Ir para o conteúdo principal

Como lavar o cabelo corretamente: 6 erros mais frequentes que costumamos cometer

25/05/2023

Jana Uhlir

Leitura de 5 minutos

Utilizou um champô seco durante alguns dias, o melhor amigo de qualquer mulher ocupada, mas está na hora de lavar o cabelo? Apresentamos-lhe ótimas sugestões de cabeleireiro, como cuidar do cabelo para ficar belo, flexível, arejado e saudável.

Às vezes, o processo de lavagem do cabelo pode ser complicado. Devo lavar o cabelo hoje ou posso esperar? Basta utilizar um champô seco ou tenho de tomar duche? Consultámos a cabeleireira Nela Matýsková e apresentamos-lhe alguns conselhos como lavar o cabelo corretamente para ficar suave e saudável durante muito tempo.

Como lavar o cabelo corretamente?

O cabelo não costuma estar sujo, por isso o champô deve ser utilizado para remover as impurezas do couro cabeludo. Como fazê-lo? «Primeiro, molhe o cabelo por completo. Para remover todas as impurezas, a água não deve estar demasiado quente nem fria. Aplique o champô nas palmas das mãos, faça espuma e aplique no cabelo de maneira uniforme. Adicione água para ativar o champô. As fibras capilares molhadas e lavadas abrem, por isso deve sempre voltar a fechá-las com um condicionador ou uma máscara. Não esfregue o couro cabeludo, massaje-o com as pontas dos dedos», aconselha a cabeleireira Nela Matýsková. 

Quais são os erros mais frequentes quando lava o cabelo?

  1. Utilizamos produtos incorretos.
  2. Lavamos o cabelo apenas uma vez.
  3. Não utilizamos um condicionador ou uma máscara.
  4. Não enxaguamos o cabelo por completo.
  5. Esfregamos ou lavamos o couro cabeludo sem cuidado.
  6. Não aplicamos o método CGM (Curly Girl Method) no cabelo encaracolado.

Quantas vezes lava o cabelo?

Basta uma vez? Nem pensar. É importante lavar o cabelo duas vezes. «A primeira lavagem remove as impurezas. Às vezes, não consigo fazer espuma. Na segunda lavagem, utilize uma quantidade reduzida do champô para ser mais fácil fazer espuma. Adicione água gradualmente, não o champô», relembra a cabeleireira. Durante a lavagem, não se esqueça de nenhuma área da cabeça. «A espuma tem de estar em todo o lado para que o cabelo não fique com um aspeto oleoso e sem volume», diz a cabeleireira. 

Convide-os para lavar o cabelo

Depois de lavar o couro cabeludo, basta remover a espuma na direção do crescimento do cabelo. Um pormenor importante, mas muitas vezes esquecido, é enxaguar o cabelo por completo para remover o produto. «Se não o fizer, pode ficar com caspa e outros problemas», explica a cabeleireira. Em seguida, é a vez da regeneração

Com que frequência deve lavar o cabelo?

De acordo com a cabeleireira, a frequência de lavagem ideal é duas vezes por semana, mas depende do tipo do cabelo. «Lavar o cabelo duas vezes por semana é ideal, mas não é uma regra fixa. As pessoas com couro cabeludo seco podem lavar o cabelo uma vez por semana, outras pessoas lavam-no todos os dias», explica Nela Matýsková.

Em geral, podemos dizer que o cabelo fino deve ser lavado de dois em dois dias, o cabelo normal duas vezes por semana e o cabelo forte e áspero uma vez por semana. Considere também o seu estilo de vida, a frequência de exercício físico, a utilização de produtos de styling e, sobretudo, o tipo do couro cabeludo. 

Não se esqueça da regeneração

Há quem poupe o champô, há quem faça uma festa de espuma. O que significa a quantidade adequada de champô? Se está farta de ouvir «a quantidade adequada», saiba que basta uma quantidade correspondente ao tamanho de uma avelã. «Depende do tipo e da marca do champô», explica Nela Matýsková. 

Como escolher o champô?

Não há uma resposta universal. Escolha um produto adequado ao tipo e às necessidades do cabelo. Pode consultar uma cabeleireira. Experimente, por exemplo, os champôs sem sulfatos, há muitos no mercado. Para que servem os sulfatos nos champôs? «Ajudam a remover as impurezas e a oleosidade. Fazem uma espuma rica que promove a sensação de cabelo perfeitamente lavado. No entanto, a espuma não é a parte mais importante. Os champôs sem sulfatos também removem as impurezas de maneira muito eficaz», explica a cabeleireira. Os sulfatos podem irritar o couro cabeludo, causar desidratação ou enfraquecem os folículos capilares. 

O que não pode faltar numa lavagem de cabelo correta

Reverse hair washing: sim ou não?

Talvez já tenha experimentado a tendência reverse hair washing. Perguntámos à cabeleireira para que tipo de cabelo é adequado. «A lavagem de cabelo inversa revoluciona a maneira de lavar o cabelo. Primeiro aplicamos um condicionador no cabelo molhado e, em seguida, um champô. Recomendo utilizar esta técnica no cabelo fino e fraco para dar-lhe volume», explica Nela Matýsková. 

Ou seja, se escolher os produtos corretos, não necessita do método inverso. A escolha incorreta de produtos não permite efetuar a lavagem corretamente, abrir as fibras capilares com o champô e fechá-las com outros produtos de cuidados. O cabelo pode ficar com eletricidade estática ou encrespado.

Lavar o cabelo é fácil quando sabemos como fazê-lo. Basta escolher os produtos corretos e avançar.