De volta aos anos oitenta: Dicas sobre maquilhagem que funcionam até nos dias de hoje

A moda e dicas de beleza retrô nunca deixam de estar na moda. No entanto, às vezes é difícil de diferenciar o que ainda está na moda e o que é considerado de mau gosto. Quando vista em retrospetiva, a moda dos anos 80 é um bom exemplo de exagero, em todos os sentidos da palavra. A maquilhagem e o estilo moderno são muito mais naturais. Por quê, então, não refrescar a moda atual com algum estilo dos anos oitenta?

Não se preocupe, é preciso apenas um pouco de coragem e jeito. Experimente algumas das nossas dicas e certamente conseguirá criar uma maquilhagem invejada por todos. Trazemos-lhe umas das tendências mais escaldantes em cosméticos e penteados dos anos 80.

 

Sombras de olhos coloridas e expressivas

As sombras de olhos dos anos 80 é comum ter muita cor e formas expressivas, seja em cores do arco-íris ou cores reflexivas. Combine apenas três cores e crie uma aparência dos anos 80 mais viva. Utilize a primeira cor na parte inferior da pálpebra, até à dobra. Aplique a segunda cor em uma camada oblíqua até um pouco acima da dobra da pálpebra. Por fim, aplique a terceira cor ao longo das sobrancelhas.

Uma dica extra: Para um efeito ainda mais forte, pode prolongar as sombras até ao nariz, nos dois lados. Veja a figura.

Este resultado pode ser alcançado com o conjunto de sombras de olhos Very YSL da marca Yves Saint Laurent que inclui seis cores brilhantes, com a coleção de sombras de olhos Hypnose da marca Lancome ou com o conjunto NYX Professional Makeup com 6 cores.

Linhas e sombras ao redor dos olhos

As linhas de olhos sempre fizeram parte de qualquer maquilhagem. No entanto, nos anos 80, a tendência ditou que fossem complementadas com sombras contrastantes abaixo dos olhos. Com um delineador ou lápis líquido pode alcançar este resultado ao pintar o interior da pálpebra superior e inferior. Em seguida, use as sombras num tom a condizer.

Para completar o efeito final, vai precisar adicionar mais uma sombra esfumada sob os olhos. Esta deverá condizer com a cor básica da sombra dos olhos que usou na pálpebra superior. A linha do olho deve criar um contraste para que o resultado seja mais expressivo possível. Aplique mais cor na parte inferior da pálpebra de forma que as margens fique esfumada.

Expression da marca Maybelline ou Quickliner da marca Clinique oferecem uma ótima escolha em lápis de olhos.

Sobrancelhas abundantes

As sobrancelhas densas e abundantes representam uma das aparências mais icónicas dos anos 80, que manteve o seu encanto até os dias de hoje. Use uma máscara seca e penteie as sobrancelhas com a forma desejada. Em seguida, use uma escova oblíqua para aplicar as sombras correspondentes com a cor das sobrancelhas. Destaque a sua forma e preencha todas as lacunas. Prolongue a forma das sobrancelhas um pouco nos cantos.

Experimente este conjunto de lápis 2 em 1 e gel para as sobrancelhas da coleção Brow Fantasy da marca Revlon. Também recomendamos a sombra para as sobrancelhas da marca Catrice Prime and Fine.

Blush extravagante

Uma das tendências mais controversas na maquilhagem dos anos 80 era o uso de blush muito expressivo. Hoje em dia, poderíamos falar sobre os estilos „highlighting“ e „strobing“ que destacam as bochechas com tons brilhantes. Experimente a combinação de blush cor-de-rosa, pêssego e amarelo aplicados em camadas. O tom mais escuro deve servir de base para as linhas.

O melhor produto para criar esta aparência é, sem dúvida, a Cheek Palette da marca Nars. É um conjunto de tons rosa, pêssego, coral e amarelo. Uma opção um pouco mais moderna seria o blush em pó "Le Prisme" da marca Givenchy com a mistura de 4 tons cor-de-rosa.

Penteados dos anos 80

Os penteados dos anos 80 desafiavam tudo o que até então era considerado tradicional e normal. O mundo era dominado por permanentes, ondas e cortes que hoje já não impressionam ninguém.

No entanto, algumas mulheres promoviam penteados hipermodernos que permanecem populares até hoje. Num deles, o cabelo é raspado dos lados da cabeça e muito volume em cima. Pode escolher um corte muito elegante oblíquo ou aumentar o volume do cabelo para uma aparência mais requintada.

 

O produto-chave para alcançar um volume de cabelo incrível é o Big Sexy Hair Blow Dry Volumizing Gel da marca Sexy Hair. O seu penteado manterá a forma graças ao spray de cabelo, tal como o Silhouette Super Hold da marca Schwarzkopf Professional.

Sardas falsas

Desde os tempos de Marilyn Monroe, as mulheres no mundo inteiro adoram este "acessório" pouco comum. Sinta-se rebelde ou nostálgica e pinte um pequeno sinal de nascença ao lado dos lábios.

Experimente o delineador Automatic da marca Brische. É fácil de usar.

Verniz em cores néon

Os vernizes estão em constante evolução. O seu papel principal é refletir a sua disposição. Este verão, experimente um pouco de nostalgia com o verniz clássico néon dos anos 80. Ter uma manicura em néon é uma maneira espetacular de entrar na atmosfera do verão.

Experimente a coleção "Brights" da marca OPI com tons autênticos dos anos 80, tal como "That’s Hot! Pink", "Gargantuan Green Grape" e "No Room For The Blues".

 

Menu