindo a camada de gordura, envelhecem.

4 passos para eliminar o queixo duplo

1. O creme nunca é demais

O primeiro passo são os cuidados gerais do pescoço e decote. Vai necessitar de um creme com efeito lifting ou de um creme para os contornos faciais. Se utiliza um creme especial para o pescoço e o decote, faz muito bem.

As substâncias ativas neste tipo de produtos hidratam a pele, estimulam a produção de colagénio, aumentam a elasticidade da pele ou combatem a acumulação de gordura subcutânea.

Os melhores cremes para pescoço, decote e zona do queixo

Deseja promover os seus efeitos? Aprenda a massajar manualmente a zona do queixo e os contornos faciais inferiores. 

  • Durante a aplicação do creme, faça todos os movimentos no sentido oposto ao da gravitação. Comece na parte inferior do pescoço, passe para cima pelo canto do rosto e pelo queixo.
  • Coloque ambas as mãos na ponta do queixo para poder «beliscar» os contornos faciais inferiores entre o polegar e o indicador. Comece sempre no centro do queixo, continue com ambas as mãos de maneira sincronizada e «belisque» ligeiramente a pele na direção das orelhas.
  • Em seguida, dobre os dedos e segure o queixo com os indicadores e os dedos médios. Massaje novamente o queixo com os dedos dobrados, do centro às orelhas. Faça movimentos lentos e contínuos.

2. Experimente exercícios para combater o queixo duplo

Vai exercitar o queixo? SIM! Como? Pratique ioga facial. «A zona debaixo do queixo tem muita gordura e músculos. Por isso é necessário remover a gordura e refirmar os músculos. É parecido com o resto do corpo. O ioga facial não ajuda a remover a gordura, mas refirma os músculos na zona de queixo», explica Ivana Pokorná. Este exercício é muito simples, por isso vai aprendê-lo rapidamente e os resultados são visíveis em pouco tempo.

Um dos exercícios mais eficazes de ioga facial é esticar a língua.

Seja criança de novo e divirta-se! Quando estica muito a língua, pode sentir como estica também os músculos na zona do queixo. Estique a língua para a frente e dobre apenas a ponta na direção do nariz. Repita 5 vezes, todas as manhãs.

3. Massagens para refirmar e alisar

Quanto maior for o queixo duplo, maior será o número de maneiras mais intensas para eliminá-lo. Não se esqueça das massagens mecânicas que refirmam a pele. 

«Se a máquina correta for utilizada com frequência e a longo prazo, pode reforçar profundamente os músculos nesta área», diz Ivana Pokorná e recomenda combinar os três níveis de cuidados caseiros do queixo duplo e utilizar os tratamentos mecânicos também como prevenção. «Depois dos 40 anos é tarde para a prevenção!» adiciona. 

Se deseja evitar o queixo duplo causado pelo envelhecimento, deve pensar na prevenção antes de fazer 40 anos.

Equipamentos massajadores e fortificantes de topo

4. Clínica de medicina estética

Que opções são propostas por uma clínica de medicina estética no caso do queixo duplo? Existem várias, mas necessita sempre de uma consulta com um especialista.

«Tem várias opções. As injeções lipolíticas ajudam a reduzir a gordura subcutânea. A desvantagem é que os resultados nem sempre são satisfatórios e a pele na área tratada pode ficar flácida. Por isso é necessário refirmar a pele e o tecido subcutâneo e exercitar os contornos faciais para o resultado perdurar. O exercício e a aplicação de cremes são indispensáveis», recomenda Ivana Pokorná. 

Se procura uma maneira de remover o queixo duplo de vez, pode ter a certeza de que existe. «Uma lipoaspiração local é mais invasiva e tem alguns riscos, por isso não é adequada para todas as pessoas. Durante o tratamento endolift, o médico insere na hipoderme uma microfibra ótica com um raio laser. O tratamento refirma e adensa a pele e a hipoderme e reduz o volume de gordura. A lipólise obriga as células de gordura a libertar o conteúdo, mas o endolift elimina-as por completo», termina Ivana Pokorná, a fundadora da clínica de medicina estética Formositas.

Tem queixo duplo, mas não deseja passar por todos os passos recomendados por nós? Pode eliminá-lo visualmente ao realçar os contornos faciais. A questão é: já tem uma paleta de contornos

Leia mais