Tipos de pele: qual é o seu e que cuidados exige?

 cuidados de pele

Todos os tipos de pele têm caraterísticas. A pele seca pode facilmente descamar e ficar áspera. A pele oleosa, por sua vez, sofre de brilho excessivo. Quem identifica corretamente o tipo de pele e começa a usar produtos adequados, pode mimar-se para ficar com a pele saudável e bonita.

Embora o tipo de pele seja determinado pela genética, o seu estado pode mudar devido a alterações hormonais, estado de saúde, estilo de vida ou disposição psicológica atual de forma que, por exemplo, a pele normal pode temporariamente revelar as caraterísticas da pele problemática.

Distinguimos basicamente quatro tipos de pele: normal, seca, oleosa e mista. Além desses, os dermatologistas definem também a pele problemática, sensível e madura, sendo as três associadas ao estado atual da pele.

Pele normal

Como diagnosticar pele normal: carateriza-se por ser suave, elástica, hidratada, nutrida e iluminada. Para proteger a sua beleza, é necessário cuidar dela de modo correto e eficaz.

Como cuidar da pele normal

De manhã, dê-lhe hidratação (nós recomendamos Revolution Skincare Hydration Boost com consistência de gel e ácido hialurónico) e à noite, aplique um cuidado facial rico em vitaminas. Para limpar a pele normal, use um leite desmaquilhante e um gel de limpeza (por exemplo, o Garnier Bio Lemongrass que refresca a pele devido à erva-príncipe e água de centáurea orgânica na composição). Aplique também um sérum hialurónico ou com colagénio e, uma vez por semana, uma máscara de limpeza e desintoxicação.

pele normal

Pele seca

Como diagnosticar pele seca: a pele seca costuma sofrer de vermelhidão, descamação, aspeto acinzentado da pele e formação precoce de rugas. Uma vez que a barreira cutânea deixa de funcionar como deveria, a pele fica mais sensível e desprotegida contra agressões externas, como stresse, poluição do ar, etc.

Como cuidar da pele seca

Opte sempre por cremes que contenham manteiga de karité, glicerina ou ácido hialurónico cujas propriedades hidratam e nutrem a pele. O creme facial Bioderma Atoderm Nutritive proporciona cuidados maravilhosos à pele seca ou propensa ao eczema atópico. Aposte também nos cosméticos com prebióticos e probióticos.

Nunca use água micelar ou facial com álcool para remover a maquilhagem, pelo contrário, opte por um óleo desmaquilhante ou hidrofílico. Aplique regularmente máscaras faciais nutritivas, calmantes e anti-stresse, por exemplo, Vichy Mineral Masks com aloé vera e evite usar produtos esfoliantes.

 pele seca

Pele oleosa

Como diagnosticar pele oleosa: tem excesso de gordura, devido ao qual tem sempre um aspeto «suado», imperfeições, poros dilatados e acne. Quais os cuidados?

Como cuidar da pele oleosa

Uma limpeza profunda é um passo essencial nos cuidados da pele oleosa. Recomendamos usar uma água micelar, pois proporciona o efeito de secar, ou um gel matificante e de limpeza profunda, por exemplo, o gel sem perfume Eucerin DermoPure.

No que respeita aos cremes para o rosto, aplique sempre um creme não comedogénico. Para limpar a pele em profundidade, fechar poros e matificar a pele, aplique regularmente uma máscara facial com pepino, árvore do chá ou carvão preto. Já experimentou toalhitas matificantes para pele oleosa Shiseido Generic Skincare Oil Control Blotting Paper? Removem o excesso de oleosidade da pele de modo imediato e duradouro!

pele oleosa

Pele mista

Como diagnosticar pele mista: este tipo de pele apresenta a oleosidade mais intensa na zona T, enquanto em outras zonas do rosto, a pele costuma ser seca e sensível. Não se preocupe, os produtos adequados também conseguem cuidar bem deste tipo de pele.

Os melhores cuidados para pele mista

Para remover a maquilhagem, opte por produtos à base de água. Os óleos não fazem bem à zona T, enquanto os produtos com álcool secam as maçãs do rosto. Use uma loção desmaquilhante, um tónico de qualidade e um gel, por exemplo, Nuxe Aquabella que proporciona também efeitos microesfoliantes.

Após a limpeza, hidrate a pele. Aconselhamos o creme para pele mista Biotherm Aquatherm com uma consistência suave de gel e plâncton termal puro na composição.

pele mista

Pele sensível

Como diagnosticar pele sensível: normalmente, a barreira cutânea da pele sensível está comprometida, o que leva a uma perda rápida da proteção natural. Em seguida, a pele fica irritada, seca, avermelhada ou provoca a vontade de coçar-se depois de usar alguns produtos cosméticos.

Como cuidar da pele sensível

Use apenas produtos suaves e não irritantes. Para limpar a pele e remover a maquilhagem, opte por um gel ou água micelar suave e depois aplique um tónico de qualidade. Descubra, por exemplo, os produtos da gama cor-de-rosa  Bioderma Sensibio. Além disso, evite esfoliantes tradicionais que possam irritar ainda mais a pele, mas experimente o esfoliante extra suave para pele sensível Nuxe Cleansers and Make-up Removers. Não se esqueça de hidratar a pele todos os dias. Nós recomendamos o creme com água termal Biotherm Aquasource Everplump.

pele sensível

Pele madura

À medida que os anos passam, os tipos de pele referidos acima sofrem alterações e tornam-se pele madura. Que cuidados básicos são exigidos por este tipo de pele? Uma vez que a pele madura perde flexibilidade e elasticidade, aplique produtos com colagénio e elastina que hidratam a pele na perfeição, conferindo-lhe nutrição e proporcionando efeitos antienvelhecimento.

Para remover a maquilhagem, use produtos adequados ao seu tipo de pele. Em seguida, recomendamos aplicar o creme rejuvenescedor Lancôme Rénergie Multi-Glow com extratos de sementes de linho (renovam a estrutura da pele), extratos de schisandra (iluminam) e com pigmentos coloridos (uniformizam o tom de pele). Um passo indispensável para os cuidados da pele madura é usar um sérum antienvelhecimento, por exemplo, Institut Esthederm Lift & Repair que proporciona uma proteção e renovação perfeita das células cutâneas.

pele madura

Uma vez por semana, use um esfoliante e uma máscara antienvelhecimento.

 

Autora: Maria L.