Um cuidado nos bons e nos maus momentos
Sabe aquela sensação de quando está com uma determinada disposição e precisa de fazer coisas muito específicas para se sentir bem? A minha pele é igual. E estou a adaptar os cuidados para ela em conformidade. Como? É verdade que não é possível mudar de creme todos os dias. Algumas variações estão representadas nas máscaras faciais, mas não as colocamos todos os dias. Mas, e quanto ao sérum facial? Um sérum nunca é suficiente. E alterá-los consoante o estado de espírito do momento – o meu e o da minha pele – cria espaço para cuidar da minha beleza de dia para dia, conforme as minhas necessidades!
Os dias cansativos e cinzentos mudam para melhor com os séruns iluminadores. Os séruns antioxidantes ou hidratantes são ideais para os dias agitados em que se anda por toda a cidade. Quando quero desacelerar o processo de envelhecimento, uso séruns antirrugas... E esta variabilidade é algo de que tem de gostar, mesmo que não dê muita importância aos cuidados de pele. É só preciso de conhecer os factos básicos sobre a escolha e a utilização.
Cuidados gota a gota
O sérum facial tem uma concentração realmente elevada de ingredientes ativos e uma consistência leve que é facilmente absorvida. Embora seja normalmente mais caro, não tenha medo do investimento. O sérum é utilizado literalmente gota a gota – apenas três ou quatro gotas são suavemente aplicadas na pele com as pontas dos dedos.
Séruns faciais para principiantes
Como usar corretamente um sérum facial
O sérum deve ser sempre aplicado na pele previamente limpa e tonificada, que pode literalmente absorvê-lo até às camadas mais profundas (onde o creme nunca penetra). E sim, o creme facial vem depois do sérum. De manhã e à noite. De manhã, gosto de séruns com ácido hialurónico hidratantes, séruns iluminadores e antioxidantes com vitamina C, séruns refirmantes com colagénio ou péptidos... À noite, é altura de um anti-idade nutritivo com retinol (não gosta do sol, por isso, se o usar de manhã, aplique mais FPS), esfoliante com ácidos AHA ou regenerador.
Quando quer algo especial para a sua pele
Um sérum nunca é suficiente
Com que frequência utilizar o sérum? Diariamente. Mas é por isso que se muda. E aprenda também a aplicá-los em camadas. Porque quando uma é absorvida, a pele pode facilmente lidar com outro sérum graças à sua consistência leve. O que devo experimentar?
De manhã, a pele seca pode receber um sérum hidratante com ácido hialurónico e um sérum iluminador com vitamina C. A pele oleosa pode ser hidratada da mesma forma e, de seguida, pode ser utilizado um sérum com niacinamida para fechar os poros. A pele madura após a hidratação apreciará uma dose de colagénio ou um sérum refirmante com péptidos.
Pense em mais hidratação
A escolha do sérum facial também deve ser orientada por aquilo que utiliza como creme. As suas substâncias ativas podem ser repetidas, ou seja, multiplicadas. No entanto, é verdade que tudo em excesso é prejudicial e que os ingredientes ativos do sérum e do creme devem complementar-se mutuamente. Por isso, se gosta de um sérum com retinol à noite, o creme de noite não precisa de o conter.
Os séruns que adoramos na nossa redação
Que sérum para a pele comprar primeiro? Comece por um sérum hidratante. Para os outros, siga o seu tipo de pele e as suas necessidades. E consulte dermatologista.