Tem poros dilatados? As 10 dicas mais eficazes

poros

Nunca vai livrar-se dos poros, porque fazem parte da pele. Mas isso não significa que não consegue limpá-los e torná-los quase invisíveis! Vamos dar-lhe dez dicas úteis como fechar os poros e ter uma pele lisa, macia e matificada.

A nossa pele respira e elimina o sebo e as substâncias nocivas através dos poros. Quando as hormonas estão equilibradas, o sebo passa pelos poros sem problemas e espalha-se pelo rosto praticamente sem deixar rasto ou causar danos. No entanto, quando as glândulas cutâneas produzem demasiado sebo, há complicações. O excesso de sebo mistura-se com as células cutâneas mortas e impurezas externas e os poros ficam obstruídos e dilatados. A cor preta deve-se à oxidação em contacto com o ar.

Quem é quem

Os pontos negros (comedões) aparecem mais frequentemente na pele mista a oleosa e a luta contra eles costuma ser desesperadamente infinita. Nos E.U.A. até existe um termo para o stresse excessivo causado por poros dilatados. Chama-se porexia. Nós em Portugal não nos preocupamos tanto, mas também há pessoas que lavam o rosto obsessivamente para tentarem livrar-se dos pontos negros.

Por que é impossível?

Pode parece que lavar o rosto normalmente pode ajudar, mas a água não faz nada. Acaba por desidratar a pele e indicar ao cérebro que precisa de produzir mais sebo e o círculo vicioso perpetua-se. No entanto, há várias dicas comprovadas sobre como limpar os poros no rosto e desfrutar de pele bela.

poros

10 dicas para fechar os poros

1. A limpeza é a solução

Mesmo que não use maquilhagem, nunca se esqueça de limpar a pele de manhã e à noite. Até a pele desmaquilhada desintoxica-se durante a noite, por isso necessita também de cuidados de manhã. Para continuar fresca durante o dia inteiro mime-a por vezes com um refresco de camomila e niacinamida (uma forma de vitamina B3) do spray de limpeza de pele Revolution Skincare Niacinamide. Estas substâncias ajudam a regular o sebo na pele e ajudam a fechar os poros.

2. Ajudantes eficazes

Muitas vezes basta um pedaço quase invisível de pele velha para que o poro fique obstruído. Por isso, se tiver pele mista ou oleosa, deve esfoliá-la regularmente. Não tem de utilizar apenas produtos abrasivos, pode aproveitar também escovas suaves mecânicas ou elétricas para o rosto que ajudam a limpar os poros dilatados em profundidade e a estimular a circulação sanguínea na pele. E, além disso, também pode usá-las para aplicar os cosméticos para poros dilatados.

3. Cuidado com as mãos

Mesmo quando tem cuidados de higiene, as nossas mãos estão cheias de bactérias. Se estiver sempre a tocar no rosto, isso aumenta a probabilidade de obstruir os poros.

4. O zinco ajuda

O ingrediente cosmético sob a forma de óxido de zinco, um micro-pigmento de origem mineral, tem propriedades antisséticas e fecha os poros. Ativa também os mecanismos protetores e o processo de recuperação da pele. Que tal experimentar o creme hidratante contra brilho no rosto e poros dilatados Bioderma Sébium Mat Control ?

5.Solução temporária

Se deseja controlar rapidamente os poros dilatados no nariz ou nas bochechas, um adesivo de limpeza vai ajudá-la. Por exemplo, o Holika Holika Pig Nose Clear Blackhead. Cola-se e, depois de seco, retira-se facilmente. Os resultados serão ainda melhores se aquecer primeiro o rosto com uma toalha húmida quente. Assim, abre os poros e as impurezas colam-se melhor no penso.

6. Mascare-se

As máscaras faciais eliminam o excesso de oleosidade e células cutâneas mortas da superfície da pele. Para tal, as mais adequadas são as máscaras de gel peel off para poros dilatados, como a Revolution Skincare Pore Refining Peel, as máscaras pretas asiáticas para poros com carvão ativo e produtos que contêm argilas curativas.

poros

7. Cuidado a ter ao escolher as texturas

Com o passar do tempo, a pele propensa a poros dilatados fica com uma superfície muito mais grossa de que a pele normal. Porém, os cremes densos nutritivos e oleosos agravam ainda mais o problema. Talvez a surpreenda que as mais eficazes são emulsões leves, séruns alisadores para poros dilatados, como o Lancôme Visionnaire e texturas de gel frescas, como o cuidado corretor Vichy Normaderm Phytosolution. A composição não oleosa à base de água não obstrui os poros e diminui a visibilidade destes.

8. Lave a roupa mais vezes

O seu rosto está em contacto com a almofada todas as noites. Por isso, preste atenção às fronhas e troque-as mais vezes. Penso que nem é necessário mencionar a importância de uma toalha especial para o rosto na casa de banho.

9. Escorregue no gelo

Os poros dilatados nas bochechas e no nariz podem ter uma solução «natural», por exemplo, quando passa com um cubo de gelo nas áreas problemáticas. A pele fica mais elástica de imediato, o excesso de sebo desaparece e os poros fecham-se.

10.Por último!

Preste atenção ao seu estilo de vida e à alimentação. Uma alimentação pouco saudável, falta de vitaminas e excesso de álcool, tabagismo ou stresse deixam no seu rosto marcas muito mais profundas de que os anos realmente vividos.