Como escolher e usar corretamente o óleo facial?

oleos_faciais

Poderosos e universais, os óleos faciais são adequados para todos os tipos de pele. Ainda não tem nenhum em casa? Então, chegou a hora de descobrir os seus benefícios e escolher o mais adequado para o seu tipo de pele. A oferta é incrivelmente vasta.

O que conseguem os óleos faciais?

Os óleos faciais são os verdadeiros guarda-costas da pele. Contêm muitas vitaminas, sais minerais e outras substâncias ativas. Sinceramente, quem descobre, apaixona-se e não desiste. Eis as principais razões para incluir os óleos faciais na sua rotina de beleza:

  1. Removem a maquilhagem na perfeição.
  2. Mantêm a pele hidratada.
  3. Fornecem substâncias naturais à pele.
  4. Melhoram a regeneração da pele.
  5. Retardam o envelhecimento da pele.

Como escolher o óleo certo para a sua pele?

Para desfrutar de todos os benefícios do óleo facial é necessário escolher o produto que corresponda ao seu tipo de pele. Em geral, os óleos classificam-se pelo nível comedogénico de 0 a 5. O número mais alto representa o maior risco de entupir os poros e causar acne. Por isso, se tem pele problemática, deve usar um óleo que não obstrui os poros, como os óleos de argão, cânhamo ou jojoba. Por não serem comedogénicos, são adequados para todos os tipos de pele. Pelo contrário, os óleos de linhaça ou coco, por exemplo, são comedogénicos.

Escolha o melhor óleo natural de acordo com o tipo de pele:

  • Pele oleosa: óleo de grainha, jojoba, rosa mosqueta, cânhamo...
  • Pele seca: óleo de damasco, argão, rosa, rícino...
  • Pele sensível: óleo de lavanda, argão, rosa...
  • Pele mista: óleo de grainha, jojoba, onagra...
  • Pele problemática: óleo de lavanda, rícino, argão...

No entanto, não é necessário usar apenas um óleo natural puro, mas pode misturar mais óleos e multiplicar os seus benefícios.

Como aplicar os óleos faciais?

Antes de começar a usar um óleo facial é essencial saber que os óleos faciais funcionam na pele de maneira diferente de que cremes comuns ou séruns. Dado que não contêm água, não podem hidratar a pele. Por isso, aplique o óleo na pele molhada ou combine-o com um cuidado hidratante. O óleo não hidrata, mas mantém a pele hidratada.

Basta aplicar poucas gotas. Aplique o óleo de modo uniforme na testa, maçãs do rosto e queixo e espalhe do centro do rosto para fora. Também pode fazer uma massagem com toques suaves.

DICA: se usar o óleo de manhã, aguarde pelo menos 10 minutos antes de maquilhar-se. Se não deixar o óleo absorver por completo, a base não adere na pele na perfeição e podem aparecer manchas indesejadas. Se usa o óleo à noite, aproveite o momento, relaxe e experimente a massagem de rosto gua sha!

Óleo para pele problemática

Tem pele problemática? Opte por um óleo não comedogénico, por exemplo, o óleo de argão Renovality Original Series que é também ótimo para quem tem pele seca! Se tem pele oleosa, experimente o óleo de jojoba ou o óleo de cânhamo.

Óleo antirrugas

A partir de certa idade, as rugas preocupam quase todas as mulheres. Quem começa a usar óleos faciais regularmente, pode reduzir rugas e linhas finas com eficácia. Gostaria de manter o aspeto jovem da pele que é também muito seca? Descubra o óleo facial Lancôme Absolue Precious Oil rico em óleo essencial de rosa que proporciona à pele tudo o que necessita para ficar deslumbrante.

O óleo Elemis Pro-Collagen Marine Oil com extratos de algas marinhas apaga também as rugas da pele com eficácia. Além disso, mantém a pele hidratada durante muito tempo. Por outro lado, tem tendência para entupir os poros e, por isso, não é recomendável para quem tem pele oleosa e acneica.

As rugas ainda não lhe preocupam, mas prefere apostar na prevenção? Experimente o óleo seco Biotherm Skin Best Liquid Glow que também pode ser usado como uma máscara facial. Aplique uma camada mais forte do óleo, deixe atuar 10 minutos e remova. A pele vai radiar de beleza.

Óleos para retirar manchas da pele

Gostaria de acordar com uma pele resplandecente? O óleo de noite Emma Hardie Brilliance aplica-se à noite e atua contra as manchas na pele durante o sono. Contém essência de lavanda que é adiciona a óleos adequados para pele acneica e permite ter um sono de qualidade.  

Óleo para refirmar a pele

Quem procura um óleo que ajuda a refirmar a pele, deve apostar no óleo Weleda Pomegranate. O extrato de sementes de romã na composição ajuda a regenerar a pele, mas o óleo contém também óleos de abacate, argão ou damasco e esta mistura excecional mantém a pele maravilhosamente firme!

DICA FINAL: procura um óleo universal, ideal tanto em casa como em viagem? O óleo seco para rosto, cabelo e corpo Nuxe Huile Prodigieuse oferece tudo o que procura num frasco e, além disso, perfuma com um aroma inigualável.

Já decidiu que óleo facial vai experimentar? Escolha da nossa vasta oferta!

 

Autor: RIcardo Machado