Ir para o conteúdo principal

O solstício de verão também faz magia pela sua beleza! Experimente estes rituais de beleza

12/06/2024

Jana Krajco

Leitura de 4 minutos

O solstício de verão também faz magia pela sua beleza! Experimente estes rituais de beleza

A magia do solstício de verão 

Saltar sobre o fogo, dançar descalça com grinaldas de flores no cabelo, meditação, saudações ao sol no ioga - o solstício de verão, que este ano se celebra a 20 de junho, é celebrado de diferentes formas em todo o mundo. Mas o objetivo é o mesmo: homenagear a Mãe Natureza e os dois elementos: água e fogo. Não lhe apetece saltar sobre as chamas? Não há problema. Temos rituais de beleza para si para celebrar o dia mais longo do ano!

Tudo o que é desnecessário desaparece

O solstício é uma altura em que é altura de dizer adeus a tudo o que já não nos serve. E isso pode ser aplicado a todo o corpo. O que garante a nossa limpeza mental e física é a água. Por isso, pode começar com um longo banho. Recomenda-se que se procure uma fonte de água natural, mas a verdade é que na banheira será um pouco mais agradável do que num lago ou num riacho. De facto, pode melhorar significativamente todo o ritual. 

Para o seu ritual de limpeza

Acenda velas para se ligar ao elemento fogo. A cada pavio que acender, estabeleça um objetivo para o futuro. Aproxime suavemente as suas mãos de cada um dos lados da vela por um momento e sinta o seu calor. Deite sais de banho de ervas ou flores frescas ou secas na banheira e relaxe. Por fim, elimine as células mortas da superfície da pele ao esfoliar bem o corpo inteiro

Ao cuidado da natureza

Após uma limpeza adequada, a sua pele necessita de ser nutrida. Aproveite a ajuda de produtos com ingredientes naturais, que pertencem intrinsecamente a este dia. Podem ser ervas e plantas como a camomilacalêndula, alfazema ou margaridas, mas também o mel. O solstício é também um acontecimento importante para as abelhas, porque neste dia começam a preparar-se para o inverno. 

Cuidados revitalizantes

Um creme facial de boa qualidade é imprescindível, mas por hoje, acrescente uma máscara ou um sérum. Potencie o seu efeito com um rolo de massagem em cristal, outro símbolo de energia. Para além de facilitar a absorção de ingredientes importantes para o cuidado da pele, também promove a circulação sanguínea, alivia a tensão e relaxa os músculos faciais para uma maior elasticidade. 

Não se esqueça do resto do corpo e recompense a pele com um creme corporal revitalizante e as mãospés com uma máscara nutritiva. Deixe o produto fazer o seu trabalho enquanto desfruta de um momento de silêncio e relaxamento. 

Sintonizar-se com o sol

É altura de sair à rua - de preferência na natureza, sozinha ou na companhia de bons amigos. O objetivo é aproveitar ao máximo os raios de sol e o seu poder. Claro que deve usar protetor solar no rosto e noutras partes expostas do corpo para não magoar desnecessariamente a pele. 

Também pode prestar homenagem ao sol e ao seu poder escolhendo maquilhagem com as suas cores. Amarelo, laranja, dourado, todos estes são tons que pertencem à atualidade. Experimente um batom dourado ou uma sombra de olhos amarela.

Maquilhagem inspirada no sol

Meditação no final

O solstício é também uma boa altura para refletir e começar de novo. Estar presente no momento. Pelo menos por um momento, pare e pense em como pode crescer internamente ou revitalizar a brincadeira e a criatividade que perdemos com o passar dos anos. Agradecer por cada pequena alegria da sua vida. A energia do sol e a ligação com a natureza vão ajudá-la a fazer isso mesmo.

Agora, é só meditar. Deixe os seus pés descalços sentirem a agradável frescura da terra e a suavidade da relva, ouça o canto dos pássaros e, talvez, pratique ioga. Dê um passeio ou sente-se durante algum tempo e sinta o presente. E a nossa dica? Aplique um óleo essencial com o seu aroma preferido nos pontos de pulsação para melhorar a atmosfera.

Também já se interrogou porque é que o solstício não pode ser todos os dias? Por isso, sinta-se à vontade para o fazer sempre que precisar!