Quiz de verão: sabe qual é o seu fototipo?

quiz de verão

Antes de se expor ao sol, necessita de um bom protetor solar. E antes de escolhê-lo, tem de saber qual é o seu fototipo – ou seja, como a sua pele reage ao componente UV da radiação solar, uma vez que o grau da sensibilidade da pele determina a escolha do protetor ideal para si.

exposição ao sol

A escala de fototipos foi definida em 1975 pelo dermatologista Thomas B. Fitzpatrick, também conhecida como "escala de Fitzpatrick". Baseia-se nas observações de que a cor do cabelo, dos olhos e da pele (ou seja, a quantidade de melanina presente), que é geneticamente determinada, define o resultado do bronzeamento (a sua intensidade, mas também os riscos para a saúde). O dermatologista de Harvard também incluiu na sua escala a escala cromática de von Luschan, uma classificação anterior, que definiu o tipo de pele, com base na comparação da cor da pele antes da exposição ao sol com 36 ladrilhos de vidro fosco em tons crescentes. Hoje em dia, basta responder a cinco perguntas simples e poderá saber de imediato qual é o seu fototipo:

1.Qual é a cor natural do seu cabelo?

A. cabelo muito claro ou ruivo
B. cabelo loiro ou castanho-claro
C. cabelo loiro-escuro até castanho
D cabelo castanho-escuro até preto

2. Qual é a cor dos seus olhos?

A. olhos azul-claros
B. olhos azul-escuros, verdes ou cinzentos
C. olhos castanhos, castanhos esverdeados
D. olhos castanhos até pretos acastanhados

3. Antes da exposição solar, a cor natural da sua pele é: 

A. muito clara
B. clara, ligeiramente rosada 
C.meio clara, bege
D. castanho-clara, com toque de azeitona

4. Tem sardas

A. sim, muitas e quase pelo corpo inteiro
B. Várias
C. é possível encontrar algumas
D. nenhumas

5. Qual é a reação da sua pele ao sol:

A. fica imediatamente queimada, nunca bronzeia
B. fica muitas vezes queimada, mas raramente fica com um bronze ligeiro (ou apenas em certas áreas do corpo)
C. a exposição ao sol normalmente não lhe causa problemas, adquire um bronzeado bonito, fica ligeiramente queimada
D. adquire o bronzeado de que todos sempre têm inveja

A predominância das respostas A = fototipo I

O sol é seu inimigo. Por isso, o protetor solar tem de ser o seu melhor amigo. Deve sempre escolher produtos com os fatores mais altos e se não usar, deve expor-se ao sol no máximo durante 10 minutos. Aplique sempre um protetor SPF 50 ou 50+, embora deva apenas passar pouco tempo à beira de uma lagoa ou de um jardim. Na praia, onde o sol é muito mais intenso, fique à sombra.

Para este fototipo a Notino recomendamos : Bioderma Photoderm Max spray protetor SPF 50+La Roche-Posay AntheliosVichy Idéal Soleil Capital leite protetor para rosto e corpo SPF 50+.

A predominância das respostas B = fototipo II

Também deve ter cuidado com a exposição solar. Sem um protetor, a sua pele consegue suportar 20 minutos no máximo. Na praia, mantenha-se à sombra e use um protetor com o SPF 50 ou 50+. Em casa, parques, no caminho para o trabalho e quando o sol literalmente não arde, use, no mínimo, um protetor SPF 30. E não terá um bronzeado uniforme.

Para este fototipo a Notino recomenda: Piz Buin Tan & Protect óleo protetor para acelerar o bronzeado SPF 30LA ROCHE-POSAY Antheliosspray refrescante para o rosto para proteção de raios UVA/UVB SPF 50,  Bioderma Photoderm BronzVICHY Dermablend base corretora SPF 35.

fototipo I e II

 

A predominância das respostas C = fototipo III

A sua pele gosta de se bronzear. Suporta o sol comum da Europa Central, sem a aplicação de um protetor solar, durante cerca de 30 minutos. Quando apanha sol, o bronzeado fica castanho. A sua pele fica queimada algumas vezes, mas principalmente em clima extremo. Basta-lhe o SPF 30. Provavelmente, também na praia.

Para este fototipo a Notino recomenda:  Bioderma Photoderm em spray SPF 30, Estée Lauder Double Wear Nude Water Fresh base fluida SPF 30DERMACOL Cover base de alta cobertura SPF 30.

A predominância das respostas D = fototipo IV

Logo que se expõe ao sol, bronzeia-se. Não passa pela fase de pele queimada. Pelo contrário, ouve muitas vezes exclamações de admiração como "Estiveste outra vez na praia!". Sem protetor solar aguenta até 45 minutos ao sol, no entanto, para proteger a sua saúde, é recomendável aplicar protetor solar. Pode ser um fator baixo, SPF 15-20 são suficientes.

Para este fototipo a Notino recomenda: Lancaster Sun Beauty leite bronzeador não gorduroso em spray SPF 15LANCÔME Teint Miracle base iluminadora SPF 15.

fotogotipo III e VI

P.S.: Na Europa encontrará principalmente os fototipos I - IV, mas existem também o fototipo V para as peles muito escuras, por exemplo, dos asiáticos ou árabes, e o fototipo VI, para as pessoas com a pele mais resistente, a pele negra. Nem um nem outro têm dificuldade em ficar bronzeados e, por isso, necessitam de fatores de proteção solar baixos. Dos produtos com esses SPF, podemos recomendar por exemplo: Collistar Sun Protection spray bronzeador SPF 10Nuxe Sun óleo solar para rosto e corpo SPF 10